#MídiumFérias

Bicicleta — Substantivo feminino

Fotorreportagem aborda as diferentes facetas da Fortaleza que se abre para as mulheres ciclistas

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento
4 min readDec 13, 2018

--

Textos e fotografias por Marcela Tosi, Simone Santos e Thays Maria Salles

Andar sobre duas rodas já foi considerado causa para a infertilidade feminina e prática indecente para mulheres. Antes de lutas por preservação do meio ambiente e da busca por melhorias na mobilidade urbana, a bicicleta fez parte de uma outra revolução: a feminista. Ainda no século passado, a jornalista Maria Pognon, presidente da Liga Francesa de Direitos da Mulher, afirmava que a bicicleta era “igualitária e niveladora”, ajudando a “libertar o nosso sexo”.

Com as bikes, mulheres de ontem e de hoje reivindicam e conquistam as ruas. Pedalar se apresenta como um ato político, uma representação visível dos conflitos e desigualdades que compõem as cidades. O ser mulher, o ser ciclista, o ser mulher e ciclista na cidade, (re)configura-se em um espaço que ainda não nos dá totalmente o direito de ir e vir.

BICICLETA — SUBSTANTIVO FEMININO surge para ampliar as vozes e evidenciar as experiências de mulheres que trazem novos sentidos para as relações consigo mesmas e com os espaços públicos de Fortaleza. Em seus relatos, conhecemos desafios, conquistas e sonhos. Embarque nesse passeio conosco e aproveite o caminho!

Marília

Há quatro meses, Marília Freitas encontrou uma nova companheira. Fazia tempo que pensava em se aproximar dela e em junho conheceu alguém que a incentivou para dar o pontapé inicial na relação. Foram juntando dias e experiências. Andaram em círculos pelas praças até ganhar confiança para percorrem juntas o trajeto entre a casa de Marília e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os trajetos, antes curtos, vão se expandindo e quase sempre acontecem na companhia de amigos. A Praia de Iracema e o centro de Fortaleza já entraram no itinerário cotidiano. “É um processo em que estou caminhando e quero continuar. Eu me sinto livre, sinto que posso não depender de ônibus ou carro e ainda fazer um exercício físico”, explica a ciclista iniciante.

+leia mais

Marcélia

Em um dia voltando do trabalho para casa, Marcélia, 32 anos, bacharel em Direito, descobriu seu amor pela bicicleta e pela sensação de liberdade ao pedalar. Em pouco tempo, começou a fazer isso todos os dias, motivada pela rapidez para se locomover entre as avenidas 13 de Maio e Bezerra de Menezes.

O estresse de dirigir e o trânsito impulsionaram Marcélia a fazer outras rotas de bicicleta no dia a dia, desde uma consulta na Aldeota até um passeio na Praia de Iracema. “Não consigo aceitar ir para um lugar de ônibus ou carro, se eu posso ir de bicicleta”, diz ela. Entretanto, ressalta que a falta de segurança é o principal fator de, às vezes, decidir por outro meio de transporte.

+leia mais

Catarina

Feminista, cicloativista, vegetariana, cada vez mais parte de Fortaleza. A necessidade de aprender a pedalar para conseguir tirar a CNH AB (para carros e motos) e uma bicicleta infantil do Ben 10. O que tudo isso tem a ver? Há quatro anos, os rumos da vida de Catarina Silver mudaram por duas rodas. A professora e fotógrafa conta que a bike a escolheu.

“Eu tinha comprado uma moto e fui tirar a CNH. Na primeira aula, eu não conseguia nem deixar a moto em pé. Então o instrutor disse que precisava aprender a andar de bicicleta. Comprei uma bicicleta do Ben 10, de criança, e aprendi no mesmo dia”, relembra. Pedalando com essa mesma bike para ir para auto-escola, Catarina “se apaixonou” pelo modal.

+leia mais

Nina

Quatro bicicletas marcam a vida da menina dos cabelos tangerina. A primeira, chamada carinhosamente de Rapariga, relembrava as cores da sua primeira bicicleta. Depois veio a Lacroix, em homenagem a uma conhecida atriz pornográfica; essa hoje está com seu irmão.

Em seguida, apareceu a Mia e sua atual bike é uma composição de peças dela. Ainda sem nome, esta mais recente companheira já foi cinza, mas hoje está “branquinha”. Hinata, personagem de Naruto, é um dos nomes cogitados para o batismo.

+leia mais

--

--

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento

Um movimento de experiências em comunicação, integrado por estudantes de Jornalismo da UFC. Assine nossa newsletter: http://tinyletter.com/midium