Childhood: HIStoria e referências do curta-metragem

MJ Fans
MJ Fans
Published in
6 min readJun 16, 2018

Em 29 de maio de 1995, os primeiros singles do novo álbum de Michael Jackson, “HIStory”, foram lançados alguns dias depois. Scream/Childhood é apresentado como um duplo.

“Childhood” de Michael Jackson descreve a infância que ele nunca tinha experimentado antes pelo qual ele foi julgado, tudo o que ele pede é ser amado (“Antes de me julgar, tente me amar”).

Em 25 de dezembro de 2003, Michael deu uma entrevista para Ed Bradley, para o programa 60 minutos e na conclusão desta entrevista, Michael disse sobre este título: “se você realmente quer me conhecer, eu escrevi uma música, e é o mais honesto. É a música mais autobiográfica que eu escrevi. Chama-se “Childhood”. [Meus fãs] devem ouvir isso. Eles realmente deveriam ouvi-lo.”

Escrito por Michael em março de 1995 e gravado nos estúdios da Hit Factory em Nova York, com uma orquestra e de uma só vez, o título fazia parte da trilha sonora de Free Willy 2, lançada em julho de 1995 nos EUA.

“Chidhood é dedicado ao pequeno Craig Fleming e seu irmão sobrevivente Michael, para quem um fundo escolar foi criado para garantir que sua infância o leve a um futuro cheio de possibilidades. Com amor, MJ”, dedicação escrita no folheto do álbum.

Mas quem são Craig e Michael? Em fevereiro de 1995, uma tragédia assombrou a comunidade americana. Uma pessoa chamada Donna Fleming, depois de aparentemente ter perdido a cabeça após um ataque de desespero, jogou seus dois filhos de uma ponte em Los Angeles, antes de tentar cometer suicídio, atirando-se na água também.

Equipes de resgate que foram chamadas para o local conseguiram levá-la e a seu filho de dois anos, Michael de 2 anos, mas não puderam fazer nada pelo Craig de 22 meses que foi arrastado até o fundo com o carrinho de bebê no qual estava seguro. Michael Jackson ficou muito emocionado com este incidente horrível.

Depois de descobrir o que aconteceu, ele decidiu ajudar a família Fleming, dando-lhes uma quantia em dinheiro para cobrir as despesas médicas. Michael então pediu permissão para comparecer ao funeral de Craig e criar um fundo especial para seu irmão Michael. Michael Jackson se juntou discretamente às fileiras de pessoas, amigos e familiares que compareceram ao funeral de Craig.

Durante o funeral, Michael Jackson manteve a cabeça baixa o tempo todo, e foi visto derramar lágrimas quando o pequeno caixão foi colocado no túmulo. Antes de sair, Michael se aproximou do pequeno sobrevivente, apertou gentilmente sua mão e sussurrou: “Você deve ser um menino muito valente”.

O curta-metragem

O curta-metragem da música foi filmado em Frazier Park, localizado a pouco mais de uma hora ao norte de Los Angeles, na Floresta Nacional de Los Padres (ao contrário do que se costuma dizer, portanto, de não rodar o que aconteceu em o famoso Parque Nacional Sequoia).

De 30 de maio a 2 de junho de 1995, as equipes de filmagem, sob a direção do diretor Nick Brandt, instalaram-se em uma área arborizada perto de Pines Mountain, agora convertida para o local do Acampamento da Igreja Luterana El Camino Pines.

No curta-metragem, “Michael interpreta seu papel e canta, sentado sozinho no meio de uma floresta, sozinho. Quando você olha para o céu, veja as crianças que viajam a bordo dos barcos flutuantes. A imagem é simples, surpreendente: a infância particular de Michael, não pode se juntar a seus pares e medos neste período da vida.”

As filmagens ocorrem à noite, sob o olhar atento do Serviço Florestal, que controla o tiroteio não altera o ambiente.

Lori Murphy, uma fotógrafa local, na época também co-autora de “Local Chamber’s Filming Coalition”, foi a única que teve a permissão para que tirasse fotos das filmagens. Após a morte de Michael em 2009, compartilhou suas memórias dessa experiência com uma rede local de Bakersfield.

Ela se lembra de Michael como alguém muito discreto… “Ele só saiu à noite para filmar, o resto do tempo ele ficou em sua caravana. Mas ele parecia gostar de nossas florestas e o tempo que ele passou e com sua equipe foi incrível, e a produção foi ótima ”.

Segundo a fotógrafa, a equipe foi impressionante, digna de um mini-filme, e as filmagens trouxeram muitos benefícios para a região. “A produção criou empregos locais para a nossa comunidade e para atrelar muitos negócios.”

Bonnie Kane, ex-diretora da web e hoje historiadora da Historical Ridge Road Community Society, diz que foi “uma operação muito secreta”. Eles perguntaram se poderiam assistir a filmagem. Eles não deveriam falar pra ninguém. A equipe assinou um acordo de confidencialidade, mas a presença do Rei do Pop não passou finalmente despercebida. Eu não sei como eles descobriram. Algumas pessoas vieram ao local de filmagem e, apesar de mantê-las longe, finalmente puderam assistir às filmagens.”

Os barcos flutuantes (onde eles notaram a presença de Jason James Richter e Francis Capra, os jovens atores de Free Willy 2) foram então filmados em um fundo azul e vídeo integrado.

Referências

Desde a publicação do clipe, os fãs de Michael Jackson nunca deixam de fazer um paralelo óbvio entre o curto e o mundo de Peter Pan, o famoso personagem de James Matthew Barrie. Michael ama os dois heróis dos desenhos animados de Walt Disney. Os navios que navegam representam o começo e o fim do filme da Disney em 1953…

…mas também a atração do Disney’s Peter Pan’s Flights. “Em vídeo de Jackson, os barcos não sobrevoam Londres, mas visam a lua em busca de Neverland que o cantor recriou no vídeo.”

O menino que sobe os barcos flutuantes (03:36 no vídeo) lembra a cena no filme onde Wendy e seus irmãos voam com Peter Pan para Neverland.

O curta-metragem Childhood também é inspirado na adaptação dos desenhos animados da Disney Wynken e no poema Blynken and Nod, do americano Eugene Field. Também chamado Dutch Lullaby, este poema infantil, publicado pela primeira vez em 09 de março de 1989 no Chicago Daily News, descreve três crianças Wynken, Blynken e Nod, navegando em nuvens e pescando estrelas em um barco em forma de sapato de madeira.

Fim…

Tradução: MJ Fans Brasil

--

--

MJ Fans
MJ Fans
Editor for

A MJ Fans está ativa desde 2015. Informações sobre o Rei do Pop com notícias, fotos e arquivos multimídia.