O Brasileiro e o tal complexo de vira lata

Um pouco mais sobre os motivos que fazem o Brasileiro ser um dos povos que menos aproveitam as oportunidades.

Joao Vitor Chaves Silva
Minha mente
4 min readFeb 18, 2017

--

Nessa última semana a justiça de Minas Gerais concedeu em 1ª instância o direito a ter os direitos da CLT assegurados a um motorista que dirigia usando o UBER.

De forma resumida: seria como se o UBER se tornasse obrigado a contratar o motorista, e pagar os direitos trabalhistas como manda a CLT. O processo ainda vai sofrer vários recursos e deve levar alguns anos para ser finalizado, mas não é esse o tópico da conversa.

Também não quero debater a CLT aqui, mas os comentários feitos pelos internautas sobre o fato, que em sua grande maioria poderiam ser resumidos assim:

"Tinha que ser no Brasil"

Eu entendo perfeitamente esse tipo de comentário, a classe política brasileira tem um histórico de tomar decisões ruins, e nossa justiça tem a reputação de ser bastante imparcial e falha.

Mas daí a pensarmos que isso só acontece no Brasil, é um salto lógico gigantesco, afinal, casos similares aconteceram ao redor do mundo, vamos pegar um exemplo: o Reino Unido, um país que historicamente toma decisões melhores do que o Brasil, e ver o que tem acontecido por lá.

Bem, parece que conceder direitos trabalhistas aos motoristas do Uber não é algo “tinha que ser no Brasil.” afinal de contas.

Que tal vermos sobre as políticas energéticas? Afinal, um "País de primeiro mundo" como a terra da rainha, deve ter políticas muito mais avançadas do que as brasileiras, e está caminhando para se livrar da dependência do petroleo não é mesmo?

Bem…..

O grande ponto aqui é: não, essas coisas não acontecem só no Brasil.

Ok, mas e daí?

Agora entra em ação um ditado que eu gosto muito, que eu não lembro autor, mas que sempre faz muito sentido:

"O burro nunca aprende, o inteligente aprende com os próprios erros e o sábio com os erros dos outros."

Já sabemos que o Brasil não é um exemplo na hora de tomar boas decisões, mas também é importante perceber que não somos os únicos que erramos.

Da mesma forma que o fato de outro país ter feito, não torna aquilo a melhor opção, cabe a cada um de nós, observarmos quem já fez algo, e analisarmos as consequências, se elas foram positivas, a tendência é de que sejam positivas para nós, se deram erradas, temos que ser 3x mais cuidadosos antes de fazermos o mesmo.

Os reflexos do complexo de vira latas

Uma frase muito comum que vejo por aí é que se o Steve Jobs tivesse nascido no Brasil, ele provavelmente teria terminado a vida como funcionário público.

Talvez isso seja verdade, nunca saberemos, mas vale a pena lembrar que temos grandes empreendedores

Ter a mentalidade de que tudo dá errado no Brasil, é a forma mais simples de nunca tentar algo novo, ou já começar com menos entusiasmo e dedicação do que deveria.

Sim, o Brasil não é para amadores, mas também não é o inferno todo que falam.

Temos muito o que melhorar, mas também somos muito bons em alguns aspectos.

Temos pessoas incrivelmente capazes e dedicadas, aprendi sobre isso quando estava no MIT.

Temos gaps de demanda e oferta que criam oportunidades de mercado gigantescas para empreender. E mesmo com todas as adversidades, é possível, difícil? Sim, mas possível.

Como superar o complexo?

O primeiro passo para superar o complexo de vira latas não é procurar pelos erros de outros países, eles não importam, o primeiro passo é buscar pelos bons exemplos do Brasil.

Pense na sua área, seja onde for que você atua, e você vai ver do que estou falando.

Podemos olhar para a nossa educação, já que apesar de todos os problemas, ainda somos um dos 10 paises que mais mandam estudantes para o MIT, uma das maiores universidades do mundo.

No Empreendedorismo, temos exemplos como Jorge Paulo Lemann, que além de ser um dos homens mais ricos do mundo, é um dos mais respeitados empresários e gestores do planeta.

Busque por informações, perceba o mundo, pare de simplesmente fazer comparações diretas do Brasil, com outros países, entenda que todos podemos errar, e acima de tudo, entenda que mesmo sendo um país difícil, nem tudo é um desastre por aqui.

--

--

Joao Vitor Chaves Silva
Minha mente

Founder @empreendajunto| Empreendedor apaixonado por inovação. | COO/Partner Gestão 4.0