Internacionalizar é uma opção?

Leo Uchoa
Mindset Global
Published in
2 min readDec 23, 2015
1450878319_thumb.jpeg

Muitos empreendedores no Brasil montam seus modelos de negócio da mesma maneira que eram criados há dez, vinte anos atrás, na época em que por inúmeros instrumentos jurídicos e políticos tínhamos um mercado protegido a concorrência internacional, supostamente desleal, ou seja, criam empresas 100% focadas no mercado nacional.

Mais curioso ainda é o número absurdo de “CEOs” de startups brasileiras criando produtos unicamente para o mercado nacional, ainda pior aqueles que acham que atingir uma região específica do país, como nordeste ou sul, já é suficiente.

Fica parecendo que uma boa parte de nós, empreendedores de maneira geral, acredita que a internacionalização é pura e simplesmente uma opção a seguir ou talvez uma moda que daqui a pouco irá acabar dando lugar a algo novo.

Felizmente esse é um caminho sem volta, mesmo com nosso governo fazendo de tudo para desacelerar a economia e proteger o produto nacional, vivemos numa realidade globalizada, independente de de você gostar ou não.

Na minha visão, internacionalizar não é uma opção, é uma necessidade e a cada dia se torna mais simples lançar produtos em outros países, principalmente os de base tecnológico como aplicativos e plataformas web.

Minha questão nesse post é por que, conscientes que estamos de uma realidade globalizada, certos das facilidades de termos negócios em outros países, continuamos a insistir em deixar 100% dos negócios na mão do governo brasileiro?

Seria medo? Sentimento de inadequação com a realidade internacional? Problema com a língua estrangeira? Falta de referência? Apatia empreendedora? Arrisco definir como um pouco de cada um desses pontos e reforço que diversos mitos permeiam o meio acadêmico e profissional quando o tema é globalização. Mesmo profissionais experientes com operações bem grandes no país parecem reforçar esses mitos e buscam contribuir para o foco no mercado doméstico.

Segue abaixo uma lista de alguns mitos que sempre escuto e na minha opinião contribuem de maneira negativa na criação de novas empresas no país:

  • Devo começar internacionalizado minha empresa;
  • Devo primeiro conquistar o Brasil antes de partir para o mercado internacional;
  • Só grandes empresas internacionalizam;
  • A língua portuguesa é uma tendência e sempre me viro no “portunhol”;
  • Preciso de muitos recursos financeiros para uma experiência internacional;

Nos próximos posts vou fazer uma análise de cada um desses mitos e agora gostaria de saber sua opinião, internacionalizar é uma opção? Por favor deixe um comentário, será um prazer ajudar a esclarecer e conhecer também seu ponto de vista sobre o assunto.

_

Que tal começar hoje mesmo a atrair clientes internacionais? Clique aqui e faça um diagnóstico 100% gratuito para a sua empresa.

--

--

Leo Uchoa
Mindset Global

Fundador da Getmundi e co-fundador na uGlobally além de criador da metodologia Mindset Global para internacionalização de empreendedores