SELF FISH

Adeus, Cafajeste!

Paulo Peixe
Microphonia
Published in
2 min readMay 3, 2020

--

Hoje, eu perdi um amigo. Não éramos assim tão próximos, não nos víamos com frequência, nunca tomamos um porre juntos, mas, sempre que nos encontrávamos, conversávamos bastante e dávamos boas risadas, lembrando de fatos passados, dos nossos perrengues do presente e das dúvidas para o futuro. Apesar da distância, tinha um grande carinho e admiração por esse amigo.

Há alguns anos, acabamos nos reaproximando por conta das redes sociais, em que eu podia ter notícias dele e vice versa. Ao encerrar a minha conta do Facebook, perdi novamente o contato com ele, mas não o carinho.

Quando os Stereopolitanos gravaram os singles “Um de Nós” e “Lâmina Afiada”(já disponíveis em todas as plataformas digitais!), fiz questão de mandar as gravações pra ele, pra saber a sua opinião. Nem sei o motivo de ter feito isso, mas algo me dizia que, mesmo ele sendo mais jazz do que rock’n’roll, seria importante saber o que seus ouvidos tinham a dizer. E foi!

Como um artista fora dos padrões, do alto dos seus quase 200 quilos, ele me alertou das dificuldades que poderíamos encontrar pra sair do underground, por não sermos mais jovens e não nos enquadrarmos no estereótipo esperado pra uma banda de rock. Após o alerta/desabafo, talvez por educação, elogiou o nosso trabalho.

Hoje, ele se foi, levado por uma doença escrota, somada a um vírus filho da puta, que, covardes que são, tiveram que se juntar pra derrotá-lo.

E eu (e todos os seus amigos), que não pude sequer estar presente à sua despedida, para prestar todas as homenagens que ele merecia, faço-as aqui, nesse espaço virtual. Mesmo que ninguém leia, mesmo que quem leia não entenda.

Um brinde, gentil cafajeste, onde quer que você esteja, esteja em paz. Hoje, tomei o porre que nunca tomamos juntos, em sua homenagem. E, enquanto ainda estou bêbado, escrevi este texto pra te dizer adeus e dizer a todos os meus amigos que não quero perder mais nenhum deles.

Enquanto eu puder, estarei aqui, brigando contra os estereótipos e fazendo o meu rock’n’roll, com toda a vontade do mundo, mesmo que ninguém queira ouvir, e com espontaneidade, assumindo as consequências, mesmo sabendo que o amanhã é lâmina afiada! Obrigado e um beijo!

Salvador, 1⁰ de maio de 2020.

P.S. Repito, não quero perder mais amigos! Cuidem-se e, por enquanto, se puderem, fiquem em casa, por favor. É isso.

Paulo Peixe para o Microphonia.

--

--

Paulo Peixe
Microphonia

Um peixe fora d’água, tentando aprender a respirar