Qual é a posição ideal de Dele Alli?

Inglês vive momentos de altos e baixos no Tottenham, mas precisa ser utilizado em sua melhor função dentro de campo

Rafael Bizarelo
Mezzala
4 min readSep 21, 2020

--

(Foto: Rafael Bizarelo/Mezzala)

Dele Alli é o curioso caso do jogador considerado superestimado que, na verdade, acaba sendo subestimado. O inglês do Tottenham já mostrou diversas vezes a sua capacidade dentro de campo, mas necessita ser utilizado em uma função em que ele possa render dentro de campo.

O caso de Dele Alli pode ser aplicar na função de um raumdeuter, uma espécie de um jogador que irá trabalhar no espaço deixado pela defesa. O jogador mais conhecido em tal função é Thomas Müller, do Bayern. Como um raumdeuter, Dele sabe em qual lugar ele deve estar. Sempre pensando um passo adiante, ele irá achar o menor dos espaços para poder chutar ou criar uma jogada.

O inglês também pode ser colocado para ser um camisa 10, jogando atrás do atacante e criando chances para ele.

Em muitas oportunidades, Dele Alli ocupou outras funções dentro do campo, jogando já pela ponta esquerda, pelo centro do campo ou até como um segundo atacante. Afinal, em qual lugar o camisa 20 do Tottenham pode rende mais?

Dele Alli precisa de um time que jogue para ele. Caso seja forçado a jogar em outra posição, Dele irá deixar a desejar. Como um atacante, ele não vai poder voltar para receber a bola, e nem atingir o espaço. Na ponta, o camisa 20 vai buscar jogar por dentro, podendo deixar um buraco na posição em que deveria estar. Por fim, o centro do campo limita o inglês ao setor defensivo, inibindo a sua capacidade de criar.

(Foto: Rafael Bizarelo via Tactical Pad)

Jogar atrás do atacante é o que Dele Alli faz de melhor. Como um raumdeuter, ele pode explorar todo o espaço disponível. Até mesmo se colocado na ponta esquerda, Dele pode jogar muito bem.

(Foto: Rafael Bizarelo via Tactical Pad)

Ainda com Mauricio Pochettino, Dele Alli tinha suas partidas pela ponta esquerda do Tottenham, o que levava Christian Eriksen para o papel do meia ofensivo. Para buscar o jogo, Eriksen recuava até ter a bola, o que levava Dele a jogar por dentro, aproveitando o seu pé direito para dar passes no espaço existente.

Algo que deve ser ressaltado é a capacidade de Dele Alli dentro da grande área, com fatores físicos favorecendo o jogador de 1,88 m. Suas corridas para receber passes que quebram linhas são excelentes.

(Foto: understat)

xGBuildup90: total de gols esperados (xG) para cada posse que o jogador está envolvido em passes decisivos ou chutes por 90 minutos.

xGChain90: total de gols esperados (xG) para cada posse que o jogador está envolvido por 90 minutos.

KP90: passes para chute de um jogador por jogo.

xA90: a soma de gols esperados (xG) saídos de passes decisivos do jogador por 90 minutos.

xG90: gols esperados de um jogador por 90 minutos.

Percebe-se principalmente nos números de xGChain90 a importância de Dele Alli no Tottenham. Ele pode não ser o jogador do gol ou do último passe, mas é extremamente importante para criação da jogada. Os números da imagem são mostrados em 2311 minutos de Dele Alli apenas como um meia ofensivo.

(Foto: understat)

Verde: gol; azul: chute defendido; roxo: chute bloqueado; vermelho: chute perdido; amarelo: chute na trave. O aumento do círculo mostra que a chance era mais clara.

No mapa do understat, são mostradas todos gols esperados (xG) de Dele Alli em jogo aberto em diferentes cores. A sua capacidade de se mostrar presente dentro da área é enorme, assim como o número de chutes de fora da área.

Dele Alli tem capacidade para ser titular de muitas equipes, mas precisa ter cabeça e também deve ser colocado em uma determinada posição.

--

--