Próxima estação: Mundial de Clubes

Com dois gols marcados por Gabriel no fim da partida, Flamengo vira para cima do River e conquista seu 2° título da Libertadores

Joao Octavio Laux
Mezzala
4 min readNov 24, 2019

--

Flamengo é campeão da Libertadores 2019 (Foto:Gazeta do Povo)

O jogo começou eletrizante da maneira que todos esperavam. Flamengo com mais posse de bola, atacava com cautela e tentava levar perigo ao gol dos argentinos, mas sem muito sucesso. O River se defendia de maneira espetacular. A cada bola perdida, ao menos dois jogadores dos “hermanos” tentavam recuperar. Os times pareciam nervosos e demonstrando muito respeito com o outro, visto que, qualquer escolha errada poderia resultar em um gol adversário.

O time de Marcelo Gallardo saia em contra-ataques rápidos, com o intuito de pegar a defesa rubro-negra desmontada. E assim, de contra-ataque em contra-ataque, o clube de Belgrano foi ganhando seu espaço no meio de campo e começando a impor seu estilo de jogo, com rápida troca de passes, movimentações sem bola, inversões de jogo e fortes chegadas pelo meio. Assim, minando o campo do Flamengo e sufocando o time carioca na saída de bola, o River abriu o placar. Após o passe de Ignacio Fernández para dentro da área e a falha de comunicação entre Arão e Gerson, a bola sobrou nos pés do atancante Borré para fazer o primeiro gol do jogo.

Borré comemorando o primeiro gol do jogo (Foto: UOL)

Os minutos iam se passando e o time argentino parecia mais confortável no jogo. Já o Flamengo, sentiu o gol e não foi o mesmo após o time de Gallardo balançar as redes. Os brasileiros tentavam criar jogadas, mas não levavam perigo algum. A dupla de zaga do River, composta por Pinola e Martínez, parecia muito tranquila no jogo. Cortavam a maioria dos cruzamentos, desarmavam os jogadores do Flamengo e não erravam.

No segundo tempo, a partida parecia que estava decidida. O River era infinitamente superior e, mesmo com o placar favorável, continuava indo para cima. O Flamengo criava algumas chances e tentava voltar para o jogo. O clube carioca não estava morto na partida, afinal, estamos falando de um gigante brasileiro em uma decisão de Libertadores, onde tudo pode acontecer.

Forte marcação dos jogadores do River Plate (Foto: globoesporte.com)

Foi nesse período do jogo que as substituições começaram a serem feitas, dando destaque para a entrada de Diego no time de Jesus, que substituiu Gerson no meio do segundo tempo. Pelo lado do River, Gallardo errou ao sacar o meia Ignacio Fernández, que vinha fazendo uma excelente partida, e quandou mandou Lucas Pratto para jogo.

O jogo se encaminhava para o fim e tudo parecia favorável para Muñeco conquistar seu terceiro título de Libertadores em cinco anos. Entretanto, após uma bela enfiada de bola de Bruno Henrique para Arrascaeta, o uruguaio achou Gabigol, que apenas empurrou para a rede, empatando a partida aos 43 minutos do segundo tempo. E aos 46 minutos, Gabigol apareceu novamente para decidir a partida e dar o título ao Flamengo. O jogador ainda foi expulso no fim da partida, assim como Palacios, mas isso não seria capaz de estragar a festa.

Vivendo uma excelente fase com a camisa rubro-negra, Gabigol chegou a 40 gols em 54 jogos pelo Flamengo ao virar o jogo em apenas 3 minutos.

Com poucas aparições durante o jogo, Gabigol aparece no fim e decide a partida (Foto: Henry Romero/Reuters)

Com o título da Libertadores, o Flamengo disputará o Mundial de Clubes e terá a chance de conquistar o mundo de novo. O torneio organizado pela FIFA, ocorre entre os dias 11 e 21 de Dezembro em Doha, no Catar. O time carioca joga no dia 17, contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, ou Esperánce, da Tunísia.

--

--