EDITORIAL

O “destruir” e o “inverter” da sociedade

O tema do quarto ciclo do Mídium é “Subversão: a vez da voz”

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento
3 min readMar 14, 2019

--

14 de março de 2019 e esse Editorial é publicado. 365 dias se passaram desde o assassinato de Marielle Franco. Ainda é março e um jovem -negro morreu asfixiado por um mata-leão em shopping. Uma busca rápida na Internet por Dandara e o vídeo ainda está lá. Dandara exposta sem pudor algum, após minutos intermináveis de tortura seguida de morte. O que é um corpo? O que compõe um corpo? O que mata um corpo?

Existe uma tendência em invisibilizar os diferentes, seja porque eles quebram a imagem perfeita de hegemonia ou porque sinalizam que há outros caminhos a seguir que não o tradicional. Mas o que é diferença? Você é diferente? Diferente de quê?

Falar do corpo se torna importante em um cenário ainda mais acentuado em que corpos desviantes são alvos de violências ao mesmo tempo que protagonizam revoluções

No Mídium, acreditamos que todos devem ter suas palavras ouvidas. A comunicação pode servir como porta para adentrarmos em visões de todos os ângulos de um mesmo relato. A voz antes silenciada torna-se ativa e dá vida a um jornalismo pautado em causas além do “noticiar”.

No nosso primeiro ciclo, perguntamos “Por que falar sobre Feminismo?”. No segundo, discutimos cidades, percursos, pessoas e violências. O terceiro, sobre Sexualidades, nos mostrou o caminho do afeto, do autocuidado, das dores que nos atravessam, mas também da cura. O novo ciclo do Mídium, Subversão, existe porque não temos respostas.

O que acontece depois da virada de ano? Por que 2019 causa tantos arrepios e preocupações? O que significaram as eleições de 2018? Para onde vamos e como vai a Comunicação?

Olhando de cima, parece até que os ciclos passados foram uma preparação para esse. Estamos mais maduros e caminhamos com mais firmeza. Ter falado sobre movimentos importantes, afetos e pessoas nos encaminha para outra pergunta: o que fazer com tudo isso? Nos daremos a chance de descobrir.

Em 2019, o Mídium te convida a fazer parte desse novo movimento ainda silencioso que é a descoberta do Pós. Pós-Marielle, pós-Dandara, pós-Pedro Henrique. Estamos depois de muitos que lutaram e de tantos que alguns desejam eliminar e esquecer. Entretanto, o tempo não é linear. Nada fica simplesmente para trás. A História e as histórias passam pelo tempo concentricamente. A memória cativa não nos deixa esquecer quem foram e quem são, por isso os rostos e nomes estão estampados.

Construiremos novos caminhos e pensaremos, juntos, o que nossos corpos significam para além de todo o arrepio sentido nesse ano que inicia

Tal qual a Mangueira queremos relembrar a história dos nossos. Não daqueles presos nos livros didáticos e sim de quem é como eu e você, que sofreu para fazer esse Brasil existir. Afinal “tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado. Mulheres, tamoios, mulatos. Eu quero um país que não está no retrato”.

Queremos o Brasil fora das molduras, os retratos de nosso dia a dia, de quem resiste simplesmente por existir, de quem sustenta o país e nunca recebe atenção. Levantaremos nossos holofotes e megafones para fazer o melhor que a Comunicação pode conseguir: contar histórias e ampliar vozes. Falaremos o que precisa ser falado, guardaremos o silêncio de quem precisa de tempo para analisar, levantaremos para caminhar, sentaremos para o cuidado e, juntos, resistiremos. Somos subversão.

Se eles querem a ordem, nós desejamos a desordem da liberdade de ser, falar e ouvir. Se o progresso deles nos retrocede, nós não aceitamos. Enquanto tentam fazer esquecer, nós lembramos. Somos Marielles, Dandaras, Chicos, Matheusas, Elzas, Vladimires, Pequenas, Jovitas, Carolinas, Linns, Conceições, Paulos, Leilas, Joãos e Marias. Nós representamos.

Enquanto negam espaço, nós ampliamos caminhos. Enquanto uns seguem a maré do silêncio, caminhamos contra o vento e falamos. Nos comprometemos em quebrar quaisquer padrões que tentem nos impor. Enquanto uns são fantoches, nós não aceitamos o controle. Enquanto o retrocesso ameaça, a Comunicação evolui. Nos movimentamos.

--

--

Equipe Mídium
Mídium - Comunicação em Movimento

Um movimento de experiências em comunicação, integrado por estudantes de Jornalismo da UFC. Assine nossa newsletter: http://tinyletter.com/midium