Por que uma metodologia para internacionalização de empreendedores e não de empresas?!

Leo Uchoa
Mindset Global
Published in
2 min readFeb 28, 2019

Quase todos os programas de internacionalização no Brasil focam em empresas maduras. A lógica é trabalhar com quem já tem um grau de maturidade suficiente para começar a pensar em se expandir para além das fronteiras nacionais. A internacionalização nesse caso figura no final da jornada empreendedora, como uma espécie de prêmio pelo trabalho bem feito no mercado doméstico.

Na prática essa metodologia de trabalho torna o acesso a programas e vivências internacionais praticamente inviáveis para empreendedores que estão começando, assim como para startups que ainda não saíram do papel, gerando empreendedores desconectados do mercado global, sem a capacidade de aproveitar as oportunidades lá de fora para melhorar seu produto no mercado interno.

Quando o empreendedor consegue preencher os pré-requisitos suficientes para entrar num desses programas, chega com tamanha desinformação e despreparo que os resultados dos esforços investidos praticamente se perdem.

Essa é inclusive uma das respostas para a razão por que temos ainda tão poucos casos de startups brasileiras que internacionalizaram.

A metodologia Mindset Global foi idealizada focando no empreendedor e não na empresa. Através de uma série de atividades conectadas, como workshops, estratégias e mentorias, os empreendedores passam a enxergar o mercado global de forma completamente diferente.

Em vez de preparar a empresa para o mercado global, a metodologia incentiva o empreendedor a ter uma vivência de negócios real fora do Brasil, independentemente do estágio da sua empresa.

Essa vivência, quando bem desenhada e experienciada, é quem vai motivar esse empreendedor no futuro a expandir sua empresa para outros horizontes além do próprio país.

A metodologia também defende a “globalização” da empresa ainda no Brasil, ou seja, através de ferramentas simples e praticamente sem custo, o empreendedor transforma sua startup local num empresa global, podendo inclusive atrair a atenção da mídia, de parceiros e clientes em diferentes países.

Dicas, sugestões ou dúvidas sobre como levar Mindset Global para sua cidade? Me escreve no leo@cultivatech.com.br

--

--

Leo Uchoa
Mindset Global

Fundador da Getmundi e co-fundador na uGlobally além de criador da metodologia Mindset Global para internacionalização de empreendedores