OUTROS TONS

Zabelê, Zumbi, Besouro

Gilberto Filho
Microphonia
Published in
4 min readAug 20, 2020

--

“Close Encounters of the Third Kind” — Steven Spielberg, 1977

— Magina se eu vô brincá com um trem sério desse, sô! Eu vi com esse ôio que a terra há de cumê. Era zumbi mesmo, tudo prateado, com uns ôio grande assim.

O franzir de testas era inevitável. Miguelim não era dado a criar causos, mas a desconfiança é da natureza dos matutos.

— E o que é que esses bicho tava fazendo pra lá do areião?

Com essa dúvida razoável, toda a gente reunida na venda do Chicão voltou sua atenção aos interlocutores. Nem mesmo a forra na disputada partida de sinuca teve condição de seguir: Mazinho perdeu a mira na bola cinco e deu-se por vencido, mais pela conversa do que pela tacada. Miguelim mandou a letra:

— Foi pelos zabelê.

Inevitável espanto tomou conta de todos. Afinal, por que essas criaturas vinham, sabe-se lá de onde, até aquele rincão seco se não fosse para pegar os bichos? Nada mais havia de riqueza que pudesse interessar.

— Mas, então, é pra cumê ou só pra judiá dos bicho? — Emendou um vaqueiro à beira do balcão.

— Disso eu num sei, pruquê num deixei os zumbi levar, naum.

— Eita! Cê brigou com eles, foi, Miguelim?

— E né, naum? Eu tinha de reagí, senão eles pudia me pegá tamém.

O murmurinho se espalhava pelo ambiente acalorado. Copos foram virados de uma só, como se ensaiados num brinde. Os goles despertam os homens, mas suscitam ainda mais a coragem. Foi tanto que o mateiro Jacó chegou a coçar a garrucha como se estivesse diante de um embate iminente.

— Mas peraí, Miguelim, os zumbi veio tudo avoando, foi?

— Foi, só que saiu de um tacho grande assim, todo alumiado.

— Eu é que num vô mais lá pr’aquelas banda. — Disse mais um enquanto se benzia.

Os homens desandaram a falar. Uns queriam voltar ao lugar da aparição, devidamente municiados, é claro. Outros exconjuravam as visagens, revelando seus próprios medos. Aproveitando a balbúrdia formada, Miguelim virou seu copo também, limpando o suor sujo na manga do gibão. Mais por insistência que por vontade, voltou a contar sobre seu estranho contato, sendo agora auxiliado pela fumaça da lenha e da fritura que empesteava a venda de Chicão.

— Eu num fui atrás, naum. Nossa Sinhora sabe que eu nem sabia dessas coisa. Tava foi em riba de uma capoeira, nas tocaia dum inhambu. Mas aí veio uma ruma de zabelê, que junta assim quando eles vai cruzá, sabe? Mirei o cano certo que ia chumbá umas duas num tiro só. Daí veio chegando um zumbido bem alto. Inté achei que era um besôro por dentro das orêia. E aí aquele negóço alto por dentro dos ovido. Foi aí que veio aquele lampejo que parecia inté o sol quando bate na cara.

— Foi o avião dos zumbi?

— Foi, foi, só que num tinha aquelas asa, naum. Parecia mais uma gamela. Uma gamela grandona assim, cheia de chapisco.

Nessa hora até Didico se assustou. E ninguém piscava um olho sequer. Só o velho Chicão, do outro lado do balcão, e já acostumado aos causos de caçadores, pescadores e outros mentirosos, seguia enchendo os copos.

“E aí? E aí?”

— Quando as vista se aprumô foi que eu vi. Tava os zabelê tudo debaixo daquela luz. As bichinha tudo se bateno, abrindo as asa, mas tava tudo presa. Foi quando eu olhei pro lado e aí… — as palavras faltaram àquela hora.

Sentindo que Miguelim travava a língua na mesma medida em que esbugalhava os olhos, o gentio implorava: “Conta! Conta!”

— Foi aí que eu vi… — o olhar do caçador parecia buscar a imagem assombrada novamente — Eu vi dois. Era dois zumbi. Cabeçudo, prateado. Aquele dedo cumprido assim e aqueles ôio grande igual ao de vespa, sabe? No susto, eu inté relei na gaia da gibeira, e foi aí que eles me viu.

“Virge Maria”, “Valei-me”, “Sangue de Jisuis”

Com a tensão em ponto máximo, Miguelim emendou:

— Aí eu pulei de pé e dei de doido: larga minha zabelê, zumbi fio d’égua! E piquei chumbo na gamela deles.

E reagiram todos com espanto e admiração pela coragem de Miguelim, mas sem se atreverem a interrompê-lo.

— Aí foi aquele monte de luz incandeando assim, que as vista escureceu tudo. O zumbido de besôro subiu alto assim, bem alto mesmo, e parecia que um redemunho me pegô. Cheguei inté caí pra trás. Aí quando eu peguei a visão os zumbi já tinha tudo dado no pé.

— Cê teve foi coragem, viu, Miguelim!

— Mai era eu ou eles! — Falou cheio de si antes de virar mais um gole e emendar: dispois avistei duas zabelê com os cangote assim com uns três furo. Parecia que os zumbi tinha chupado o sangue delas.

Mazinho, derrotado no sinuca e na atenção, resolveu refutar:

— E cadê então as bicha pra nóis ver!?

— Ôxi, eu num trouxe, naum? Tá os furo tudo certinho no cangote pra num deixá mentir. Quer ver? Mostra aí, Chicão!

E todos se voltaram ao velho barbudo por trás do balcão esfumaçado, que sorria com o palito entre os dentes:

— Tão tudo ali, fritando na minha gamela.

Gilberto Filho para o Microphonia.

--

--