Mercado do café no Brasil

Segundo a pesquisa sobre "Tendências do Mercado de Café" realizada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) o café em pó é o mais consumido pelos brasileiros e continuará a ser pelos próximos 2 anos.

Apesar das capsulas terem conquistado bastante espaço no mercado ainda não conseguiram passar o café em pó por atingirem um público premium!

Existem 4 fatores principais que influenciam nas tendências do consumo do café:

1º Venda massiva de Café

  • Tecnologia traz café fresco em casa ao seu alcance
  • Café instantâneo, embalagem a vácuo, pré-torrefação

2º Surgimento dos Coffee Shops

  • A experiência dos Coffee Shops se torna mainstream
  • Ênfase em torrefações específicas, bebidas à base de espresso e indulgência

3º Café Artesanal

  • Pequenos torrefadores promovem suas marcas regionais
  • Novas técnicas de fabricação projetadas para enfatizar o sabor

4º Inovações em todo os lugares

  • Cafeterias como plataforma de inovação para varejo
  • As marcas da terceira onda são compradas
  • Reinvenção do café como bebida
"Qualidade Busca por produtos e serviços de qualidade que propiciem uma experiência diferenciada de consumo"

A qualidade do café é o fator mais considerado pelo consumidor ao escolher o produto, porém não é o único. A pesquisa conta que além da qualidade a idade do consumidor, as atitudes das marcas e a conveniência podem influenciar e muito na hora da compra.

A diferenciação dos produtos pode aumentar a percepção da qualidade do mesmo. Para tal é preciso analisar além do sabor. É possível qualificar um café observando se ele tem um selo de origem, edições limitadas, cafés especiais e se ele proporciona uma experiência.

A seguir, algumas marcas que realizam ações que qualificam os seus produtos

Selo de origem atesta a procedência e reafirma a qualidade:

Starbucks realizou coleções de cafés inspirados em diferentes países

Diferenciação, tanto no conteúdo como na apresentação, contribuem para percepção de qualidade

A marca Illy trabalha com embalagens assinadas por designers renomados

Novas bebidas a base de café conferem premiunização

Pellini lançou uma linha contem flores, frutas frescas, chocolates e cereais

Cafeterias possibilitam consumidores realizem atividades do dia-a-dia

The Bearded Man

Barbearia e cafeteria, dois serviços em um lugar só.

GitHub Office

Escritório comunitário com o serviços de uma cafeteria

Atitudes (Ecológicas e ambientais) Questões ecológicas e sociais passam a permear as relações de compra, tornando-se fatores de diferenciação

Fatores ambientais e ecológicos vem crescendo bastante nos últimos anos como mostra o gráfico a seguir. A embalagem reciclável é o fator que ganhou mais força em 2016.

A pesquisa diz ainda que o posicionamento e atitudes das marcas influência muito no convencimento do consumidor . Os coffee shops estão, cada vez mais, buscando se associar a serviços diferentes juntando assim, produto com experiência agregando valor ao café premium.

Coffee shops criam nichos e se relacionam com parceiros e fornecedores de visão similar

King Of The Fork

Espaço inspirado na cultura do ciclismo, no comer e beber bem. Para encontrar pessoas, comprar acessórios e saborear quitutes acompanhados de um bom café.

Hábito urbano de longas jornadas de estudo e trabalho ganha, nos coffee shops, uma parceria inusitada

"O ambiente urbano é propício para a proliferação de coffee shops, que emulam ambientes de trabalho. Na busca por um maior número de frequentadores, esses estabelecimentos aliam o consumo do café a locais de convívio social e profissional."

Unyc Café

Fornece consumo ilimitado de café por R$ 10 e tem uma pegada sustentável que envolve o consumo consciente.

"Obras de arte, pinturas, grafites, poesias, músicas e esculturas, não são únicas? Nós acreditamos que uma alimentação rápida, moderna e com muita vida também pode ser! Com base em pesquisas e sintonia com nossos parceiros, asseguramos a qualidade dos nossos ingredientes. Testamos diversas combinações, até chegarmos nas receitas perfeitas de nossas obras, genuinamente UNYC. Tudo feito à mão em nossa própria cozinha!"

Cofice

Café em Belo horizonte que aplica o conceito conceito de coworking em uma cafeteria

"Nossa missão é contribuir com a comunidade empreendedora e conectar as pessoas fora de suas casas."

Um outro fator que influencia e muito o consumidor brasileiro é a conveniência. Consumidores tem pressa. Todo mundo está sempre se deslocando para algum lugar .

A conveniência pode ser aplicada em todas as etapas do consumo do café, passando então pelo armazenamento, preparo até o consumo.

ARMAZENAMENTO - Green Star

A Green Star Coffee está focada na compra de grãos de café verde e chás finos de vilarejos e importadores comprometidos com o comércio justo e trabalhando por melhores oportunidades econômicas, melhoria do meio ambiente e da saúde para os cafeicultores e suas famílias.

Localizado na bela Santa Bárbara, na Califórnia, o Green Star Coffee tem uma reputação inigualável de serviços e produtos de destaque.

PREPARO - Nescafé-Dolce Gusto

Produtos complementares agregam diferenciação do produto. A nescafé é uma marca da nestlé de café solúvel. Com o passar do tempo e com a modernização a marca criou a linha dolce gusto de café em cápsulas e também a máquina para preparar os diversos tipos de café.

CONSUMO-

Em Foodservice conveniência permite realização de atividades simultâneas. Laundromat Cafe localizado na Dinamarca permite que seus clientes lavem suas roupas enquanto fazem suas refeições.

Além dos fatores apresentados a cima pode-se dizer que a idade influência muito na escolha do consumidor de café, segundo a pesquisa da ABIC os millenials, consumidores de 25 a 34 anos que procuram relações mais íntimas com as marcas e estão dispostos a pagar mais por isso.