A emoção de carregar a Tocha Olímpica no meu país

Rede Nacional do Esporte
Rede Nacional do Esporte
4 min readMay 5, 2016

--

Por: Jane Karla Rodrigues, atleta paralímpica de Tiro com Arco

Acesse www.brasil2016.gov.br

Foto: MPIX/CPB

Muitos atletas sonham em conquistar resultados, participações e títulos nos grandes campeonatos como Jogos Parapanamericanos, Mundiais e Paralimpíadas. Eu já tive a honra de viver isso no esporte.

Como mesatenista, eu participei nos Jogos Parapanamericanos em casa, no Rio 2007, assim como no México, em 2011, e nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. Conduzi a tocha dos Jogos Panamericanos 2007 em minha cidade e foi um momento muito especial e emocionante.

Agora estou vivendo essa história uma segunda vez, só que ainda maior. Mudei de tênis de mesa para o tiro com arco e já conquistei mais uma medalha de ouro nos Jogos Parapanamericanos 2015, em Toronto, no Canadá. Agora também vou conduzir a tocha do maior evento do mundo: as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

A minha história no esporte começou em 2003 quando conheci o tênis de mesa. Foi amor à primeira raquetada. Dediquei-me totalmente e foquei nos Jogos Parapanamericanos 2007 em casa, no Rio de Janeiro. Lá conquistei meu primeiro grande título: o de campeã Parapanamericana, sendo a primeira atleta mesatenista feminina paralímpica brasileira a conquistar a medalha de ouro e vaga em uma Paralimpíada! Foi muita emoção e alegria ganhar esse título em casa e ainda receber o troféu de melhor atleta da América.

Nas Paralimpíadas na China senti o que significa competir em casa. A torcida para os chineses no tênis de mesa, esporte nacional na China, foi magnifico e sonhei um dia viver o mesmo em meu país. Agora terei essa chance, mas não será no tênis de mesa e sim no tiro com arco.

Em 2010 subi para a terceira do Ranking Mundial e meu sonho se renovou novamente para a conquista de medalhas em mundiais e Paralimpíadas. Mas naquele mesmo ano tive que parar para tratar um câncer de mama. Passei por cirurgias, tratamento com quimioterapia e radioterapia. Com certeza essa foi minha maior competição, quando sai vencedora na vida.

Foto: Arquivo Pessoal

Voltei somente poucos meses antes dos Jogos Parapanamericanos de 2011. Com muito trabalho consegui mais uma medalha de ouro e qualifiquei para minha segunda Paralimpíada, em Londres 2012. Hoje estou preparando para minha terceira participação nos Jogos, desta vez aqui no Brasil. Mas tudo mudou, menos a vontade de vencer e ganhar uma medalha para o Brasil.

Em 2015 mudei de tênis de mesa para tiro com arco para garantir minha participação no esporte de alto nível. A decisão foi nada fácil porque já tinha garantido uma vaga para os Jogos Parapanamericanos no tênis de mesa em Toronto. Devolvi a vaga em Janeiro do ano passado e comecei a correr atrás da minha vaga no tiro com arco, garantindo a vaga em maio novamente para Toronto.

Em Agosto ganhei a medalha de ouro pela terceira vez nos Jogos Parapanamericanos, mas pela primeira vez no tiro com arco. Dessa vez conquistando também a primeira medalha para Brasil no tiro com arco feminino Paralimpico.

Hoje estou totalmente focada nas Paralimpíadas no Rio e espero um evento fantástico com torcida muito especial para nós atletas Brasileiros. Quero dar o meu melhor para nosso Brasil. Acredito que com foco, determinação, dedicação e muito trabalho você pode realizar seu sonho. Nunca desista do seu sonho. Se não der certo, dê um jeito, tente outro e siga o seu grande Sonho!

Agradeço a todas as pessoas que estão ao meu lado me apoiando para realização do meu sonho no esporte e à Deus pela minha saúde de volta e a chance de poder viver esse grande momento que será as Paralimpíadas em meu país!

Acesse o twitter, o facebook e o instagram do Brasil 2016. Estamos no snapchat! Procure por VaiBrasil_2016

Acesse também o twitter, o facebook e o instagram do Ministério do Esporte.

--

--

Rede Nacional do Esporte
Rede Nacional do Esporte

Perfil oficial do Governo Federal sobre a preparação dos atletas brasileiros rumo a Tóquio 2020.