Aquilo que ninguém nunca te ensinou sobre a “síndrome da inferioridade”

Katiuscia Mizokami
Sep 3, 2018 · 2 min read

Constantemente vivemos em busca do tempo ideal. Este, contudo, nunca é o tempo atual. Desde cedo somos ensinados a ser igual o amiguinho, que é mais organizado, estudioso, vaidoso e por aí vai. Quando a gente cresce, queremos ter um carro, celular, casa legal. “Se fulano tem, por que eu não teria?”, nos perguntamos.

A comparação faz parte da nossa vida e com ela vem a síndrome de inferioridade. Nunca nos bastamos e sempre precisamos ser mais. O “ter” ganhou muito mais importância que o “ser”. Isso acaba criando uma geração de pessoas com transtorno de ansiedade e falta de auto estima.

Quem passa por isso tem medo do que os outros possam pensar dele, vivendo em um presídio interior terrível. Se você liga e a pessoa não te atende é porque não quer falar contido e você provavelmente fez algo que a desagradou. Se demora a responder uma mensagem é pelo mesmo motivo. Enquanto isso, você se afunda em uma insuperável crise existencial, se achando o mais inferior dos seres da terra.

Lidar com o fato de que você é ser humano e erra é um problema. Ser notificado do seu erro por outra pessoa é como uma facada no feito! Não deveria doer tanto assim. Você não deveria ter tanto medo.

Deveríamos ser ensinados a tentar, a aprender com os erros. Deveríamos saber o significado da palavra “resiliência” e aprender a lidar com o mundo real, sem fantasias e máscaras. É preciso entender que você é um ser único e, assim sendo, você é falho e isso te torna tão belo!

Mizokami

Rascunhos e desabafos uma jornalista teimosa.

Katiuscia Mizokami

Written by

Jornalista apaixonada por poemas e bossa nova.

Mizokami

Mizokami

Rascunhos e desabafos uma jornalista teimosa.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade