Quais as expectativas do Big Six para a Premier League 2021/22?

Callegarijoaog
Mezzala
Published in
6 min readAug 14, 2021

A melhor liga do mundo começou e o Mezzala vem aqui para trazer as novidades dos seis grandes times da Inglaterra, além de apostar no Underdog da temporada. Vem com a gente!

Divulgação/Premier League

Falar de Premier League é falar, principalmente, sobre o BigSix. Manchester United, Chelsea, Manchester City, Liverpool e Tottenham fizeram movimentações interessantes no mercado e estão com novas esperanças para esta nova temporada. Além deles, tivemos times emergentes na última época: o Leeds, de Bielsa, o Leicester, de Brendan Rodgers e o West Ham de David Moyes. Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, a sensação de 2019/20 Sheffield United foi rebaixado na última colocação e voltará a disputar a Championship. West Bromwich e Fulham se juntaram aos Blades e também caíram. A temporada 2021/22 promete ser muito disputada, nada do que já não estamos acostumados.

Vamos começar falando sobre o Arsenal. O time comandado por Mikel Arteta está dividindo opiniões, afinal, foi o único do Big Six que não citamos nas grandes movimentações de mercado. Quando chegou ao cargo, Arteta disse que precisaria de 3 ou 4 janelas de transferências para formar o time que gostaria. O ex-jogador trouxe jovens como Lokonga (ex-Anderlecht) e Nuno Tavares (ex-Benfica), mostrando quee os Gunners parecem se preocupar muito mais com as temporadas futuras do que com a que está por vir. Ao mesmo tempo, se os resultados não chegarem, dificilmente a comissão técnica permanecerá até o final da temporada. Este, portanto, é o ano de afirmação de Arteta. Os torcedores do Arsenal clamam por protagonismo em grandes competições e, pela primeira vez em 25 anos, o time está fora de uma competição europeia. Na atual temporada, apenas com competições internas, haverá tempo para trabalhar e utilizar jovens atletas como os atacantes Florian Balogun e Eddie Nketiah, pensando em uma “sucessão de trono” para Aubameyang e Lacazette.

Aubameyang (E) e Mikel Arteta (D). Shaun Botterill/AFP

Os Blues chegam para vencer

Os atuais campeões europeus vem com muita responsabilidade para esta nova temporada. A régua está alta para Thomas Tuchel, que tornou extremamente competitivo com destaque para a baixa média de gols sofridos. A contratação da temporada dos Blues é um velho conhecido da torcida: Romelu Lukaku. Depois de uma passagem pela Internazionale, o belga retorna ao Chelsea, algo que aconteceu de 2011 a 2014. O grande problema da ótima temporada de 2020/21 foi a finalização das jogadas, visto que Timo Werner passou por uma fase ruim e se criou uma desconfiança em cima do alemão. Além disso, Olivier Giroud foi negociado com o Milan e Tammy Abraham nunca foi uma unanimidade em Londres — o jovem atacante inglês foi procurado pela Roma, de José Mourinho, e pode buscar novos ares neste ano.

Reprodução/Twitter

Na expectativa de um ano como 2019

Saímos de Londres e vamos para Liverpool para falar sobre os comandados de Jurgen Klopp. O treinador alemão não é caracterizado por ser um comandante que faz janelas fartas e de valores estratosféricos, muito pelo contrário: forma o time aos poucos respaldado por um projeto de trabalho longevo. Nesta temporada, perdeu o meia Georginio Wijnaldum para o PSG, mas fez apenas uma contratação: Ibrahima Konaté, zagueiro francês, de 22 anos, que estava jogando pelo RB Leipzig, da Alemanha. O zagueiro chega para suprir a falta de defensores com as ausências de Van Dojk e Joe Gomez, por conta das últimas lesões.

O destaque dos Reds na temporada vai para dois atletas que podem ser importantes e não conseguiram encaixar na temporada passada: Kostas Tsimikas e Takumi Minamino. O grego e o japonês não tiveram um bom início na Inglaterra e agora, já “ambientados”, podem mostrar que conseguem ser importantes ajudando o Liverpool na busca por mais um título nacional e quem sabe continental.

Konaté em seu primeiro jogo pelo Liverpool. Twitter/LFC

Expectativa ao redor de Manchester

O City perdeu seu ídolo, talvez o maior jogador da história do clube. Sergio Agüero se transferiu para o Barcelona e, com isso, Gabriel Jesus pode assumir a tão sonhada titularidade do comando de ataque. Contudo, Agüero já não era titular absoluto no sistema ofensivo e Guardiola utilizou Gundogan como falso 9.

Não temos como falar de Manchester City em 2021 sem citar a contratação de Jack Grealish. O meia chega do Aston Villa pouco depois de ser destaque na Eurocopa e herda a camisa 10 de Aguero. Contratado por 117 milhões de euros, tanto a torcida do City quanto Pep Guardiola esperam que o jogador desequilibre os jogos ao lado de Kevin De Bruyne. Grealish chegou a ser comparado com Messi pelo seu ex-companheiro, o goleiro argentino Emi Martinez, que disse: “Era como o Messi, só que destro”.

O City ainda procura o tão sonhado título da Champions League. Na última temporada, perdeu a final para o rival Chelsea, por 1 a 0.

Divulgação/Manchester City

Seguimos em Manchester e vamos para a parte vermelha da cidade. Enquanto em Londres o Arsenal aposta em jovens promessas, o United trouxe dois atletas que chegam para assumir a titularidade. Mesmo que jovem, Jadon Sancho chega com status de titular. O inglês estava no Borussia Dortmund e foi cogitado em todos os times do BigSix, mas os alemães optaram pela altíssima proposta dos Red Devils. Na parte defensiva, o United trouxe Raphael Varane, do Real Madrid, para fazer dupla com Maguire. O francês é um atleta consagrado nos Bancos e na sua seleção, tanto é que ficou entre os dez melhores do mundo em 2018, quando ganhou a Champions e a Copa do Mundo.

Divulgação/Manchester United

Spurs querem surpreender

Por último, mas não menos importante, voltamos a Londres. O Tottenham chega para a temporada 2021/22 com uma novidade já na casamata: Nuno Espírito Santo. Com um excelente trabalho no Wolves, Nuno é uma aposta interessantíssima por parte dos Spurs. Na última temporada, o Wolverhampton, ao lado do Leicester, foi o melhor time fora do BigSix na Premier League. Dentro de campo, as contratações de Bryan Gil, Pierluigi Gollini e Cristian Romero melhoram o elenco londrino, que nesta temporada terá de se adaptar ao novo estilo de jogo proposto por Nuno. Até o momento, a melhor contratação do Tottenham neste ano tem sido a permanência do ídolo Harry Kane, algo que ainda não está confirmado. Sozinho, Kane foi o artilheiro e maior assistente da última Premier League.

Divulgação/Tottenham

Surpresas na competição?

O título de Underdog da temporada vai para o Brentford. Também de Londres, o time volta a Premier League depois de 74 anos e começou muito bem: vitória sobre o Arsenal, em casa, por 2 a 0, com gols de Sergi Canos e Christian Nørgaard. O time é treinado pelo dinamarquês Thomas Frank, que chegou ao Brentford em 2016 para ser auxiliar técnico e conquistou a vaga de treinador em 2018. Desde lá, são 148 jogos a frente da equipe.

Eddie Keogh/Getty Images

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--