5 Motivos para investir em conteúdo compartilhável

Verônica Ponce
Mkt Virtual
Published in
3 min readMay 15, 2020

Como aumentar exponencialmente o alcance de seus conteúdos através de formato compartilhável

Share, share, share!

Você já participou de algum desafio nas redes sociais? Ou quem sabe compartilhou uma lista ou uma corrente? Ainda, será que já enviou para alguém um vídeo com dicas de como fazer algo?

Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, então você já teve participação no aumento de alcance de um conteúdo digital.

Existe uma grande tendência nos rondando: os conteúdos compartilháveis. Eles são curtos, práticos, divertidos. Mantém entretido tanto quem produz quanto quem recebe. Além disso, também ganham escala de forma rápida, alcançando um grande número de pessoas por conta da facilidade de se multiplicar.

Não sabe por onde começar?

Então te desafio a ler os 5 motivos para investir nesse formato aqui nessa lista abaixo!

Conteúdos compartilháveis são divertidos

Notícias que geram sensação de satisfação têm maiores chances de compartilhamento — assim como as que geram sentimentos como ansiedade, frustração ou raiva. É bem provável que você mesmo já tenha compartilhado algo ou que te deixou muito feliz ou muito indignado. Ou seja, tudo que gera sentimento tem mais chance de se tornar viral. E como estamos falando sobre marcas, que esses sentimentos sejam sempre positivos, certo?

Conteúdo compartilhável gera validação social — e mede interesse das pessoas

Encontrar seus pares é algo que todos buscamos, mesmo em ambiente digital. Quando publicamos algo em nossas redes é porque compactuamos com aquela informação ou temos o intuito de gerar algum tipo de efeito em quem recebe. Identificar possíveis pares através de interesses em comum é muito possível através do conteúdo compartilhável.

Além disso, se admiro alguém, seja pela forma de pensar ou de expor um raciocínio, é provável que eu recomende aquele material. E é provável que façam o mesmo comigo.

Facilitar o compartilhamento aumenta o alcance

Produzir conteúdos já voltados para o formato de compartilhamento faz com que a disseminação desse conteúdo seja mais fácil pelos usuários. Um exemplo prático são os botões de compartilhamento para redes sociais em artigos de blog. Já fizemos isso até mesmo em e-mail, substituindo o botão “ler no navegador” por “compartilhar por whatsapp”. Conteúdos que possam ser replicados, como os produzidos em formato de listas — ou mais recentemente os templates de Instagram — aumentam sua capacidade de alcance.

Conteúdo compartilhável transforma as pessoas em produtores de conteúdo

E já puxando essa brincadeira de listas e templates, parte das pessoas nas redes sociais quer publicar conteúdo, porém nem sempre têm a iniciativa de buscar pautas. Oferecer um conteúdo de seu interesse ou propor temas para suas publicações é uma maneira de torná-la também produtora de conteúdo. Fora isso, é muito bacana perceber que esse formato também oferece interação com o usuário.

Conteúdos compartilháveis oferecem conveniência

Além de entretenimento, muitos conteúdos voltados para o compartilhamento são educativos. Entender a utilidade do conteúdo para o público-alvo é essencial. As pessoas compartilham conteúdo que consideram de valor, conteúdo que é capaz de auxiliar na resolução de problemas de outras pessoas. E esse tipo de conveniência tem tudo para ser altamente compartilhada por seu público. Vai dizer que nunca enviou um tutorial pra alguém?

Muito mais que tendência, pensar em estratégias de conteúdo já buscando o compartilhamento pelo usuário é uma das formas de explorar o alcance de seus materiais.

Aliás, se você curtiu esse artigo e acredita que ele possa auxiliar outras pessoas, que tal compartilhar também? :)

E caso queira conversar sobre o assunto, entra em contato com a gente! É só acessar nosso site ou enviar um e-mail pra mim.

--

--

Verônica Ponce
Mkt Virtual

Gosto de escrever de forma despretensiosa sobre aprendizados e reflexões que tenho sobre a vida e sua complexidade.