Entre praças, corre um trenzinho

Quando a diversão desliza entre o entretenimento público e o privado — em oito rodas.

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento
4 min readApr 17, 2018

--

Por Cindy Damasceno, Lucas Freire Falconery e William Barros

Em Fortaleza, são poucos os bairros com a dinâmica do Conjunto Ceará. Localizado no extremo sudoeste da capital, ele está geograficamente afastado dos principais pontos de atividade urbana. Trabalho, lazer e assistência pública parecem sempre estar a, no mínimo, trinta minutos de distância. Talvez por isso tenha se construído nele uma comunidade independente e estruturalmente mais autônoma: a vizinhança abriga bancos, escolas e estabelecimentos comerciais diversos. Uma cidade dentro de outra cidade.

É uma independência que abriga e centraliza. O Conjunto Ceará, pela sua versatilidade “faz-tudo”, por vezes agrupa as comunidades menores ao seu redor. Os moradores dos bairros adjacentes encontram no Conjunto um suporte que não existe em seus próprios limites e o Pólo de Lazer Luiz Gonzaga, encostado na principal avenida da região — a Avenida Central — é um dos pontos de encontro dessa realidade confluente. Os finais de semana nas imediações são ocupados por um fluxo intenso de carrinhos de pipoca, vendedores de batata frita e caixas de som, vindos de diversos locais e que dividem com o público o espaço na praça lotada.

É do Pólo que, de sexta a domingo, sai um trenzinho.

A Leocomotiva em um de seus passeios. Foto: Reprodução/ facebook.com/trenzinholeocomotiva
Aperte play antes da leitura para entrar no clima! Edição: William Barros/ Equipe Mídium

Leocomotiva

A Leocomotiva — um trocadilho com o nome do proprietário — é um trenzinho vermelho que circula de sexta a domingo entre as praças do bairro desde 2017. Tem dois vagões articulados onde personagens infantis pulam e se penduram, embalados por um trilha sonora infantil dos anos 1980 e funks cariocas. Tudo puxado por um veículo 4x4. A pequena comitiva se destaca na multidão do Pólo de lazer, com suas personas em fantasias cativantes, luzes e música alta que causam euforia nas crianças ao redor.

Caminhando a favor do vento

A interação começa em um trecho da extensa calçada da avenida Ministro Albuquerque Lima, de onde, em minutos, o trenzinho iniciará seu itinerário. Quem passa por lá recebe um simpático “oi” e acenos das personificações de desenhos infantis com máscaras no rosto ou enormes cabeças coloridas.

Homem Aranha brinca no vagão. Imagens: Cindy Damasceno/ Equipe Mídium

Duas personagens sobem no trenzinho, enquanto outras duas ficam no vagão caminhando por entre os passageiros. Vez ou outra saltam e passam a fazer graça na rua, correndo ao lado da locomotiva. Uma quinta pessoa fica responsável pela segurança, vigiando de forma geral.

Um segurança garante que os clientes que sobem à bordo durante o percurso estejam seguros. Foto: Cindy Damasceno/ Equipe Mídium

Começa a viagem e, em nenhum momento, o trenzinho passa despercebido, prendendo os olhares de quem está nos bares, nas lanchonetes, de quem está caminhando ou jogando conversa fora nas calçadas. Músicas infantis fazem a trilha sonora do passeio, resgatando os clássicos dos anos 80 e 90 até as mais atuais. Algumas dessas despertam um coro formado pelas crianças e pelo grupo que anima o trajeto, com direito a coreografia.

As crianças são as principais atraídas pelo Leocomotiva. Imagens: Cindy Damasceno/ Equipe Mídium

Mas a grande performance da viagem acontece quando a locomotiva para e todos os personagens vão para a calçada e começam a dançar sincronizados ao som de um funk. Nesse momento, todos os passageiros param e olham fixamente, assim como quem está na rua. Todos dão boas risadas. Os quatro integrantes performam e, por fim, o motorista puxa as palmas.

Crianças criam sua própria coreografia, embaladas pelos personagens. Imagens: Cindy Damasceno/ Equipe Mídium

Voltando ao movimento, alguns acompanhantes aproveitam o tempo para conversar. No trem, o espaço é menor, alguns colocam o braço por cima do ombro de quem está ao seu lado e vão aproveitando o passeio juntos. Os dois que corriam na rua agora passam a interagir diretamente com os passageiros. Escutam-se gracejos como “tua mãe te vende?”, “aqui o pai é quem é mais animado!” e “deixa eu dar um beijo nessa testa”.

Parentes participam do passeio. Foto: Cindy Damasceno/ Equipe Mídium

A comitiva vai se aproximando do local de chegada, ainda com música alta. Mais uma vez surge a voz empostada, que avisa sobre o fim do passeio. Todos vão se organizando para descer e a calçada fica cheia, já com outras pessoas aguardando o trenzinho. Quando questionada, quase como uma afirmação, sobre o cansaço da viagem, a Minnie Mouse responde: “Não… Já estou acostumada!”.

Dentro e fora

À medida que o trenzinho se aproxima do seu ponto final os integrantes da equipe — até então envolvidos em movimento — vão se reconfigurando para assumir suas responsabilidades em repouso. Bilhetes são recolhidos, cintos desafivelados e inicia-se a limpeza e manutenção. As personagens, carinhosamente caracterizadas, fazem folia na praça. Tudo se apronta para a próxima viagem.

No próximo momento, o detrás da fantasia: quem serão as pessoas que ligam o público ao vagão?

Aproveita que você leu até aqui e escuta nossa playlist inspirada no passeio da Leocomotiva :)

--

--

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento

Um movimento de experiências em comunicação, integrado por estudantes de Jornalismo da UFC. Assine nossa newsletter: http://tinyletter.com/midium