Uma Nova MJ Beats, 15 Anos Depois

Miguel Dorneles
MJ Beats | Tudo sobre Michael Jackson
5 min readFeb 10, 2017

--

Como fãs de um dos artistas musicais mais inovadores que já viveu, somos naturalmente apaixonados pelo novo, por aquilo que desafia o status quo e, eventualmente, cai na graça popular. 15 anos atrás, a MJ Beats nasceu com o propósito de conectar fãs de Michael Jackson em um ambiente de fórum pautado pelo maior portal de conteúdo do Rei do Pop da época — a já finada, mas para sempre lembrada EDCYHIS.

Artigos autorais, notícias rápidas e traduções de matérias de revistas e de sites gringos compunham esse cardápio infindável de informação, um prato cheio para fã nenhum botar defeito — ou até botar, agora que tinha um canal aberto para emitir sua voz. Foi naquele início de comunidade digital que muitas amizades foram criadas, tendo como pano de fundo uma Era Invincible cheia de mistérios, rumores, insiders, outsiders, celebrações e polêmicas. Quem viveu, viveu.

Mas um fenômeno interessante aconteceu ao longo dessa jornada. Desde Invincible, passando pela absolvição de Michael na corte californiana e culminando na sua irreparável passagem em 2009, vimos muitos novos fãs descobrirem a MJ Beats. Para muitos deles, especialmente os que nunca tiveram a oportunidade de ver o frenesi de um lançamento de álbum do Rei do Pop, a Beats era tudo o que havia sobrado. Uma forma de viver uma pequena parte daquela experiência através das histórias que ficaram para ser contadas. Todos são muito bem vindos!

Se conteúdo é rei, comunidade é rainha

Nesses 15 anos, a forma como consumimos conteúdo e interagimos com pessoas mudou drasticamente. A Beats não apenas seguiu essa mudança, ela ousou testar os mais diversos formatos (podcasts, vídeos, lives, perfis em redes sociais). A mais significativa dessas mudanças aconteceu quando os fóruns foram encerrados para concentrar em uma plataforma social, o Facebook, todo o arsenal de um time de conteúdo dedicado ao nosso propósito original. As conversas continuaram por lá e chegamos a atingir quase 250 mil seguidores (likes) da página. São dois estádios cheios!

Mas ficar à mercê das políticas de uma rede social feita para compartilhar e não para criar já não fazia mais sentido para nós, contadores de histórias. Precisávamos apostar em um novo futuro e iniciar a terceira grande fase da história da MJ Beats. E esse futuro começou a ser moldado há pouco mais de dois meses, quando trouxemos para essa novíssima plataforma, o Medium, uma parte de tudo aquilo que queríamos voltar a fazer bem: contar histórias e inspirar os fãs de um jeito mais imersivo e apaixonante. Aqui voltamos a construir algo único e, usando as palavras mágicas, “o melhor ainda está por vir”. Pode cobrar! :)

Nada disso teria sido possível se o time por trás da MJ Beats não estivesse alinhado em torno da paixão de fazer o que faz há tanto tempo. E esse mesmo time mudou quase que totalmente de lá para cá, mas todos fizeram e fazem parte de uma mesma HIStória. No final do dia, nos damos conta de que o conteúdo que é produzido é apenas uma pequena parte do sucesso da Beats. O que faz a Beats ser a Beats é a comunidade por trás dela. Os fãs que, como você, apreciam a música, a arte, os valores, enfim, o legado deixado por Michael Jackson neste mundo.

Legado e futuro

Esse legado, no entanto, transcende o que compreendemos por arte pop. Há muitos anos, no papel de criador do embrião da Beats, eu me questiono o que mais poderíamos fazer que deixaria Michael orgulhoso. E pra entender isso melhor, eu comecei a lembrar de tudo o que o preocupava, tudo o que o entristecia. Porque se pudéssemos fazer alguma coisa pra tentar mudar isso, poderíamos sonhar com o seu sorriso e reencontrá-lo em nossos corações.

Nesta nova fase da MJ Beats, que se inicia em 2017 na comemoração dos seus 15 anos, queremos reconectar os fãs de Michael Jackson com o seu propósito: fazer do mundo um lugar melhor. E é com esse espírito que, no ano passado, viajamos em busca de inspirações nas comunidades de fãs internacionais, encontrando pessoalmente administradores de fóruns e fã clubes, fãs e amigos de países tão diversos como Alemanha, Argentina, Espanha, Itália, Rússia, entre outros. O que encontramos se resume em uma única palavra: LOVE.

Também tivemos uma agradável surpresa ao saber que a MJ Beats não apenas é bem conhecida lá fora como está na rotina de leitura de tantos fãs internacionais. Muitos deles, até então, tinham que se contentar com a ferramenta de tradução do Facebook, já que a nossa produção de conteúdo era direcionada apenas à comunidade de língua portuguesa. Hoje, temos a MJ Beats Global postando artigos em inglês na nossa publicação cada vez mais globalizada.

Como consequência dessa jornada na Europa, voltamos com a decisão de tirar do Facebook a nossa base para voltarmos a ter controle da nossa querida comunidade e, talvez, a mais relevante e empolgante novidade: estamos trazendo para o Brasil a Heal The World For Children. Em breve, você vai saber como ela deve funcionar e como você vai poder contribuir para um mundo melhor para as nossas crianças. Agora, se você quiser saber antes de todo mundo, deixe seu e-mail aqui e enviaremos mais detalhes assim que pudermos revelar mais ;)

Nova identidade visual

Finalmente, mas não menos importante, estamos estreando uma nova identidade visual, assinada por Jaime Verçosa e muito mais alinhada com os novos tempos. Além de trazer uma abordagem mais “fresca” para a Beats, o objetivo foi fortalecer a nossa marca e nos preparar para uma audiência cada vez mais global.

O olho agora é o esquerdo e a estilização da capa de Invincible dá lugar a um traço atemporal mais forte e vivo, bem propício para vídeos e outras aplicações reduzidas. A mecha inconfundível do cabelo de Michael entrou para dar um aspecto de movimento, representando uma fase de conteúdos e formatos mais dinâmicos. O “MJ” em estilo serifado e conectado remete a algo imperial e clássico e as letras maiúsculas dão vigor às iniciais, algo bem propício em se tratando do Rei do Pop. O “Beats” ganhou mais corpo e força na logomarca, imprimindo a vibração de uma batida musical ou do seu próprio coração.

Estamos bastante satisfeitos e orgulhosos com o resultado desse trabalho executado com tanto carinho e respeito à nossa história. Esperamos que você também se identifique com essa logomarca e que ela esteja cada vez mais presente em todas as suas telas.

Com esta nova MJ Beats também estamos abrindo espaço para novos formatos de conteúdo e, pelos testes que temos feito, acreditamos que você vai gostar. Mas como o poder está de volta com a comunidade, queremos saber o que você pensa de todas essas novidades e, principalmente, que nos conte aí embaixo o que gostaria de ver mais nesta nova fase da sua MJ Beats.

Comente, compartilhe e espalhe o amor. Até breve!

--

--