RB Leipzig x PSG: Como chegam as equipes para a semifinal da Champions League.
Na tarde desta terça, às 16h(horário de Brasília), RB Leipzig e Paris Saint-Germain se enfrentam para decidir quem avança à grande final.
Após vencerem de forma emocionante nas quartas de final, alemães e franceses duelam por uma vaga para a final, ambos sonhando em levantar a orelhuda pela primeira vez.
RB Leipzig
Com quase 11 anos de existência, a equipe comandada pelo jovem treinador, Julian Nagelsmann chega às semifinais como uma das grandes, senão a maior surpresa dessa edição da Liga dos Campeões.
Desde que ingressou na Primeira Divisão alemã, na temporada 2016/2017, o Leipzig tem figurado entre os primeiros na tabela, disputando constantemente por vagas nas ligas europeias.
Após fechar a Bundesliga na terceira colocação, tendo liderado a tabela por boa parte do primeirio turno, o time do Leste alemão já faz a sua melhor participação em competições europeias, superando a sua campanha na Liga Europa na temporada 2017/2018, quando chegou às quartas de final.
O RB Leipzig ficou em primeiro lugar no Grupo G, que ainda contava com Benfica, Zenit e Lyon e na fase eliminatória passou pelo Tottenham, nas oitavas. Nas quartas de final, a equipe alemã derrotou o Atlético de Madri por 2 a 1, com todos os gols no segundo tempo, período no qual o Leipzig obteve maior domínio sobre o time espanhol. Os alemães saíram na frente com Dani Olmo, logo aos 5 minutos da etapa complementar, João Félix empatou para o Atlético, cobrando pênalti, e aos 43', Tyler Adams marcou o gol da classificação.
A equipe alemã já está classificada para a próxima Champions e pelo menos, nessa temporada, segue na briga pela competição que pode ser o seu primeiro título de expressão em sua curta história.
PSG
Figurando há sete temporadas entre os melhores times da Europa, mas sem alcançar a sonhada glória europeia, muitos se perguntam se essa será a temporada, em que o PSG de Neymar e companhia levará a Champions para o Parque dos Príncipes.
Nessa temporada, a equipe comandada por Thomas Tuchel, venceu todos os três títulos locais: A Ligue 1, que foi encerrada com antecedência devido à pandemia, a Copa da França e a Copa da Liga.
Mesmo após o encerramento antecipado do Campeonato Francês, o PSG disputou quatro amistosos, e jogou duas finais: uma da Copa da França, na qual bateu o Saint-Etienne por 1 a 0, e outra da Copa da Liga, na qual venceu o Lyon nos pênaltis.
Nesta edição da Champions, o PSG fechou o Grupo A em primeiro. Nas oitavas de final, os franceses enfrentaram o Borussia Dortmund e perderam o jogo de ida, na Alemanha, por 2 a 1, em noite inspirada de Håland, mas na volta, o PSG fez 2 a 0, em Paris e avançou. Nas quartas, já em Lisboa, o PSG virou nos últimos minutos contra a surpreendente Atalanta, em uma partida de fazer o torcedor cair da poltrona, contando com uma ótima atuação de Neymar. Aos 27' do primeiro tempo, Pašalić abriu o marcador para os italianos. No segundo tempo os franceses partiram com tudo em busca da virada, dominando a etapa complementar e aos 45’, Marquinhos empatou o jogo, e três minutos depois, já nos acréscimos, Choupo-Moting marcou o gol da virada.
A última vez que o PSG chegou às Semifinais da Liga dos Campeões, foi em 1995, quando caiu diante do Milan. O time francês chega muito confiante e disposto a fazer de tudo para vencer a competição, o que sempre foi a maior meta do clube, durante dez anos de enorme investimento.
Prováveis Escalações
RB Leipzig
O técnico Julian Nagelsmann costuma alterar a formação e alguns jogadores a cada jogo. Ao longo da partida, a equipe do RB Leipzig também muda a formação constantemente. O único desfalque é o zagueiro Konaté, que se recupera de uma cirurgia no quadril, há três semanas. Vale lembrar que Timo Werner, artilheiro da equipe na temporada, não está disponível, uma vez que ele já assinou com o Chelsea e já foi apresentado pelo clube inglês.
Provável escalação: Gulácsi, Klostermann, Upamecano, Halstenberg, Angeliño; Laimer Kampl, Sabitzer, Olmo, Nkunku; Poulsen.
PSG
O time de Tuchel, chega para a semifinal com desfalques importantes. A equipe francesa não contará com o goleiro Navas e o volante Verratti, que estão lesionados. O zagueiro Thiago Silva e o volante Gueye, mesmo lesionados, irão a campo e o lateral Kurzawa é dúvida para a partida. Mbappé que lesionou o tornozelo, também é dúvida para o jogo e provavelmente não será titular, assim como no jogo contra a Atalanta. Em meio a tantas baixas e dúvidas, a boa notícia para o PSG é o retorno de Di María, que cumpriu suspensão nas quartas.
Provável escalação: Sergio Rico, Kehrer, Kimpembe, Thiago Silva, Bernat; Marquinhos, Gueye, Di María; Neymar, Mbappé e Icardi.
Informações da partida
Local: Estádio da Luz, Lisboa(POR)
Data: 18 de agosto de 2020
Horário: 16h no Horário de Brasília
Arbitragem: Björn Kuipers(HOL)/VAR: Pol Van Boekel(HOL)
Transmissão: TNT e Facebook Watch