CREIA!

Meu Médico Meu Herói.

Reverendo T aka Tony Lopes
Microphonia
Published in
2 min readJun 18, 2020

--

Dr. Paul Gachet Vincent van Gogh1890

Sabe o que uma criança de uma cidade pequena precisa além de liberdade?

Respirar, precisa de ar para respirar… e às vezes de um super herói.

Não, não é qualquer um desses dos quadrinhos ou do cinema. É de um que consiga realmente te fazer respirar melhor. Para você poder correr, brincar e jogar bola com os seus amigos. Ser igual.

Pois é. Eu conheci um. De carne e osso.

Muito tempo atrás.

Asmático que sou e a procura de ar, tive a sorte de encontrá-lo. Foi num consultório pequeno em um centro médico no Canela.

Logo de cara, fui apresentado a remédios, e tratamentos bem avançados para a época. Que foram me devolvendo o ar que tanto necessitavam os meus pulmões.

Não foi uma jornada fácil, e entre idas e vindas, na época morava no interior, ao seu consultório, fui também testemunha ocular dos seus sonhos e das suas realizações.

Em muito pouco tempo, que nem sei precisar quanto, ele ergueu uma clínica especializada e muito bem aparelhada.

Hoje essa clínica, a cárdio pulmonar, é uma gigantesca e múltipla unidade hospitalar, ali na Avenida Garibaldi. Que naquela época era bem pouco habitada.

Porém, bem antes disso fui atendido algumas vezes por ele, Dr. Sócrates, até que praticamente me curei.

Digo praticamente porque anos depois com outros acontecimentos na minha vida voltei a sofrer da asma que me acompanha, mesmo que levemente, até hoje.

" O Instituto Cárdio Pulmonar da Bahia foi inaugurado em 1977, com o objetivo de prestar atendimento clínico e de emergência em Cardiologia e Pneumologia. Tudo começou com uma parceria entre dois professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, o pneumologista Sócrates Guanaes Gomes (1934-1979) e o cardiologista João de Souza Pondé Neto (1934-2014)". (Adicionar Nota 1: Cf. https://www.cardiopulmonar.com.br/institucional/historia/)

Ironicamente a sua vida se foi bem cedo, numa travessia de Ferry Boat. E apesar da sua clínica ser também especializada em coração, o dele, infelizmente não pôde ser salvo.

Perdi o ar e chorei como se fosse um membro da minha família quando soube da triste notícia.

Esses dias um amigo me passou seu endereço… Rua Sócrates Guanaes. E essas lembranças invadiram minha cabeça.

Veio-me então a vontade de falar um pouco mais dele.

Sou apenas uns dos milhares de pacientes que ele teve, mas me sinto muito orgulhoso disso, e grato.

E com os pulmões cheios de ar em meio a esse caos sinto muito por não termos agora um homem e médico como ele por aqui para nos orientar.

Com toda certeza estaríamos respirando com muito mais segurança e melhor.

Obrigado, Dr. Sócrates.

Tony Lopes para o Microphonia.

--

--

Reverendo T aka Tony Lopes
Microphonia

escrevo blasfêmias , orações e letras de músicas que poucos irão ouvir.