Design pós-crise

Vários segmentos estão interligados e as crises impactam no presente e no futuro em nossas vidas e negócios.

Juvenal Joaquim
Miligrama Design

--

Qual o impacto no design?

Fazer previsões é sempre algo muito delicado, ainda mais num cenário tão instável como o atual. Logo, não tem como garantir uma estratégia correta para esses tempos incertos, mas tem como tentar projetar esse impacto.
- Vamos lá?

No primeiro momento, a procura pelos serviços de design gráfico foi bastante afetada — mas não estamos sozinhos nessa. É normal que projetos que estavam para sair do papel tenham uma pausa, afinal, o risco é maior em meio à crise. Também é normal que as empresas não procurem um rebrand, pois podem perder o impacto que buscam com um reposicionamento. Assim, de início, o design sofre esse impacto negativo.

“…o design como ferramenta para inovar.”

Após esse primeiro impacto, as empresas devem começar a questionar suas ações e posicionamentos em meio à crise. Muitas delas encontram, como inovação, o meio digital, na forma de suporte online, de aplicativos, novos serviços, etc. Mas também, muitas delas não sabem como chegar a essas soluções. É aí que temos o design como ferramenta para inovar.

Dentro da metodologia do design, existem vários processos que podem estimular um negócio a inovar, sendo eles: Design Sprint, Design Thinking, Mapa de Empatia, dentre outros. Estes processos podem gerar novas possibilidades e produtos, logo, novos posicionamentos. Desta forma, o design é utilizado como estratégia e participa junto às reuniões de planejamento.

Por mais que sejam utilizados alguns métodos como o Design Sprint, onde se encurta o tempo do projeto, na maioria das vezes, é necessário um tempo hábil para uma boa pesquisa, imersão, conceituação e criação. Assim, o design novamente entra na etapa de planejamento e desenvolvimento do negócio. Se estamos falando sobre tempo e planejamento, logo, mesmo em meio à crise, o design também pode ser utilizado.

Em resumo, a utilização do design como ferramenta, impacta não só as inovações do mercado, como também os próprios designers, que podem se reconhecer como ajudantes para soluções nos negócios. O design também pode ser uma grande ferramenta para alinhar culturas organizacionais, já que muitas estão se remodelando com as novas possibilidades de trabalho, como o homeoffice — Mas isso é assunto para um próximo texto!

Abraçøs!
Se quiser continuar esse papo, fale com a gente!
Miligrama Design.

--

--

Juvenal Joaquim
Miligrama Design

Miligrama Design | sócio e diretor de novos negócios