Próxima parada: Santiago

Após 35 anos, Flamengo e Grêmio voltam a medir forças pela vaga na decisão da Copa Libertadores da América. A última vez que os clubes se enfrentaram pelo Torneio Intercontinental foi em 1984

Rodrigo Alves
Mezzala
4 min readOct 23, 2019

--

Flamengo e Grêmio decidem vaga na Grande Final. (Reprodução: Rádio Tupi.)

Para gremistas e flamenguistas, a semifinal da Taça Libertadores que acontece logo mais, as 21:30, no estádio Maracanã, não significa apenas o direito de se classificar para a final da competição. O duelo parece trazer consigo um simbolismo maior entre duas equipes que se reivindicam donas do melhor futebol apresentado do Brasil atualmente. Antes de ganhar a chance de disputar a taça continental, o vencedor tentará confirmar a grandeza de seu jogo. Um reconhecimento pelo qual tricolores e rubro-negros já brigaram no passado.

Afinal, com estilos diferentes de jogo, Flamengo e Grêmio podem ser considerados os melhores times do país na primeira metade da década de 80. Ambos os clubes conquistaram a Copa Libertadores e o campeonato brasileiro no período. E como era de se esperar, mediram forças em confrontos marcantes na história entre dois times.

Um dos confrontos marcantes entre os dois times da década. (Foto: Ignacio Pereira)

A disputa da fase de semifinal da Libertadores de 84, que foi protagonizada por gaúchos e cariocas, era realizada de maneira diferente do atual formato da competição. Era realizado um triangular com confrontos de ida e volta entre as três equipes e o primeiro colocado garantindo vaga na decisão. Então, Flamengo e Universidad de Los Andes da Venezuela se juntaram ao Grêmio no grupo B. O clube gaúcho por ter sido campeão da edição anterior, teve o direito de entrar direto na fase semifinal. Já o Flamengo, que garantiu a sua participação na competição após o título do campeonato brasileiro de 83, percorreu um caminho mais longo e complicado. O rubro-negro teve que encarar adversários como Santos, Junior Barranquilla e América de Cali, ambos colombianos, pela fase de grupos, para chegar na fase semifinal do torneio. Já o grupo A tinha como componentes, Independiente (ARG), Nacional (URU) e Universidad Católica (CHI), tendo o time argentino avançado para a grande finalíssima.

Triangular semifinal da Libertadores de 84. (Reprodução: Wikipedia)

Em 26 de junho de 1984, pelo jogo de ida das semifinais do torneio, o tricolor gaúcho aplicou uma goleada de 5 a 1 no rubro-negro carioca, em Porto Alegre. Oswaldo (duas vezes), Caio, Renato Gaúcho (atual treinador da equipe gremista) e Tarcísio marcaram para os gaúchos com Tita descontando para os cariocas. No jogo de volta, no dia 6 de julho, o time carioca conquistou a vitória por 3 a 1 sobre o Imortal tricolor no Rio. Bebeto (duas vezes) e Andrade fizeram para os mandantes, enquanto Guilherme marcou para os visitantes. Empatados em pontos, após ambos os clubes brasileiros terem vencido o clube venezuelano em todos os confrontos, as equipes tiveram que jogar uma terceira partida entre si como forma de desempate. O embate final foi realizado no dia 19 de julho em São Paulo, e acabou com o placar de 0 a 0 dando vantagem ao time gremista, por conta do melhor saldo de gols. Nas finais do torneio o clube gaúcho acabou sendo derrotado pelo “Rey de Copas”, nome pelo qual o Independiente é conhecido na Argentina, após perder por 1 a 0 no jogo de ida em Porto Alegre e empatar por 0 a 0 em Avellaneda, na Argentina.

Jornal notícia goleada do Grêmio no jogo de ida e a recuperação do rubro-negro no jogo de volta. (Reprodução: Zero Hora e O Globo.)

Na noite desta quarta-feira, Flamengo e Grêmio realizarão o duelo de volta das semis as 21:30, num Maracanã completamente lotado de flamenguistas que prometem fazer uma linda festa em demonstração de apoio e carinho ao time do coração, que já acumula um jejum de 6 anos sem título de expressão. O vencedor irá enfrentar o River Plate que na noite de ontem despachou seu arquirrival Boca Juniors, após vencer o primeiro jogo por 2 a 0 e perder o segundo por 1 a 0 em plena La Bombonera lotada.

A final da competição será realizada no dia 23 de novembro em Santiago no Chile. Será a primeira final da história da competição que será realizada em jogo único.

Pôster oficial da Grande Final em Santiago. (Reprodução: Conmebol.)

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--