O Poder do Questionamento: você está vivendo de maneira consciente?

Parece uma pergunta boba mas, a verdade é que vivemos conforme programações mentais instaladas em nossas mentes.

Pablo Gauna
Missão Positividade
4 min readMar 4, 2019

--

No artigo anterior trouxemos a você o propósito que nós do Missão Positividade vivemos e a missão que almejamos atingir. Ao final dele, foi sugerido a realização de um exercício meditativo, perguntando-se qual é a sua missão de vida e que durante a prática surgiriam vários outros questionamentos.

Quando o assunto é questionar-se , num primeiro momento podemos escutar vozes em nossas cabeças dizendo:

Pare de questionar-se ou você ficará louco; quanto mais questionar-me, mais confuso ficarei; pra que esquentar a cabeça com perguntas se minha vida está boa assim?

Imagem retirada do site HSM.

Um episódio que a maioria de nós tem vivido desde a infância é o desencorajamento vindo de outras pessoas para questionar-se ou manifestar curiosidade das coisas. Como exemplo, estive ontem junto a uma amiga minha e sua filha de quatro anos sentados numa mesa de um restaurante:

A menina havia reparado um botão no porta- guardanapos e imediatamente sua mãe a impediu de explorar (apertar) aquele botão, que serve para abrir o compartimento para repor os guardanapos assim que estes acabam.

Em questão de segundos, virei para minha amiga e perguntei por que não deixar sua filha apertar o botão e em seguida incentivei a criança a explorar aquele objeto. Com minha ajuda, ela abriu e fechou o porta- guardanapos e ao mesmo tempo fui explicando a ela para que servia o objeto, entre outras coisas tangíveis a ele. A garotinha ficou admirada com aquilo.

Devido a diversas situações do nosso dia-a-dia, inconscientemente programamos nossa mente a pensar de determinada forma e consequentemente agimos de acordo com ela.

Se foi ensinado a você que a única forma de dar-se bem na vida é formando-se em medicina, agirá de forma a acreditar nisso; se você foi ensinado que é difícil ganhar dinheiro, assim será em sua vida adulta; se lhe foi ensinado que homens não são confiáveis e mulheres são falsas, suas ações serão guiadas baseado nisso.

Analogia à cena do filme Matrix, onde o protagonista Neo precisa escolher entre tomar a “pílula da verdade” ou a “pílula do sonho”.

O ponto o qual quero chegar é que…

MUITAS COISAS que você acredita serem verdades hoje, foram por causas externas

E há um medo tão grande em questionar-se sobre essas “verdades” que a sua mente tenta fugir delas. Mas são dos questionamentos que a mágica acontece, pois ao invés de suas crenças serem moldadas pelo externo, elas passam a moldar-se pelo seu interno.

E sabemos muito bem quando algo não está indo da melhor forma possível mas, por condicionamento, preferimos ignorar a situação e fingir que está tudo ok.

Se os seus resultados hoje não estão sendo satisfatórios como você gostaria, garanto a você que é devido à programação que está em sua mente.

E quanto mais aberto estiver a questionar-se sobre as situações e a entende-las, diferentes serão seus resultados.

Para ajudar-lhe com isso e encerrarmos nossa conversa por hoje, deixarei a seguinte atividade:

Pontue duas coisas em sua vida que não estão acontecendo da forma que você gostaria;

Escreva o porquê não estão acontecendo conforme almeja;

Pergunte-se o que você pode fazer de diferente para mudar essas situações para que elas aconteçam da forma que almeja e;

Finalmente, crie um Plano de Ação para que essas situações aconteçam da forma que almeja.

O objetivo dela é você parar para refletir sobre o que vem acontecendo em sua vida e, desta forma, conseguir resultados diferentes com uma nova atitude.

Se você almeja aprofundar-se mais sobre o que você quer, sugiro ler nosso artigo sobre a Lei da Atração, onde apresentamos uma fórmula com três passos para você atrair aquilo que você realmente quer.

Espero que este exercício e o conteúdo deste artigo seja transformador a você e que, a partir de agora, comece a questionar-se mais.

Como diria Albert Einstein, “insanidade é continuar a fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Gostou? Deixe sua palminha, comente, compartilhe e sugira temas ;)

Missão Positividade: Compartilhar, Desenvolver, Impactar.

--

--

Pablo Gauna
Missão Positividade

“We are a circle within a circle, without a beginning and without an end”