Work-Life Balance: uma desculpa confortável

O conceito de "work life balance" assume que ou você está satisfeito com onde se encontra, ou não se importa em não atingir seus objetivos.

Joao Vitor Chaves Silva
Minha mente
4 min readMay 8, 2017

--

Tenho visto cada vez mais pessoas dizendo que precisamos encontrar um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, que precisamos buscar um ponto onde possamos conciliar o trabalho e nossos sonhos com "uma vida normal", onde podemos parar de trabalhar depois das 18 e depois só voltemos no dia seguinte.

Artigos como um que li recentemente na Entrepreneurs Magazine, colocando como negativo as pessoas se inspirarem em nomes como Gary Vee, que incentivam você a se focar 100% em atingir seus objetivos mesmo que isso signifique fazer sacrifícios na sua vida pessoal, estão se tornando cada vez mais comuns.

E talvez esses artigos estejam certos, mas somente caso você se encontre em uma dessas duas categorias:

  1. Você já esteja satisfeito com onde está;
  2. Você não se importe em não conseguir atingir algum sonho que ainda não realizou.

Não existe nada de errado em estar satisfeito ou satisfeita ao atingir um bom salário, onde possa viver confortavelmente, trabalhar das 8 as 17 ou 18, com algumas horas extras, e poder descansar nos feriados e finais de semana, com férias a cada ano.

Também não existe nada de errado em assumir que algumas metas talvez sejam simplesmente impossíveis, quer dizer, não importa o quanto eu queira, não vou conseguir correr mais do que o Usain Bolt, ou me tornar o próximo Mister Olympia.

É preciso ser realista com seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Realismo importa!

E é justamente essa necessidade de ser realista que faz com que o famoso "work life balance" seja uma gigantesca mentira para qualquer pessoa que queria ir além de onde está hoje.

Se você quer fazer algo que acredita que vai deixar uma marca no mundo, ou pelo menos na vida de muitas pessoas, isso vai exigir que você abra mão de outras coisas.

Atingir a grandiosidade tem um preço.

Pare e pense por alguns minutos: quem você conhece que se tornou referência em algo, mantendo uma vida equilibrada que qualquer pessoa poderia levar?

Ciclos de desenvolvimento

É verdade que de tempos em tempos você precisa sim parar um pouco e curtir a vida.

Tirar 5 dias ou talvez uma semana de folga, depois de meses trabalhando 14 ou 16 horas por dia é algo necessário para sua saúde, mas isso está longe de ter uma vida equilibrada, e muito provavelmente você vai acabar fazendo isso por não ter condições de não fazer.

Assim como é normal que depois de atingir uma grande meta você talvez queira parar por um tempo maior e se preparar para o próximo passo.

Mas então voltamos as condições anteriores: nesse momento ou você está satisfeito com onde está, ou não se importa o bastante em conseguir atingir seu próximo objetivo.

E novamente: não existe problema algum nisso!

Desculpas, desculpas e mais desculpas…

Uma verdade dolorosa é que a maioria das pessoas precisa de desculpas como essas para não se sentirem mal por não irem atrás do que realmente querem.

Já vi mais de uma pessoa próxima falando coisas como — "eu até poderia estar melhor, mas não quero sacrificar minha qualidade de vida.."

Não importa se você quer notas melhores na escola ou faculdade, se quer uma promoção no trabalho, se você quer criar uma startup de 1 Bilhão, ou acabar com a fome no mundo.

Quando você quiser ir para uma condição melhor do que a atual, você vai precisar sacrificar parte da sua vida pessoal por isso.

Trabalhar mais, estudar mais, se dedicar mais, em todos os casos você estará sempre aumentando sua carga de trabalho e como o número de horas no dia não muda, no fim das contas você vai ter que se contentar com menos horas de lazer.

Mas tudo bem caso você não queira fazer isso, como disse antes não existe nada de errado em estar feliz onde você está, e caso essa seja realmente a situação, você é uma pessoa em uma situação que a maioria do planeta provavelmente gostaria de estar no seu lugar.

Tenha orgulho e consciência da sua escolha

Ter uma vida bem balanceada entre o lado profissional e pessoal é uma escolha, assim como se focar em um lado mais do que no outro, e independente do que você escolha no final o que importa é sua satisfação pessoal com isso.

O que você deve ser evitado é a busca por desculpas para justificar o que decidiu fazer.

Seja chamando quem prefere ter uma vida balanceada de acomodado, ou dizendo que não acredita que alguém deveria se matar de trabalhar.

Toda escolha tem um preço e só você sabe qual a melhor escolha para a sua vida.

E mais importante, entenda que independente do que priorize em sua vida saiba que ao escolher um lado, você terá que abrir mão do outro, mesmo que seja por um curto período de tempo e somente você, sabe o qual lado é mais importante na sua vida.

--

--

Joao Vitor Chaves Silva
Minha mente

Founder @empreendajunto| Empreendedor apaixonado por inovação. | COO/Partner Gestão 4.0