Será que existem marcas de roupas esportivas sustentáveis?

Mariana Teixeira
minhavidaquasesustentavel
2 min readApr 18, 2018

Uma amiga que leu meu blog, trouxe uma questão bastante difícil: roupas esportivas. Grandes marcas sempre estiveram envolvidas com problemas relativos às condições de trabalho na sua cadeia produtiva, sem falar no uso excessivo de plástico, couro, poluição das águas, etc. Em 2016, precisei comprar roupas novas e fui à Decatlon, praticamente um shopping de produtos esportivos de tão grande. Passei um tempinho procurando por etiquetas “made in Brazil” e consegui achar a marca, @domyos_oficial. Uhul! Enfim produtos esportivos brasileiros, mas e tênis? Como eu já tinha um, e vou usá-lo até acabar literalmente, não comprei outro. Fui, então,buscar produções brasileiras e achei o @lyndoficial, especializado no público feminino. Uma fábrica de Minas que está exportando para outros países da América Latina. Muito bacana né? Apesar de todas as questões uma grande marca, a @adidas, fez bonito no ano passado desenvolvendo um modelo de tênis exclusivamente feito com plástico retirados dos oceanos. O preço era bem salgado R$ 700 (agora está tipo R$ 500, ainda fora da minha realidade!), mas parece que o projeto, parceria com a ONG @parley.tv, vai se estender. A ideia da adidas era fazer apenas um modelo, mas pelo que vi na matéria da GQ a meta é ter plástico dos oceanos na composição de TODOS os produtos até 2024. Uma outra marca MUITO bacana que eu encontrei na minha pesquisa foi a @vert_shoes, com donos franceses, mas matéria prima e produção do Brasil. Eles usam algodão orgânico, fizeram parceria com a Cooperativa Chico Mendes que extraem o leite da árvore, sem cortá-las, sem passagem por usinas. Já o couro é curtido com extrato de acácia, substituindo metais pesados. Isso tudo para reduzir a poluição das águas. Não é incrível essa marca?

E vocês? Conheciam essas iniciativas?

Quer saber mais? Entra lá no blog, link na bio.

#sustentabilidade #adidas #vertshoes #vertv10 #vertholiday #KingPushEQT #adidasparley #ultraboost #runfortheoceans #fitness #training #domyos #LyndOficial #TenisLynd #Tenis #Shoes

--

--