Smart [and hard] cities

Luiz Gomes
Aug 23, 2017 · 4 min read
imagens do www.pixabay.bom

Para onde vão as discussões sobre smart cities?

Com a diversidade de definições sobre o conceito de smart cities, a análise de contexto torna-se um tanto complexa. Contudo é um tema importante a ser discutido, pois envolve o relacionamento das pessoas com a cidade em diversas áreas.

Pesquisando sobre o contexto identifiquei que, independente da definição os conceitos de smart cities giram em torno do uso inteligente dos dados gerados pelos mais diversos dispositivos. Conectividade que não deixa de pensar no impacto que isso causa no dia a dia das pessoas inseridas no contexto e nas novas possibilidades de negócio que está surgindo para solucionar cada vez mais problemas urbanos

Dividi o texto em três partes de acordo com os pilares, dessa forma podemos pensar sobre cada aspecto com mais detalhes e cuidado.

Dados, a base de qualquer estrutura inteligente.

Em todo o mundo, a urbanização é um processo crescente. À medida que mais e mais pessoas se juntam, sistemas inovadores e suas integrações precisam ser aperfeiçoados. Não só para fornecer serviços que as pessoas precisam para resolver problemas cotidianos, mas também para fazê-lo com um impacto positivo no contexto de cidades.

Pode-se dizer que as diversas tecnologias são fundamentais pela aplicação em Internet das Coisas unindo serviços, qualidade de vida, mobilidade, infra-estrutura, energia e água.

Um dos grandes desafios globais é a redução do impacto ambiental com o controle de carbono. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da sociedade precisa ser abordado com foco no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Existe uma necessidade paralela de que os negócios permaneçam competitivos nos mercados locais e ideais. Da mesma forma, há grande necessidade de investimentos em inovação para melhorar a eficiência energética, modernizar a infra-estrutura das cidades e criar ambientes de vida de qualidade.

Mas, mesmo com tanta tecnologia as cidades [ainda] têm acesso limitado à inteligência que gere resultados efetivos e equilibrados. A transformação sustentável das cidades só é possível quando sabe-se lidar com dados conectados e interligados.

As smart cities podem ser vistas como uma rede de sistemas que conversam em tempo real gerando dados ricos para análises complexas.

Os sistemas de medição de dados para análise e cálculo de desempenho estão baseados em:

  1. Identificar fontes de dados com algum grau de confiabilidade, que estejam acessíveis para alimentar modelos;
  2. Gerar um conjunto de dados para serem utilizados como base dos indicadores;
  3. Especificações dos sistemas para executar a coleta de dados através de métodos que permitam cálculos de desempenho;
  4. Integrações no sistemas provedores de inteligência e nas interfaces entre sistemas distintos;
  5. Desenvolvimento de interfaces amigáveis para visualização das informações disponíveis.

O planejamento urbano precisa estar intimamente relacionado com o metabolismo econômico e social das cidades, ou seja, a tecnologia deve ser vista como um facilitador na melhoria da qualidade de vida. A identificação, integração e otimização de diferentes recursos geradores de dados no contexto urbano ligados à gestão das cidades são cruciais para a criação de ambientes inteligentes e sustentáveis.

As cidades que operarem com ações planejadas têm maior capacidade de reagir às mudanças e evoluírem. Os sistemas de multifuncionamento não só criam uma nova economia de custos, mas também aumentam a segurança e a confiabilidade das informações através de uma melhor utilização das redes inteligentes, integradas e otimizadas.

O gerenciamento [macro] inteligente é a chave para manter o bem-estar das pessoas sob a pressão do aumente de eficiência no uso de recursos.

Esta abordagem de promover integração de diferentes setores urbanos tem oportunidade de trabalhar em sinergia com soluções avançadas de TIC. Cobrindo as demandas dos cidadãos e dos serviços de infra-estrutura em geral. Essa integração também requer uma cooperação profunda entre tais soluções na administração das cidades.

A integração deve basear-se num modelo [efetivo] de PPPP (parcerias públicas, privadas e de pessoas) em que todos os atores estão comprometidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Nesse contexto, o design, a operação e o gerenciamento de uma smart city precisam ser feitos pela integração dos sistemas. A sub-utilização dos componentes individuais não levará a um ótimo desempenho da rede. Por outro lado a otimização dos dados em múltiplos dispositivos não é um processo fácil, mas torna-se necessário à medida que diferentes componentes e sistemas estão interagindo com as cidades — independentemente de onde eles estão fisicamente localizados -.

As indústrias e as cadeias de valor tradicionais do setor também estão mudando e novos modelos de negócios estão começando a surgir. Inovações radicais e mudanças de paradigma estão transformando as possibilidades com os sistemas.


Gostou? Então curta e compartilhe para que mais pessoas possam receber esse conteúdo! ❤

P.S.: Quero sua opinião sobre que tema você gostaria ver no blog: https://goo.gl/s3AhBn

Agora também tenho um perfil no Instagram para compartilhar mais conteúdo, segue lá blog.digitalnomad

Digital Nomad

Compartilho conhecimentos adquiridos ao longo da vida e temas que acho importante na jornada do empreendedor, principalmente para o empreendedor de Startup

)

Luiz Gomes

Written by

Movido por desafios, estrategista e modelador. Faço o que acredito, promovo inovação através da interação de pessoas. - https://about.me/luizgomes

Digital Nomad

Compartilho conhecimentos adquiridos ao longo da vida e temas que acho importante na jornada do empreendedor, principalmente para o empreendedor de Startup

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade