O que ser rejeitado a uma vaga de emprego tem a ver com pensar grande?

Pablo Gauna
Missão Positividade
6 min readApr 8, 2019

No artigo NOSSA MISSÃO: como impactaremos positivamente sua vida a partir de agora disse que:

“Você está vivo neste exato momento porque um dia teve força suficiente para fecundar um óvulo e ficar cerca de nove meses dentro da barriga de sua mãe até nascer, desenvolver-se e tornar-se um adulto; o Universo tem aproximadamente 14 bilhões de anos-luz de “uma ponta a outra” (…) e ainda assim há teorias da física que têm surpreendido cada vez mais a nós sobre o que é o universo e a existência de OUTROS Universos”

Se estes dois fatos não o fazem refletir por um momento sobre sua vida, deveria começar a pensar maior. E é justamente este tema que abordarei hoje aqui no Missão Positividade.

Quantas estrelas você acha que têm no céu? Muitas delas nem existem mais, apenas sua luz chegando até a nós!

E começo contando uma história de quando estava procurando trabalho aqui em Ribeirão Preto quando recém havia me mudado, entre janeiro e fevereiro de 2019:

Após quase DUZENTOS envios de currículos para empresas e uma porção de entrevistas sem sucesso, decidi pesquisar a melhor forma de preparar-me para uma entrevista de emprego em diversas fontes na internet e investi quase metade do meu dinheiro das férias de 2018–2019 em terapia para me ajudar com a área profissional, entre outras coisas. Fazia tempo que não estudava tão assiduamente para conquistar um objetivo e, apesar do desgaste mental, houveram muitos momentos divertidos, como quando eu praticava, em frente ao espelho, minha fala e linguagem corporal enquanto conversava com as pessoas pelo celular.

Diferente do que fazia antes, comecei a focar em empresas que realmente me chamavam a atenção e que possivelmente gostaria de trabalhar ao invés de atirar para todos os lados. Além disso, montei um script de apresentação pessoal. Estava 100% confiante e determinado a conseguir um emprego antes do final de fevereiro. Foi então que vi uma vaga na área comercial de uma famosa construtora daqui que me interessou bastante e candidatei-me e liguei para eles. Com a nova atitude que havia treinado e estudado, o resultado não poderia ter sido diferente: entrevista agendada para o dia seguinte.

Só não fui lá sabendo mais que o diretor da empresa sobre ela, pois não divulgam todas as informações abertamente: eu li O SITE INTEIRO da empresa, sabia sua história, sua área de atuação, seus valores, segui praticamente TODOS os diretores dela no LinkedIn para saber quem eram essas pessoas e qual conteúdo elas compartilhavam… sabia praticamente tudo!

E durante minha preparação aprendi que os RHs contratam pessoas com as melhores perguntas, e não com as “melhores respostas”. Além disso, havia levantado várias perguntas na internet que os RHs poderiam fazer para mim, desde as fáceis até as mais difíceis (obrigado Ricardo Jordão por ajudar-me neste processo através dos vídeos em seu canal do YouTube).

Voltando à entrevista: no dia seguinte cheguei no endereço combinado, quinze minutos antes, sorrisão no rosto e bem apresentável. Mandei o boa tarde mais incrível do mundo para as recepcionistas, as quais me retribuíram com uma energia incrível também; parecia cena de filme, estava super confiante e preparado.

O processo seletivo deu- se em dois tempos: apresentação da empresa e da vaga e entrevista individual com uma das moças do RH. Nesta última, a moça pediu para que aguardasse um momento assim que terminamos de conversar, pois chamaria os dois gestores da área para conversar comigo. Após o bate-papo com ambos, informaram-me que dariam um parecer em até uma semana para mais uma entrevista, desta vez com o diretor comercial.

Foto tirado por Hian Oliveira. Fonte: Unsplash.

Estava extremamente confiante e otimista: o dever de casa havia sido feito e era questão de continuar focado… até receber o famoso e-mail que “infelizmente você não foi selecionado para a vaga e abraço, vá em paz, ari vederci, bon voyage etc etc”.

Como? Como isso é possível? Depois de tanto preparar-me e fazer extremamente diferente das outras vezes, onde foi que falhei?

A resposta surgiu após quase quatro horas e 23 ligações caçando a entrevistadora por telefone: o fato de pensar grande demais. Por um momento minha mente travou.

Como uma empresa que, segundo seus valores, almeja expansão e pessoas empreendedoras em seu negócio me dá uma resposta dessas?

No livro Segredos da Mente Milionária o autor apresenta 17 Arquivos de Riquezas, que são basicamente 17 formas como as pessoas ricas pensam. Atualmente ele tem sido meu livro de cabeceira e que me inspirou a criar este blog.

Eis o que aprendi com o livro sobre pensar grande e como relacionei isso com ser rejeitado a uma vaga de emprego:

Missão de Vida

Como citado no início do texto, nascemos num Universo enorme com possíveis outros universos e nossas vidas deram-se a partir da junção de um óvulo e um espermatozoide. Se estamos aqui, é para acrescentarmos nossa peça ao quebra- cabeça do planeta da melhor forma possível. Já existem muitas pessoas necessitadas: por que não VOCÊ mudar tudo isso, utilizando-se dos seus talentos da melhor forma possível?

Se você tem se esforçado para conquistar algo e até agora não conseguiu, é porque está sendo preparado para receber algo muito melhor: continue focado e consistente na busca, pois o melhor ainda está por vir. Encontre sua missão e as coisas acontecerão exponencialmente!

Imagem retirada do site Surf Digital.

Liberdade é escolher

Se pensar que é maior que qualquer problema que possui, nada poderá parar você. E se nada pode parar você, possui TODAS as opções em sua vida. Então apenas escolhes aquilo que é teu. E isso é liberdade.

Receber um não também pode ser algo libertador. Esteja disposto a enxergar este tipo de situação como um desafio que o ajudará em seu desenvolvimento e que o ajudará a escolher o que realmente é bom para você.

No meu caso, depois de um tempo percebi que o tipo de funcionário que a construtora realmente queria era um “robô” que prezava por estabilidade e segurança (como realmente vejo ao me deparar em plantões de vendas dessa construtora), coisas que busco fugir.

“Se você tem um grande problema, isso quer dizer apenas que está sendo uma pessoa pequena” — Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker

Imagem retirada do site SINMED RN.

Abundância vem com preparação

Somos sempre condicionados a pensar de forma escassa: nunca pode-se ter tudo; vou juntar dinheiro para os tempos difíceis; se tornar-me rico, outras ficarão pobre.

Besteira! Se você tornar-se rico poderá abrir um negócio e gerar emprego para várias pessoas para que tenham melhores condições de vida; se você focar em juntar dinheiro para os tempos bons ao invés dos ruins, será criativo para juntar mais dinheiro ainda e ter mais momentos felizes, seja fazendo uma viagem ou jantando num restaurante exótico com uma boa companhia.

O fato de hoje estar difícil você encontrar um emprego não quer dizer que faltam oportunidades. Talvez seja apenas falta de preparação. Comece a desenvolver-se mais através de cursos, livros e atividades agregadoras e veja a sorte aparecer. Afinal de contas, sorte é quando a preparação encontra a oportunidade.

Imagem retirada do site Miguel Lucas.

Espero que tenha agregado algo positivo a você através deste artigo e partir de agora comece a pensar maior para vivenciar novos resultados. Não espere que as coisas mudem para que sua vida mude: mude sua vida para que as coisas mudem!

“Lembre-se de olhar para o alto, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés “ — Stephen Hawking, um dos físicos mais brilhantes que este mundo já teve, falecido em março de 2018

Gostou? Deixe sua palminha, comente, compartilhe e sugira temas ;)

Missão Positividade: Compartilhar, Desenvolver, Impactar.

--

--

Pablo Gauna
Missão Positividade

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”