Revierderby: Um clássico um tanto quanto especial

Por questões religiosas e políticas, Borussia Dortmund e Schalke 04 construíram uma rivalidade muito acirrada, com Adolf Hitler como um dos personagens

Pedro José Domingues
Mezzala
6 min readOct 27, 2019

--

Confusão entre jogadores de Schalke 04 e Borussia, em partida válida pela Bundesliga. (Foto: bvbbuzz.com)

Schalke 04 e Borussia Dortmund se enfrentaram nesse último sábado (26), na Veltins Arena, em jogo válido pela nona rodada da Bundesliga. O jogo foi pegado, do início ao fim, sendo marcadas nove faltas para cada equipe, mas terminou sem gols.

A partida teve domínio dos azuis no primeiro tempo, com duas bolas na trave, em um cabeceio do zagueiro Sané e num chute dentro da pequena área do meia Serdar. O time aurinegro só levou perigo ao gol de Nübel em jogadas individuais do ponta Jadon Sancho, finalizando bem de fora da área, com o goleiro alemão protagonizando belas defesas. O Dortmund, por sua vez, teve um certo domínio na segunda etapa, colocando uma pressão no time da casa ao início do segundo tempo, mas esbarrou na apagada atuação de seu número dez, Mario Götze, que juntamente com o craque Marco Reus, não conseguiu realizar uma boa partida. A equipe aurinegra melhorou de rendimento após a entrada do recém contratado Thorgan Hazard, que criou algumas chances de gol. O placar zerado poderia ter sido alterado diversas vezes com o jovem atacante galês Rabbi Matondo, que perdeu várias chances claras de gol.

Torcida dos azuis fizeram grande festa na entrada dos times. (Foto: Schalke 04/Twitter)

Falando de história, os times protagonizam um dos maiores clássicos da Europa e o maior clássico da Alemanha, carregando questões religiosas e políticas na história da “Mãe de todos os dérbis”, ou clássico do vale do Ruhr, como é conhecido no país. Desde os princípios das fundações dos dois clubes, a rivalidade foi se formando. O BVB foi fundado em 1909, por um grupo de jovens católicos insatisfeitos com o time dos padres locais, o Trinity Youth, que era patrocinado por estes. Já o Schalke, com sede na cidade de Gelsenkirchen, muito famosa pela extração de carvão, foi criado em 1904, por um grupo de jovens e obreiros que seguiam o Protestantismo, mas isso nem foi o fator crucial para o aumento dessa rivalidade.

Borussia Dortmund em 1913, ainda com unifrome azul, branco e vermelho. (Foto: @FCTimeNations)
Borussia Dortmund em 1913, ainda com uniforme azul, branco e vermelho. (Foto: Twitter/@FCTimeNations)
Túnel de acesso de jogadores na Veltins Arena, fazendo referência às raízes mineradoras do clube. (Foto: Schalke 04 Store)

O fator determinante para essa rivalidade foi o Nazismo. Em tempos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, os azuis reais viveram uma grande fase de sua história, dominando o futebol alemão, chegando a nove finais e conquistando sete títulos do campeonato nacional. Com esse notório êxito dos azuis, Adolf Hitler viu no time uma forma de propagar o seu nacionalismo e associar o sucesso do clube ao seu partido, visto que o time tinha um número bem grande de adeptos trabalhadores, fato que conquistaria as massas mais rapidamente. Por conta disso, a imagem do Schalke 04 ficou muito vinculada ao partido nazista, com muitos historiadores dizendo que o ditador era torcedor do clube. Um outro grande clube que também declarou apoio aos nazistas nesse período foi o Bayern de Munique, que chegou a estampar a suástica nazista em seu escudo.

Os dirigentes do Borussia Dortmund, por sua vez, foram na contramão desse movimento, o que gerou grandes problemas o clube. Por sempre fazer oposição ao partido de Hitler, esses dirigentes foram retirados de seus cargos, e ao final da guerra, foram fuzilados. Em 2017, o clube lançou uma campanha no Twitter dizendo que o futebol e o nazismo simplesmente não se encaixam, se posicionando contra o avanço da extrema-direita no país, fato que acirrou ainda mais a rivalidade.

Jogadores de Schalke 04 fazendo saudações nazistas em partida de 1937. (Foto: trivela.com.br)

Ao se falar de jogos históricos entre os dois, uma partida muito marcante para os torcedores do Schalke, mas para se esquecer para os do Borussia, foi quando, em 1972, o clube de Gelsenkirchen rebaixou seu maior rival para a segunda divisão da Bundesliga, após uma vitória por 3–0. O clube de Dortmund se afundou numa grave crise financeira e permaneceu na divisão inferior por quatro anos, voltando à elite em 76.

A gozação entre rivais sempre foi algo muito importante para o futebol, e isso os torcedores do Dortmund sabem fazer bem, visto que o Schalke teve um certo protagonismo apenas durante as décadas de 30, 40 e 50, conquistando seu último título de campeonato alemão na temporada 57/59, nunca conquistando um título na Era Bundesliga, iniciada em 1962, e não foi por falta de tentativa por parte dos azuis reais. Na temporada 2007/08, O S04 fazia uma excelente campanha pela Bundesliga, podendo se sagrar campeão na penúltima rodada. Bastava apenas uma vitória, mas eles tinham pela frente um dérbi contra seu maior rival Borussia Dortmund. Os aurinegros, que fugiam de um rebaixamento em meio a uma grave crise financeira, entraram motivados para tirar o título do rival, vencendo por 2–0 a partida. Ao final do jogo, os clube colocou um dirigível para sobrevoar o estádio da partida, com os dizeres: “Vocês nunca serão campeões”.

Um outro jogo marcante entre as duas equipes, considerado por muitos o maior Revierderby de todos os tempos, foi o empate heróico dos azuis reais na casa do rival, o Signal Iduna Park, saindo de uma desvantagem de 4–0 em 2017. O BVB já vencia a partida por essa vantagem aos 25 minutos da primeira etapa, até que, com duas substituições antes do intervalo, e uma na volta, o time do Schalke se encontrou e buscou um empate espetacular, com o zagueiro brasileiro Naldo, hoje no Monaco, marcando o último gol nos acréscimos.

Momento da cabeçada do zagueiro Naldo que deu o empate aos azuis reais. (Foto: risesportes.com.br)

A rivalidade entre esses dois clubes é tão grande que nas lojas oficiais do Borussia, não existem o caixa número quatro, o que faria referência ao nome do rival, o Schalke 04. Outra curiosidade a cerca desse assunto se trata da proibição de usar roupas azuis na cidade de Dortmund, em dias de jogos do clube aurinegro.

Loja do clube não possui o caixa número 4. (Foto: Facebook/Borussia Dortmund)

Em questão de títulos, o Borussia Dortmund leva uma pequena vantagem ao que se trata de competições nacionais, com 18 títulos nacionais, incluindo oito campeonatos alemães, quatro copas da Alemanha e seis supercopas da Alemanha. Já o Schalke totaliza 16 títulos nacionais, sendo sete campeonatos alemães, cinco copas, uma supercopa, uma copa da liga e dois títulos de segunda divisão.

Ao se tratar de cenário internacional, O BVB sai na frente. O clube de Dortmund chegou à final da Copa da UEFA em 1993, mas perdeu por uma goleada de 6–1 para a Juventus, porém, também chegaram na final da Champions League duas vezes, nas temporadas 96/97 e 12/13, conquistando o título na primeira oportunidade, vencendo a Juventus por 3–1 em Munique, se vingando da goleada sofrida em 93. Posteriormente a essa final, o clube se sagrou campeão mundial ao vencer o Cruzeiro por 2–1 no Japão. O S04, por sua vez, chegou apenas a uma final de Copa da UEFA e conquistou-a, na temporada 96/97. No caso da UCL, a melhor campanha dos azuis foi chegar a uma semifinal, em que foram eliminados pelo Manchester United, por um agregado de 6–1, mas ainda é lembrado por um grande feito por parte daquele elenco.

Jogadores do Borussia Dortmund fazendo a tradicional volta olímpica com a taça da UCL em 1996/97. (Foto: borussiadortmund.net.br)

Confira os últimos textos do Mezzala:

--

--