“Balanço Geral Manaus” e “Amazonas Record” são as primeiras atrações locais da filial manauara

Mídia Amazonense
Jun 16 · 5 min read

Por Jefferson Morais, o famigerado Mídia Amazonense.

Foto: Reprodução/Record TV.

A partir de segunda-feira (17/06), entra no ar a Record TV Manaus, a décima quinta emissora própria da Rede Record. Foram menos de 40 dias para colocar no ar a filial manauara que, de início, terá a versão local do consagrado Balanço Geral e o jornalístico Amazonas Record. A chegada da mais nova emissora mobilizou a concorrência, que preparou conteúdos especiais para tentar frear a sua estreia.

Uma das novidades da Record TV Manaus é a adoção da grade do Horário Nobre em rede nacional, ao vivo, como já fazem a Globo e o SBT. Ou seja, toda a programação a partir do Cidade Alerta vai ao ar 1h mais cedo: Topíssima (18h50), Jezabel (19h50), Jornal da Record (20h50) e a linha de shows (Power Couple Brasil, Top Chef e Super Tela) às 21h30 locais. Os spoilers acabaram!

A grade das manhãs, das tardes e dos fins de semana também será ao vivo. Vale lembrar que as afiliadas da Record TV localizadas no fuso com 1h de diferença de Brasília (como a TV Vila Real, em Mato Grosso e a SIC TV, em Rondônia) exibem o prime time em horário local por decisão da rede. A TV A Crítica, enquanto afiliada da Record TV, tinha ordens de exibir o Horário Nobre da rede com delay.

Outra novidade da Record TV Manaus é que está previsto a disponibilização de seu sinal no PlayPlus, a plataforma on demand da Record TV. Quem é assinante do serviço de streaming poderá assistir o sinal local da nova emissora em qualquer lugar do Brasil.

Estreias mobilizam a concorrência

O “Balanço Geral Manaus” será apresentado por Fabíola Gadelha das 11h às 14h locais. Foto: Acervo Mídia Amazonense.

As primeiras atrações locais da Record TV Manaus contarão com rostos já conhecidos pelo público manauara. Fabíola Gadelha, a “Rabo de Arraia”, estará no comando do Balanço Geral Manaus das 11h às 13h locais, com Jornalismo Comunitário. O famoso quadro “A Hora da Venenosa” exibido em São Paulo vai passar em Manaus. A Rabo de Arraia terá a missão de enfrentar no horário o Alô Amazonas da TV A Crítica, o programa que a revelou.

Clayton Pascarelli estará no comando do “Amazonas Record”, a partir das 18h05 locais. Foto: Acervo Mídia Amazonense.

Pela noite, a partir das 18h locais, Clayton Pascarelli estará no comando do Amazonas Record. Pouco se sabe do novo jornalístico, mas se seguir o formato da rede, será um telejornal. É o retorno de Pascarelli para as bancadas? Ou vão deixar que o jornalista exerça sua boa desenvoltura com temáticas policiais, investigativas e comunitárias, como fazia no Alô Amazonas?

O fato é que a chegada da Record TV Manaus mobilizou a concorrência. Para frear a estreia da nova emissora na faixa das 11h, a Rede Amazônica vai exibir no JAM1 uma reportagem especial sobre a cidade de Coari, que é rica em petróleo, gás natural e em corrupção, infelizmente. Já a TV Em Tempo, embalada pelo sucesso de crítica e repercussão de Bandidos na TV da Netflix, vai exibir no Programa Agora uma entrevista exclusiva com Willace Souza, filho do irmão coragem Wallace Souza (1958–2010).

Para frear a estreia da programação local da Record TV Manaus, a TV Em Tempo vai exibir no “Programa Agora” uma entrevista exclusiva com Willace Souza, filho de Wallace Souza (1958-2010).

Primeiros passos e números da Record TV Manaus

Na madrugada de domingo para segunda-feira (03/06), às 0h locais, foi encerrada a parceria de quase 12 anos com a TV A Crítica, que parte para uma fase de independência. Com isso, a Record TV ficou sem sinal na Grande Manaus, que é praça PNT. De primeira, a rede disponibilizou o sinal nacional para os assinantes da NET na noite de 5 de junho, através dos canais 25 em SD e 525 em HD. No fim da tarde seguinte, após 3 dias fora do ar, o sinal da emissora voltou a ser disponibilizado na TV aberta através do canal 36.1.

Os assinantes da NET foram os primeiros telespectadores a terem acesso ao sinal da Record TV após a desfiliação da TV A Crítica.

É evidente que a migração da Record TV do canal 4.1 (TV A Crítica) para o canal 36.1 (Record TV Manaus) interferiu diretamente nos números de audiência. A emissora ficou bem distante de suas concorrentes, como a Globo (5.1), o SBT (10.1) e a Band (13.1). Fora que o sinal da emissora segue instável em várias regiões de Manaus, principalmente nas áreas baixas. Há promessas de que resolvam isso nos próximos dias.

Antes da estreia da filial manauara, o sinal seguia instável e telespectadores de áreas baixas enfrentavam dificuldades em sintonizar a emissora. Foto: Reprodução/Record TV Manaus.

Segundo informações divulgadas pela Kantar Ibope Media, a maior audiência na primeira semana em que caminhou com suas próprias pernas foi o Domingo Espetacular, que marcou respeitosos 6,5 pontos de média. No último domingo de parceria com a TV A Crítica, a revista eletrônica alcançou 11,2 pontos. Só pra ter uma ideia, a Record News (que antes ocupava o canal e migrou para o 27.1) costumava zerar no mesmo horário.

A seguir, as dez maiores audiências* da Record TV em Manaus entre 3 e 9 de junho. Cada ponto representa 6 mil domicílios.

Isso mostra que a Record TV, apesar das dificuldades iniciais como novo canal distante das concorrentes, sinal instável e “reeducação” da audiência, pode brigar com as emissoras consolidadas num futuro não tão distante. Mas precisam otimizar mais a divulgação sobre o novo canal. Não basta só fazer campanha publicitária no aeroporto. Tem que ir ao encontro das massas. O busdoor foi um acerto. Talvez anúncios em tabloides populares de grande circulação (que tal o Dez Minutos?) devem ajudar na divulgação do canal 36.1.

Bem-vinda, Record TV Manaus! E caminhe com os pés no chão.

Midia_AM

O maior Estado do Brasil, a Amazônia e a mídia local em evidência.

Mídia Amazonense

Written by

O maior Estado do Brasil, a Amazônia e a mídia local em evidência.

Midia_AM

Midia_AM

O maior Estado do Brasil, a Amazônia e a mídia local em evidência.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade