Projeto “Limpeza de Backlog de Joguinhos 2017”

Ou “Como Aumentar o Seu Backlog Enquanto Tenta Limpá-lo - 2017 Edition.”

Miguel
Backlog
4 min readDec 16, 2016

--

Oi. Tudo bem?

Eu sou uma pessoa que gosta bastante de jogo. Sabe, videogames. É, aqueles mesmo. E por eu gostar tanto eu acabo me interessando por muitos jogos diferentes o tempo todo, e por eu me interessar por muitos eu acabo sofrendo de um problema que muita gente parece sofrer também: o de comprar mais jogos do que tenho tempo e determinação para administrar, o que culmina numa lista desnecessariamente grande de jogos que nunca foram sequer instalados, apesar de eu ter gasto dinheiro na maioria deles.

Sendo sincero, eu acho que jogo muito pouco. Muito menos do que parece que eu jogo e muito menos do que eu realmente gostaria de jogar. Na maioria das vezes eu tenho preguiça de sequer abrir um jogo qualquer da minha biblioteca da Steam e começar, e o número grande de jogo que eu vou acumulando acaba na verdade por me desmotivar, e no fim eu não jogo é nada mesmo. Por causa dessa falta de motivação(e porque eu não consigo decidir o que fazer nunca) eu passo muito mais tempo falando sobre esses jogos, pensando neles e lendo artigos e discussões na maioria das vezes bobas sobre eles do que realmente jogando o que eu gastei dinheiro com o intuito de, bem, jogar.

E eu quero tentar mudar isso.

A minha ideia pra isso é, primeiro de tudo, organizar uma lista com tudo que eu tenho, detalhando cada plataforma e jogo, desde os que ganhei de amigos, os jogos grátis distribuídos na Playstation Plus, os jogos que vieram em humble bundle, até os jogos de 200 reais que comprei sem nem ter ideia de quando iria jogar. Essa lista vai me ajudar a ter um norte e saber quais dos meus jogos importam de verdade pra mim ou não. Também servirá pra eu ter fácil acesso a todos os jogos que eu tenho sem a necessidade de abrir a Steam ou qualquer outra loja de joguinhos digitais. Vou botar tudo em uma planilha no Google Drive pra esse post não ficar ridiculamente gigante.

Então… Bora fazer isso? Bora.

Depois de algumas horas arrumando, essa é a lista no Google Drive: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tB_fBn9b1TcDIqEPy48XoH2nw9hTfXWl_99j0hAcbq4/edit?usp=sharing

Aí estão todos os jogos que eu possuo com algo escrito do lado de (quase)cada um. Todos que estão em um fundo verde eu já finalizei e não contam pra lista final, o resto não vai ter cor não e muitos deles também não vão contar pra lista final.

Agora que eu fiz toda a planilha eu vou fazer a lista final de “Jogos que Tentarei Terminar Até o Fim de 2017 Porque Eu Tenho Jogo Demais e Não Estou Jogando Nada™.” É bom notar que eu não vou botar na lista TODOS os jogos que eu possuo que eu não terminei. Seria impossível limpar o backlog assim, até porque tem MUITO jogo(muito mesmo, chuto que mais de 100 vendo por essa lista do Drive aí) que eu ganhei ou comprei que nem pretendo jogar mais por N razões diferentes(ás vezes o jogo só é ruim mesmo e não tem porque eu me forçar a jogar algo que eu sei que não vou gostar de jeito nenhum, afinal, não sou tão maluco assim). Também não quero sair correndo pra jogar todos os jogos e quero levar o meu tempo com eles, então não vou sair postando atualizações da lista todo dia igual um louco. Ah, e tiveram alguns jogos que, apesar de eu ter interesse neles, eu deixei de fora da lista final pra ela não ficar grande demais e eu ter um número administrável de jogos.

SEM MAIS DELONGAS, apresento A Lista™:

Playstation 3(7)
- Red Dead Redemption
- Spec Ops: The Line
- Chrono Cross
- ICO
- Shadow of the Colossus
- Dead Space 3
- Beyond Good & Evil HD

Playstation 4(14)
- Spelunky
- inFamous First Light
- Transistor
- The Swapper
- Velocity 2X
- Binding of Isaac: Rebirth
- Super Time Force Ultra
- Xeodrifter
- Grim Fandango Remastered
- Final Fantasy VII
- Digimon Story Cyber Sleuth (esse falta só o último chefe)
- Furi
- Final Fantasy XV
- Gravity Rush Remastered

Steam (22)
- Bioshock
- Chroma Squad
- Downwell
- Dreaming Sarah
- Final Fantasy IV
- Final Fantasy X/X-2 HD Remaster
- Her Story
- Life is Strange
- LISA
- Megaman Legacy Collection (do 3 ao 6)
- Odallus: The Dark Call
- Ori and the Blind Forest
- Outland
- The Stanley Parable
- A Story About My Uncle
- The Talos Principle
- Tomb Raider
- Volume
- The Walking Dead Season 1
- Knights of Pen and Paper +1
- The Last Remnant
- To the Moon

Pois bem, agora eu tenho que andar com isso e tentar limpar pelo menos uma parte considerável até o fim do ano que vem. Um ano pra jogar isso tudo parece muito tempo, mas se levar em consideração que eu não terminei nem dez jogos em 2016, um ano não é lá tanto tempo assim. Ainda mais se levar em consideração que ano que vem tem muito jogo bom pra sair, é provável que no fim do ano que vem a lista esteja maior ainda.

ENFIM. Um outro dia eu volto pra atualizar isso tudo. Provavelmente só voltarei no fim de janeiro e até lá espero ter mexido em algo na lista. Provavelmente ela vai ter só aumentado, mas acontece...

Até!

--

--