Caminho até a certificação PSM II

Está se preparando para a prova? Então se liga nesse post!

Fábio Brasil
Mindset Ágil
4 min readJun 1, 2020

--

E aí pessoal, tudo bem?

Neste artigo vou compartilhar um pouco da minha experiência em me preparar para a certificação Professional Scrum Master™ II da Scrum.org.
Em Novembro de 2018, me desafiei a passar no exame da PSM II.
No início do ano, eu havia começado a trabalhar como Scrum Master. A minha primeira certificação foi a PSM I, também da Scrum.org e me ajudou muito a compreender as regras do jogo de forma teórica. Eu estava me achando O Scrum Master.

Scrum (pron. [skrʌm]) método de reinício de jogada no rugby

Mas a realidade na empresa ainda estava bem longe do que está escrito no Scrum Guide 🤔 E na prática, eu sabia menos do que imaginava 🤓.

Como SM meus principais desafios eram:

  • Explicar na prática o framework para o Product Owner, Time de desenvolvimento e organização;
  • Ajudar o PO a maximizar o valor do produto e do trabalho do time de desenvolvimento;
  • Conseguir entregar um incremento de produto que fosse potencialmente lançável no final da sprint;
  • Remover impedimentos em um time distribuído;
  • Resolver conflitos;
  • Minimizar dependências de múltiplos times trabalhando no mesmo produto;
  • Dar visibilidade e transparência do que estávamos trabalhando na sprint atual.
  • Ser um facilitador / coach no time;

Eu tinha (e ainda tenho) muito o que praticar e aprender. Sentia que precisava evoluir para ajudar os times e como a melhor forma de fazer isso é estudando, pesquisei sobre a certificação a PSM II.

Como é a prova?

  • 30 questões no idioma inglês;
  • 90 minutos de duração, ou seja, 3 minutos por questão;
  • 85% de acerto para passar;
  • 250 dólares americanos por tentativa;
  • Formato: Múltipla escolha, verdadeiro o falso e múltipla resposta;
  • Recomendada para profissionais com pelo menos um ano de experiência como SM;
  • Recomendada para quem já fez a PSM I (mas não é um pré-requisito)

Comecei a estudar e ficou evidente que eu precisava saber mais sobre o papel do Product Owner e competência de gestão do backlog do produto. Portanto, não me sentia preparado para fazer a prova ainda.
A estratégia que adotei foi fazer a prova PSPO I primeiro, lembrando que essa também não é um pré-requisito, mas eu achei necessário no meu caso.

Deixa um comentário se você quer um post sobre a PSPO I!

Como assim? É necessário saber o papel do PO para a PSM II?

Sim! A prova exige conhecimento das competências do Professional Scrum Master:

  1. Entendendo e aplicando o framework Scrum;
  2. Desenvolvendo pessoas e times;
  3. Gerenciando produtos com agilidade;
  4. Desenvolvendo e entregando produtos profissionalmente;
  5. Evoluindo a organização ágil.

Como é uma prova avançada, muitas questões pedem para você pensar no significado por trás do que está escrito no guide e como você usaria, com uma abordagem mais prática, o Scrum. Exatamente o que eu estava buscando aprender!

Além disso, as questões são situacionais, ou seja, pedem como você agiria como Scrum Master em determinado contexto. Essas questões costumam ter enunciados extensos (entre 2 e 3 parágrafos) e respostas igualmente longas.

Conhecimento teórico:

Você vai precisar saber além dos papéis e eventos do Scrum e seus timeboxes.
Dê bastante atenção aos pilares e os cinco valores do Scrum.

Entenda bem a definição de pronto (DoD).

Entenda os três níveis de atuação do Scrum Master

Faça os principais simulados Open Assessment da Scrum.org (PSM, PSD, PSPO e SPS), até obter consistentemente 100%.

Leituras

  • Scrum Guide exaustivamente, até entender todo o conteúdo.
  • É altamente recomendado que você devore também o Nexus Guide.
  • Livro Scrum — A Pocket Guide do Gunther Verheyen. Esse foi o único que li para essa prova.
  • O livro Scrum Essencial do Kenneth S. Rubin costuma ser bastante indicado para essa certificação.
  • A Scrum.org recomenda outros conteúdos nesse link.

Blog posts

Conhecimento prático:

Diferente da PSM I, experiência prática como Scrum Master vai te ajudar mais do que simulados. Cuidado com simulados na internet que podem mais te confundir do que ajudar. Muitos deles são para outras provas ou até mesmo para a PSM I.

Dentre os simulados que conheço, recomendo o do blog do Simon Kneafsey: https://www.thescrummaster.co.uk/scrum/how-to-pass-the-professional-scrum-master-ii-psm-ii-assessment-from-scrum-org/.

Ter feito a prova com apenas 11 meses de experiência como SM foi desafiador, mas recomendo cuidado. Eu passei bem apertado e se pudesse voltar atrás teria praticado mais o Scrum antes de encarar o exame. Entretanto, me trouxe muito mais conhecimento para encarar os desafios e problemas no dia a dia.

Exercite seu conhecimento de Scrum participando de webinars, meetups e discussões em comunidades e se precisar de alguma coisa, pode contar comigo!

E aí, o que acharam? Qualquer dúvida deixe um comentário!

Vem com a Mindset Ágil — Consultoria e Treinamentos !

--

--