Faça como Steve Jobs

Como manter o engajamento do seu time através de reuniões incríveis!


Steve Jobs é, sem dúvida, um dos rostos mais conhecidos do último século. Com sua personalidade forte, acumula lovers e haters pelo mundo, mas independente de como você o enxerga é inevitável admitirmos sua influência na maior revolução da história do homem, a revolução digital.

Brilhante, apaixonado, arrogante e impaciente… esse era Steve Jobs.

Sempre com uma visão à frente do seu tempo, Steve teve vários problemas no relacionamento interpessoal e por muitas vezes foi taxado como prepotente, louco, egocêntrico e tantos outros adjetivos. Este comportamento agressivo o fez, inclusive, ser "demitido" da Apple… inconformado com seu desligamento, lançou a NEXT, nova empresa de computadores.


Justamente neste momento, 31 anos atrás, registraram uma reunião dele com sua equipe de trabalho na NEXT; esta era a equipe que estava executando o, então, "projeto pirata" da Apple, macintosh.

Nesta reunião podemos perceber como um líder é capaz de gerar engajamento da sua equipe mesmo em momentos de turbulência no mercado, a NEXT tinha um grande desafio pela frente, tomar o lugar da Apple!

Alguns pontos deste reunião foram destacados no texto original da inc.com, vamos discutir um pouco sobre como replicar estes temas dentro das nossas startups (não deixe de assistir o vídeo).

  1. Mostre sua paixão (3:46) — Uma das características mais marcantes do Steve é a forma que ele apresentava seus produtos e serviços, ele demonstrava paixão de forma natural. Escrevi sobre a importância de transmitir o quanto se orgulha do seu negócio… se você não tiver orgulho daquilo que faz não convencerá sua equipe a se entregar por completo.
  2. Foque na criação de valor (4:50) — A proposição de valor é tema de muitos textos sobre desenvolvimento de negócios, o que faz todo sentido uma vez que a maneira de se relacionar com clientes mudou. Só que, você como empreendedor e líder na sua empresa precisa transmitir quais os valores da empresa para o time… tenho uma teoria que os seus 10 primeiros membros na empresa são responsáveis por disseminar a cultura para todos os outros membros, não deixe isso de lado!
  3. Desafie seu time (6:15) — Se tinha algo que o Steve fazia bem era desafiar suas equipes, ele não era um líder de passar a mão na cabeça, sua grosseria se justificava pelo desejo de ver o time indo além dos limites. Ninguém permanece motivado num ambiente onde não há desafios, não poupe seu time, faça com que eles ultrapassem limites!
  4. Mantenha todos alinhados com os objetivos (6:53) — Sua empresa precisa ser desenvolvida com metas, costumo controlar a evolução da Lotebox com metas trimestrais, isto permite todo o time saiba o momento atual e quais serão os próximos passos… esta visibilidade gera comprometimento por mostrar que acertos ou erros são de responsabilidade do time.
  5. Defina as prioridades certas (7:26) — Também escrevi sobre como analisar prioridades. Você conhece seu negócio e as necessidades dos clientes, priorizar as ações define o sucesso de qualquer negócio… para ajudar, lembre que quem conhece da solução é o cliente, comece observando por que o cliente tem o problema, afinal você está ali para resolvê-lo.
  6. Saiba quando interromper (9:52) — Numa reunião é comum perdermos o foco, uma das formas que encontrei de não iniciar uma reunião falando da prospecção de clientes e terminar discutindo o time do Santa Cruz é deixar claro, antes da reunião, quais serão os temas abordados e escrever um roteiro daquilo que vou falar. Portanto, não tenha medo, desviou do foco da reunião, interrompa e volte!
  7. Aprenda com o passado, mas não seja levado por ele (11:11) — Falar de passado é, muitas vezes, falar de erros cometidos. O erro é parte importante no desenvolvimento de qualquer negócio, então não esqueça naquilo que você errou, mas evitar ficar dando voltas ao redor deles. Aprenda e evolua.
  8. Foque no que é positivo (12:22) — Durante essa jornada muitos são os desafios e barreiras, use os momentos de reunião com o time para enfatizar o que é bom e o que pode ficar ainda melhor. Quando há visão de resultados positivos o time se manterá focado em atingir novos resultados positivos.

Um nono ponto que não foi citado no texto, mas é perceptível no video: Todos têm vez e voz, mesmo que você será o líder do time, o sucesso vem da cooperação. Dê voz para que cada um coloquei seu ponto de vista e suas considerações sobre o negócio.


Luiz Fernando Gomes: luizgomes@luiz.tips

P.S.: Texto finalizado às 2:54 da manhã…. está na hora de dormir ☺