Y D’Ale Nacional

Após fechar seu ciclo no Inter, D’Alessandro chega ao Nacional do Uruguai

Luan Fontes
Mezzala
4 min readJan 11, 2021

--

D’Ale se apresenta ao Nacional(Foto: Twitter/Nacional)

Na ultima semana, o Nacional apresentou o meia argentino de 39 anos, Andrés D’alessandro como seu novo reforço. Após fechar o seu ciclo de 12 anos no Internacional (com uma interrupção de um ano no River), el cabezón decidiu escrever um novo capítulo no tricolor de La Blanqueada, que é um dos mais tradicionais e históricos clubes do continente.

Após 516 jogos, 95 gols e 11 títulos com a camisa colorada, D‘Ale chega ao El Bolso como o principal reforço para a temporada de 2021. Embora já se some aos treinamentos em janeiro, D’Alessandro não poderá disputar partidas até que se iniciem as competições locais da temporada.

“Há alguns dias terminei um dos capítulos mais importantes da minha vida depois de 12 anos no Brasil. Agora a história deve seguir, minha história deve seguir. É hora de virar a página. Hoje posso dizer que encontrei num novo desafio. Sabia que deveria estar num clube cheio de glórias e assim será. Em 2021 serei jogador do Club Nacional de Fútbol. Para um jogador, o Nacional tem tudo: três títulos da América e do mundo, mais de 100 anos de vida e o estádio onde começou a história das Copas. Além disso, uma torcida fantástica. Este será o meu novo capítulo. Cumprirei um sonho profissional e darei tudo. Com respeito, compromisso e dedicação para tornar ainda maior o decano do futebol uruguaio”

D’Alessandro em texto que ele mesmo escreveu para o anúncio de sua contratação

Não é a primeira vez que D’Alessandro solta palavras de respeito e carinho pelo clube do Uruguai. Após a vitória do Inter contra o Nacional fora de casa, pelas oitavas da Libertadores, D’Alessandro demonstrou muito respeito pela história do clube uruguaio

Não há nada decidido… É um clube grande, não podemos duvidar. Têm mais taças do que nós

D’Alessandro em entrevista à Fox Sports

D’Ale escreveu uma carta para se introduzir aos Bolos (Foto: Twitter/Nacional)

D’Alessandro estava na mira do arquirrival do Nacional, o Peñarol e quase foi para o clube aurinegro, tendo anteriormente dito “não” a uma proposta do tricolor. O Peñarol buscava contratar Diego Aguirre para o cargo de treinador, para possibilitar a chegada de D’Ale, mas clube e técnico não chegaram a um acordo e o plano fracassou.

Um dos dirigentes do Nacional é Ivan Alonso, ex-companheiro de D’Alessandro no River Plate e que demonstrava muito interesse em contratar o meia argentino.

Com seus filhos tendo crescido no Brasil e seus pais na Argentina, D’Ale viu no futebol uruguaio um lugar para manter a qualidade de vida e que possa lidar com mudanças não lá muito drásticas.

Um aspecto curioso com relação à transição “Inter-Nacional” (um pequeno trocadilho, já que também é uma mudança de um país para o outro) é que depois de se tornar ídolo no Inter, D’Alessandro irá jogar em um clube que tem um forte laço de amizade com o eterno rival do colorado. Não apenas as torcidas ou barras(Geral do Grêmio e La Banda Del Parque) que possuem uma amizade, senão as instituições. Além de possuírem ídolos em comum como Hugo De León, o Nacional faz parte da história do Grêmio, visto que participou da inauguração do antigo estádio do Grêmio, o Olímpico. Não que isso seja uma traição (passa bem longe de ser), mas pode ser algo interessante.

Saindo de curiosidade, D’Ale ainda não assinou com o Bolso, embora já seja oficial a sua contratação por ambas as partes(clube e jogador), D’Alessandro espera o aval da Secretaria de Esportes do país charrúa, que está trabalhando com o governo para poder liberar a chegada do jogador, visto que o Uruguai fechou as suas fronteiras(o país possui medidas das mais rígidas com relação ao controle da covid-19). O Secretário de Esportes uruguaio disse que está trabalhando com o governo uruguaio para permitir o ingresso de D’Alessandro ao paisito

Querendo ou não, Jorge Girordano terá de esperar para ter D’Ale em sua equipe. Possivelmente, D’Alessandro poderá jogar na meia direita ou como um meia centralizado, já que Girordano quase sempre altera os esquemas em cada partida.

O Nacional quer contar com o meia o mais rápido possível, visto que a temporada já começa no próximo dia 14, quando o Nacional enfrentará o Montevideo Wanderers pela final do Torneio Intermédio, que faz parte do Campeonato Uruguaio e o Clausura (torneio de segundo turno do Uruguaio) se inicia no dia 16. Talvez D’Ale deva estrear depois do início da temporada.

Talvez haja um pouco de dúvida com relação ao rendimento de D’Ale pela idade, mas pode ser que para cenário local, o meia acrescente muito ao Nacional, que ocupa a primeira posição na tabela anual . Certamente, foi a melhor aquisição por parte de um clube uruguaio nesta janela de verão.

Confira os últimos textos do Mezzala

--

--

Luan Fontes
Mezzala
Writer for

Apenas um rapaz sul-americano que sonha em ser jornalista esportivo, quem sabe, narrador