O Problema Dos Três Corpos,é a obra de ficção cientifica mais vendida na China.

Eu sou o Lucas e hoje voltei com mais um lançamento da Suma de Letras: O Problema Dos Três Corpos, o primeiro livro de uma trilogia desconhecida para uma grande parte dos leitores brasileiros, porém, é a obra de ficção cientifica mais vendida na China. O escritor Cixin Liu venceu oito vezes o mais importante prêmio chinês de ficção cientifica, além de ter sido o primeiro autor não anglófono a vencer o Prêmio Hugo de melhor romance, uma das maiores honrarias que um escritor de ficção cientifica pode receber.

“A humanidade deve sorte ao longo de toda a sua história. Desde a Idade da Pedra até hoje, nunca aconteceu nenhuma crise de verdade. Tivemos sorte, muita sorte. Mas um dia isso teria que acabar. Vou mais longe: já acabou. Prepare-se para o pior.”

Cixin Liu traz à tona logo em suas primeiras páginas uma China no final de 1960, devastada pela violência e dos excessos da revolução cultural liderada pelo presidente Mao. O começo é arrepiante: a violência, os excessos e a turbulência desse período que o autor retrata deixam você hipnotizado a cada parágrafo, te prendendo cada vez mais. Mas pode ficar tranquilo, o livro não retrata apenas esse período conturbado chinês. De maneira até que muito sutil, introduz os conceitos da física e a ficção cientifica em uma velocidade muito agradável, até chegarmos a Ye Wenjie, uma astrofísica que perde seus pais para a opressão do regime e também suas esperanças na humanidade, vendo em seu trabalho um mecanismo de escape, mal sabendo que seu trabalho influenciaria para sempre toda a história da humanidade.

Um ponto forte que o autor explora é o trabalho com novos temas para seu livro, sendo muito promissor e trazendo novos leitores para esse gênero que tanto admiro. Liu mistura o que temos de novo com o que temos de mais antigo na física. Ele ainda aborda também os jogos on-line de realidade virtual como tema importante e central, além de abordar um dos problemas da física. Por isso se você gosta de vídeo games, física, computadores, cultura oriental, história, uma boa dose de aventura e um escritor com um futuro promissor, O Problema Dos Três Corpos é uma ótima pedida.

“Até onde você iria para entrar em contato com seres alienígenas.”

Por isso, mais uma vez a Suma de Letras acertou em cheio. Trata-se de uma crônica do desejo do ser humano em encontrar vida inteligente no universo. Sendo assim, deixo uma reflexão: e se um dia encontrarmos vida inteligente, como reagiríamos?