Record TV terá emissora própria em Manaus

TV A Crítica deixa de ser afiliada e vira emissora independente; Record vai operar com estrutura e programação local próprias

Mídia Amazonense
Mídia Amazonense
3 min readMay 12, 2019

--

Filial da Record TV entra no ar em Manaus a partir de 17 de junho. Foto: Reprodução/Record TV.

Encerrada a parceria de quase 12 anos com a TV A Crítica (2007–2019), a Record TV vai abrir sua própria filial em Manaus. Mas a rede dos bispos não terá um início de operações tão tranquilo como se imagina porque tem missões árduas e desafiadoras para cumprir.

Ainda mais se tratando de uma praça que historicamente é ruim em audiência.

A nova filial manauara tem previsão para iniciar suas operações a partir de 17 de junho, uma segunda-feira, através do canal 36.1.

Contando da data de publicação deste texto até lá, são 35 dias para colocar no ar uma emissora de TV competitiva do ZERO.

É uma missão quase impossível, considerando logística e a longa distância que a capital amazonense tem da capital paulista, onde fica a sede da Record TV.

Toda a executiva da rede e setores com bons resultados em estratégia de programação e conteúdo nas melhores praças da emissora estão envolvidos na nova empreitada. Será muito comum ver esses profissionais circulando por aqui nos próximos dias.

É bem verdade que a Record TV vem trabalhando discretamente, sem chamar muita atenção, desde janeiro deste ano. Investimentos em parque de transmissão e sondagens de profissionais acontecem desde lá.

E a TV A Crítica já sabia disso.

Os trabalhos de implantação da filial se intensificaram nos últimos dias após desentendimentos envolvendo interesses de grade e parcerias firmadas pela então afiliada com produtoras internacionais de conteúdo.

A história mostra…

Desde que o Ibope veio pra cá, em 2012, os dados apontam que a emissora esteve mais próxima da Band que do SBT, seu concorrente direto no mercado nacional.

Mas essa realidade começou a mudar a partir de 2017, com os investimentos em programação local por parte da TV A Crítica e com o desligamento do sinal analógico, em 2018.

Ela viu seus números crescerem em 200% entre 2015 e 2019. Atualmente, as novelas bíblicas e o Jornalismo Verdade™ são suas maiores audiências.

Sendo assim, a rede do bispo Edir Macedo vem para Manaus com mais uma missão desafiadora: manter a atual vice-liderança em audiência.

Promocionais de lançamento da filial manauara tiveram exibição nacional pela Record. Inclusive na TV A Crítica, enquanto afiliada.

Se hoje a Record TV tem prestígio e forte aceitação por aqui, é fruto da parceria com a TV A Crítica. E para manter essa posição é necessário investir, desde já, na contratação de profissionais dos mais variados setores que conhecem a realidade daqui.

Nesse sentido, o mercado local sai ganhando.

Certamente a rede está partindo para a contratação de rostos já conhecidos pelo público local. Depois vem repórteres, profissionais da produção, editores, chão de fábrica… Também não pode esquecer que os hábitos e costumes do público amazonense são bem diferentes do público paulista.

Um futuro Balanço Geral AM, com formato fiel a edição levada ao ar em São Paulo, tem força pra bater o Alô Amazonas, atual líder no horário do almoço?

O tempo dirá.

As metas da rede também são desafiadoras. Projetam uma leve queda na média-dia nos primeiros meses de operação.

Para uma emissora que está começando DO ZERO? Em uma praça PNT historicamente problemática e com a concorrência consolidada?

Pode chegar, Record TV! Mas com os pés no chão.

--

--