5 livros com finais surpreendentes

Selene Machado
Mixórdia
Published in
4 min readNov 30, 2017

Algumas pessoas não são fáceis de surpreender — já se alimentaram de narrativas de suspense e thriller por tempo de mais para serem pegas nas reviravoltas mais comuns (e mesmo em algumas muito bem orquestradas). Mas, mesmo essas pessoas, precisariam segurar seus queixos ao embarcarem na leitura dos livros dessa lista.

Então, prepare-se (na medida do possível) e aproveite a leitura!

5- O Senhor Das Moscas:

“ Ralph queria dizer que as pessoas nunca eram bem o que se pensava delas.”

By John Q. Public

A obra foi escrita por William Golding, autor que ganhou o prêmio nobel de literatura em 1983, e o enredo é, em poucas linhas, o seguinte:

Um acidente aéreo deixa sobreviventes em uma ilha deserta. Esses sobreviventes são todos crianças, de idades variadas, do sexo masculino.

O que pode dar errado? Bem, muita coisa, não é? É, mas você não imagina o quanto.

4- O Grande Sertão Veredas:

“É de pensar que também há um direito à beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza é também um dever cristão.”

É bem provável que você já tenha escutado falar sobre esse livro (que é o representante nacional da lista) e, se já ouviu, espero que não tenha sido avisado sobre o final por algum professor de literatura desmancha prazeres.

Escrito por Guimarães Rosa o livro versa sobre o jagunço Riobaldo, imerso na realidade do sertão. Um dos pontos chaves da história é o envolvimento amoroso do personagem com Reinaldo, que faz parte do seu bando, o que leva o personagem a experimentar conflitos internos.

Aviso aos navegantes: Algumas pessoas tem dificuldade com a prosa poética de Guimarães e enfrentam problemas para prosseguir com a leitura. Se for o seu caso, continue firme! Vale a pena prosseguir e mergulhar de cabeça. Você não vai se arrepender.

3- A Fábrica de Vespas:

“Eric, que na época passava por uma fase religiosa que eu, de algum modo, imitava, achou que aquilo era algo terrível de se dizer. Deus não era daquele jeito. Eu disse que o Deus em que eu acreditava era.”

Publicado no Brasil pela editora Darkside books ❤ o livro de Iain Banks não é para qualquer um: A história nos convida a estar na cabeça de Frank, um psicopata de 16 anos, e experimentar seus primeiros episódios de extrema violência.

Preparados?

Aviso aos navegantes: Se você é impressionável, escolha outro da lista.

2- O Perfume: A História de um Assassino:

“…as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração — ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”

O livro de Patrick Süskind conta a história de Jean- Baptiste Grenouille, um homem que nasce com o olfato super apurado. Abandonado pela mãe para morrer, logo após seu nascimento, sua vida é uma série de infortúnios. Ainda sim, ele se agarra à ela por um desejo: de preservar os cheiros e criar o melhor perfume do mundo. Todos os meios, para ele, serão aceitáveis para chegar a este fim.

1- Tuareg:

“Mas nós, os tuareg, somos uma raça livre e guerreira, que assim se manteve porque jamais consentiu com uma humilhação ou afronta. Sacudiu a cabeça e acrescentou. E esta não é hora de mudar.

A narrativa de Alberto Vázquez-Figueroa nos convida a acompanhar um guerreiro Tuareg, Gacel Sayad, em uma viagem pelo deserto. Guiado por seu milenar código de honra, Sayad realiza uma epopeia à procura de vingança.

Um livro absolutamente imperdível!

Conhece algum outro livro com final surpreendente?

Já leu algum dos livros da lista?

Compartilha com a gente nos comentários!

--

--