
11 motivos porque sua marca não está tendo resultado com o facebook.
Esse textão não é para falar sobre como Mark é mercenário, ou sobre o Facebook estar matando o conteúdo orgânico e tão menos para falar que a rede está morrendo.
Esse é textão para você (tentar) entender o porquê sua fanpage não tem o resultado que você espera. Antes de começar, precisamos entender de fato qual a função e os benefícios das mídias sociais para o seu negócio.
Fortalecer sua marca, criar conversas e se posicionar frente ao mercado são os principais benefícios de utilizar estratégias de comunicação nas mídias sociais, mas para isso é necessário compreender o ambiente em que você se encontra. Cada mídia social possuí suas características que devem ser respeitadas, mas no geral, o que REALMENTE deve importar para o seu negócio é a relação humana.
Eu adoro listas, vocês adoram listas, então vamos a lista de hoje:
1. Você só fala de si
Redes sociais são rede de relacionamento e assim como qualquer relacionamento, para fortalecê-lo é necessário cuidar e cultivar dele, caso contrário, ele morre. :(
Marcas que apenas falam de si soam interesseiras e grosseiras e não abrem portas para conhecer seus clientes e transforma-los em fãs, ou ~brandlovers~ pra você que curte uns termos gringos, como eu.

[meme] Em todos esses anos, nessa indústria vital, essa é a primeira vez que [/meme]
Temos a oportunidade de ter uma conversa íntima com os nossos clientes, ter feedbacks instantâneos e utilizar essas informações para adaptar os negócios as mudanças do comportamento humano que impactam o mercado econômico como um todo.
2. Não existe estratégia ou se quer planejamento e ninguém acompanha os resultados
Você está nas mídias sociais porque algum ~guru do mkt~ disse que você deveria estar lá; que você teria grandes resultados ao criar uma fanpage da sua marca. Mas essa pessoa não te disse que para isso, é necessário:
Planejar — pesquisar — testar — acompanhar resultados — aperfeiçoar as estratégias — conhecer o público — acompanhar os concorrentes — repetir tudo de novo a cada mês.
3. você se prende MUITO as métricas
Métricas são extremamente importantes, mais importante ainda é saber quais métricas acompanhar para compreender o sucesso ou fracasso das suas ações. Muitas empresas se perdem na relação com os consumidores ao acompanhar métricas demais e se tornarem “robóticas”.
Se prendem aos números e esquecem a real essência das mídias sociais: As pessoas.
4. Você não está explorando as funcionalidades do gerenciador de anúncios
O conteúdo orgânico a cada dia, vem perdendo mais espaço na timeline, e isso não é novidade. Em contra partida o Facebook disponibiliza através da ferramenta Gerenciador de Anúncios, inúmeras oportunidades se segmentação para você atingir quem realmente é interessado no seu produto/serviço.
Se você frequentemente impulsiona os conteúdos através do botão “impulsionar publicação” na sua página, eu lamento em dizer, mas você está utilizando apenas a pontinha do iceberg Facebook.
5. Você espera que o Facebook seja a galinha de ovos de ouro
É preciso ter consciência de que os resultados são ao longo prazo, não importa o que aquele ~guru do mkt~ falou, todo trabalho de marketing digital, seja ele: mídias sociais, blog, marketing de conteúdo, branded content entre outros, não fazem milagres para o seu negócio e principalmente no seu faturamento, são necessários muitos meses de planejamento, teste, aperfeiçoamento das estratégias e identificação do público para criar credibilidade e conversa com seus clientes.
6. Você está preso a métricas de vaidade
Acompanhar os resultados com as métricas certas são essenciais para acompanhar o sucesso das ações da sua fanpage, e para o fracasso basta você se importar APENAS com métricas como like, seguidores e confirmação em evento ou acesso a um link.
Isso não quer dizer que você deve ignora-las, apenas não utilizar como parâmetro de sucesso do seu negócio.
7. Você não interage com seus clientes e potenciais clientes
Tirar dúvidas sobre produto, horário de atendimento não é a única função das mensagens ou comentários, pode ser a a porta aberta para você dialogar com as pessoas.
8. O trabalho não é feito por um profissional
A síndrome do pato
O pato é uma ave que sabe andar, voar e nadar. Mas não é um modelo em nenhuma das três coisas. O andar do pato é desajeitado. Ele nada devagar. E voa muito mal.
É isso que acontece quando o CEO também comercial e marketing e ainda cuida das compras, ou quando você coloca alguém de “cargo de confiança” para fazer gestão da sua marca no ambiente digital, afinal é só ficar no ~face~.
Se você quer ter resultados duradouros precisar ter um time profissional preparado e focado no mesmo objetivo, que através de planejamento, estratégias, metodologias e métricas, vai buscar o sucesso do seu negócio.
9. Você não da liberdade ao social media
Se você já possui um profissional para gerenciar as mídias sociais do seu negócio, entenda-se que você acredita no trabalho dele, mas se você não dá liberdade para ele testar novas estratégias, você está subestimando a capacidade dele trazer lucros para você e principalmente não está explorando ao máximo o valor investido.

10. O que você transmite nas mídias sociais não corresponde ao ponto de contato com o cliente
Outro erro comum que vivencio com os clientes que presto consultoria, é a divergência entre o que se diz na internet e o que se faz no dia-a-dia da empresa.
Se esse é o seu caso, saiba que o buraco é mais embaixo, geralmente esse problema está ligado a cultura da empresa, o que será bem difícil (mas não impossível) de obter mudanças.
11. Suas metas de negócios não estão alinhadas com as metas “sociais”
Pressuponho que você tenha metas do seu negócio, são elas que direcionam os passos que sua empresa dará, mas não basta apenas ter metas, é necessário criar um método para atingi-las.
Nas mídias sociais não é diferente, além das métricas “sociais” como: envolvimento, consumo, conversões ou alcance, devem estar alinhadas as métricas de negócio como: reconhecimento de marca, liderança no mercado, vendas ou leads.
Analise se sua empresa está cometendo algum desses erros, converse com o seu time, conheça o ambiente em que você está, e não tenha medo de mudar!
Quer uma avaliação personalizada da sua empresa? Manda um email para milk@milkcontent.com.br ❤
Esse texto foi útil para você? Compartilhe para ajudar mais pessoas :)
Esse texto foi publicado originalmente em www.milkcontent.com.br

