Quem é o novo técnico do Botafogo, Ramón Díaz?

A trajetória e as características de trabalho do novo técnico do Glorioso

Enzo Garcia
Mezzala
4 min readNov 10, 2020

--

(foto: oglobo.globo.com)

Diante da demissão do terceiro treinador em 2020 e todos os problemas que apontam a falência do clube, o Botafogo busca a salvação no técnico Ramón Díaz para se livrar da zona de rebaixamento do campeonato brasileiro e sobreviver.

Por onde passou

(foto:conmebol.com)

A trajetória do argentino começou muito bem. Chegou no River Plate em 1995 (onde ficou até 2002), ficou marcado na história do clube por ser o segundo técnico mais vitorioso pelos Millonarios, ficando atrás apenas de Gallardo, e também por ter ganho com o River a Copa Libertadores de 1996. Conquistou a Clausura (campeonato argentino) quatro vezes entre outros títulos pela equipe. Além disso tem muito crédito no atual momento do clube, muitos dizem que ele construiu a base do time para ser multicampeão atualmente. Além do River, Ramón comandou outros dois clubes na Argentina, San Lorenzo, onde em 2007 também foi campeão da Clausura, e no Independiente porém não conquistou nada lá.

Díaz também foi técnico na Inglaterra, onde teve uma curta e discreta passagem pelo Oxford United, o qual disputava a quarta divisão do campeonato inglês. Na Arábia Saudita foi técnico em dois clubes, Al Hilal onde esteve por dois anos com um rendimento incrível e virou ídolo, lá foi bicampeão saudita e campeão da Copa da Ásia. Lá também treinou o Al Ittihad, mas passou longe de ter o mesmo sucesso que com o Al Hilal.

Além destes clubes, Ramón Díaz também foi técnico do Paraguai e levou a seleção até as semifinais da Copa América de 2015 e chegou até a eliminar a seleção brasileira nas quartas de final da competição. Porém o aproveitamento caiu muito e não obteve o mesmo sucesso na Copa Centenário, perdendo todas as partidas que disputou, o que resultou a última colocação no seu grupo. Além disso também não conseguiu levar a seleção paraguaia para a Copa do Mundo de 2018.

(foto: globoesporte.globo.com)

Seu último trabalho foi no Libertad, time do Paraguai. Ramón começou bem, levou o time a classificação para disputar a Copa Libertadores, porém mesmo conseguindo a classificação para as oitavas de final da competição, após a pausa da pandemia, o desempenho do time começou a cair muito de rendimento e não voltou a ser o mesmo de antes. O argentino teve desentendimentos com os dirigentes do Libertad e então se desligou do clube.

Estilo de Jogo

Ramón Díaz é um técnico que tem uma filosofia de jogo bastante ofensiva, vertical e agressiva. Seu estilo é dinâmico e veloz buscando quase sempre o ataque pelas pontas, mas ao mesmo tempo gosta de manter a posse de bola e um jogo bem coletivo. Ele propõe um jogo bonito, com toques contínuos e rápidos para armar o ataque o mais rápido possível. Ao defender, Ramón orienta uma roubada de bola rápida para pegar a defesa do adversário aberta e armar uma contra ataque perigoso.

Porém por mais bonita que pareça a proposta de jogo de Ramón Díaz, o treinador terá desafios não só pela limitação técnica do elenco, mas por ser um estilo de jogo muito intenso, será algo muito desgastante e que poderá comprometer o preparo físico dos jogadores do Botafogo.

Se Ramón conseguir empregar seu estilo de jogo nessa equipe e resolver essa questão física dos seus atletas, pode ser um trabalho que dará certo e poderá ajudar a mudar a realidade do clube alvinegro carioca.

--

--