A Responsabilidade com o Todo.

Porque Deus não nos chamou para reivindicarmos privilégios, mas para assumirmos responsabilidades.

Mitocôndria
Published in
4 min readDec 9, 2016

--

Oração

As escrituras evidenciam um direcionamento de Deus para com o Cristão no que consiste a busca da responsabilidade com o todo. A própria oração do Pai nosso nos direciona a uma relação de proximidade com os irmãos, configurando entre nós uma mesa:

Pai nosso, Venha a nós, O pão nosso, nos dai hoje, Perdoa-nos, livra-nos.

etc..

Essa colocação plural da oração, traduz, evidencia e testemunha o chamado de unidade e responsabilidade que temos uns com os outros. Uma vez entendida essa realidade, o Cristão viverá portanto como alguém disponível a ser resposta e provisão das orações alheias, pois, o Deus abençoador proverá diariamente o Pão que não é exclusivamente dele, mas nosso.

Santidade

O próprio sentido de Santidade como apropriação divina na carta dos Hebreus trata características de revelação do divino ao outro. A santidade é então a maneira pela qual Deus é em nós revelado para que habite também em nossos irmãos, e não uma virtude escapista, seletiva, separadora, excludente entre o “Santo e o pecador.”

Niilismo

Além de fazermos da oração e da santidade prerrogativas exclusivista, caímos então no Niilismo. Doutrinados de maneira equivocada, passamos a enxergar o mundo a nossa volta como algo sem conserto ou possibilidade de restauração, e somos então levados a buscar a transcendência espiritual como escape no que tange a nossa responsabilidade como Corpo de Cristo. É certo que o homem não tem em si mesmo a capacidade de instaurar igualdade ou justiça — Já falei sobre isso — Contudo, existem responsabilidades que nos foram outorgadas. Nas palavras do próprio Cristo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
e proclamar o ano da graça do Senhor”.
Lucas 4:18,19

Jesus cita as palavras de Isaías como quem diz ao povo : Eu o EU SOU estou entre vós e vim para que tudo isto se cumpra. A igreja então se engaja nessa missão que é do próprio Deus (MissioDei) a fim de servir a todos aqueles que desejam a Cristo.

pregar, aos pobres

proclamar liberdade, aos presos

libertar, os oprimidos

O evangelho de Cristo quando começa em nós, não termina em nós. Existe uma continuidade que é confiada a nós para que aconteça. E essas as obras citadas por Jesus no evangelho de Lucas, são CONSEQUÊNCIA de fé. Espírito do Senhor está sobre mim, ELE me ungiu. A complementação da Obra quem faz é Cristo, mas a Igreja é quem assume a responsabilidade do Ir. E o Niilismo, essa crença diabólica de que tudo vai dar errado, de que não tem mais jeito, faz com que aquilo que era a Igreja de Cristo se torne Sinagoga de Satanás, lugar de gente não salva, amedrontada da evangelização, por estar comprometida com a segurança da própria salvação. Mas não é isso o que Cristo nos disse, ele virá então para que todas as coisas sejam restauradas, para que todos os governos terrenos enxerguem com próprios olhos como o verdadeiro Rei rege com Justiça plena e equidade. Oremos para que a igreja seja descolonizada por esse entendimento exclusivista e prioritário, não mais escrava do seu próprio entendimento, compreendendo que o Evangelho não diz respeito a si mesma.

Pagando a Conta

Compreendidas essas coisas, damos respostas a nossos dilemas mais fúteis e passamos então a responder perguntas mais difíceis e necessárias de serem respondidas.

Se na oração do pai NOSSO o pão de cada dia é NOSSO e ainda falta quem coma, alguns de nós não estamos repartindo. A pergunta não é mais sobre o porquê Deus diz que ama e deixa as crianças da áfrica passarem fome. Mas do porquê nós não estamos pagando essa conta e assumindo a culpa. Veja bem, não estou dizendo que a Igreja solucionará todos os problemas do mundo. Mas que é dever nosso, hoje, amar, servir, doar e abençoar. Sermos igreja relevante, dispostos a assumir as responsabilidades do amor e do serviço. Onde houver vozes clamando por Cristo, que sejamos as respostas de oração de nossos irmãos.

Que na política não sejamos uma bancada, mas bacias com águas e tolha prontos à lavar pés.

Ta aí, mais um motivo pra gente perder o sono.

--

--

Mitocôndria

Teologia, cultura e engajamento social. Produzida na baixada, consumida na rua.