Entre linhas de código: como é trabalhar como programador na mLabs

Do agendamento de posts à análise de relatórios, conheça o time que faz a plataforma de gestão de redes sociais acontecer

mLabs
mLabs Team
6 min readMar 26, 2021

--

Quando se fala de mLabs, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a plataforma que vem facilitando a vida de milhares de PMEs nos últimos anos. Porém, já parou para pensar como a equipe que, desde seu nascimento, faz essa martech acontecer por meio de tecnologia? Em constante evolução, temos um time de Engenharia que, junto à equipe de Produto, desenvolve a inteligência por trás do software.

A mLabs é uma empresa de tecnologia que desenvolve produtos de marketing digital com a missão de ajudar micro, pequenas e médias empresas a terem sucesso nas redes sociais. Por isso, é tão importante desenvolvermos uma plataforma inteligente e de fácil gestão. E isso só é feito com uma equipe capacitada de desenvolvedores e desenvolvedoras prontos para trazer, com muita autonomia, mais inovação em um momento de grande escala.

Um breve histórico

O time de Engenharia nasceu junto com a ideia da própria mLabs. Com o objetivo de compilar todos os dados de pequenas empresas que usassem redes sociais em um só lugar, em 2013, demos os primeiros passos para desenvolver. Na época, éramos quatro sócios, todos atuando ou com background em engenharia de software, acreditando no propósito e no produto e investindo dinheiro do próprio bolso.

A primeira versão foi lançada com apenas dois desenvolvedores trabalhando nela. Mas isso só aconteceu após muita pesquisa com as empresas e para entender o melhor caminho para conseguir o engajamento necessário para o breakeven, que aconteceu em 2016.

Naquela época, os maiores desafios superados foram a análise de funcionamento de cada redes sociais. E, assim, consolidamos o sucesso da plataforma com a primeira funcionalidade de sucesso — o agendamento de posts.

O crescimento do time de Engenharia se deu, portanto, com o crescimento das necessidades de lançamentos de outras features, além de nos depararmos com outros desafios de escala — manutenção, bugs, performance para suportar o crescimento exponencial do número de clientes.

Squads de prontidão

Aqui na mLabs temos mais de 50 desenvolvedores e desenvolvedoras, divididos entre 10 squads multidisciplinares. Nossos engenheiros trabalham ao lado de product managers, UX designers e um QA para garantir as entregas de acordo com os objetivos de cada squad.

Trabalhando com scrum e Kanban, cada squad é especializado e preparado para um desafio diferente para evoluir nossa plataforma, além do foco em infraestrutura, Design System e também nas novas iniciativas que vão sempre ajudar nossos usuários.

De forma bem resumida, nossos squads se dividem para trabalhar em features de agendamento e calendário, no workflow, em Ads, em e-commerce, experiência do usuário, sem contar o squad que fica alocado em projetos do Marketing.

Outros times que se fortaleceram no último ano são os squads SRE (responsável pela cultura devops da empresa) e o time de Design System (focado padronização dos componentes de nossas ferramentas).

Para 2021, o plano é “arrumar a casa” para, assim, focar em novas iniciativas, além de evoluir nossa inteligência e consumo de dados para levar cada vez mais uma boa experiência aos nossos usuários.

Por isso, o nascimento do nosso time de Dados foi um grande marco para a empresa. Entre engenheiros e analistas de dados, essa equipe está sendo responsável pela construção de um ambiente robusto de consumo de dados real-time.

E, assim, cada vez que novos colaboradores entram em nossa equipe, avaliamos seu background e seu momento profissional para dar match com cada um desses desafios. Como resultados, temos benefícios para o produto, para a mLabs e também para nossos usuários.

Lideranças ao dispor da Engenharia

Fonte: Rawpixel

Aqui no time de Engenharia, temos profissionais focados tanto em evoluções técnicas de nosso código, quanto na evolução dos nossos próprios desenvolvedores para que alcancemos os resultados esperados.

Em outras palavras, cada squad possui um tech lead, que é uma referência técnica naquele time e representa essas pessoas em fóruns técnicos cross da empresa. Essa pessoa é guardiã da qualidade e boas práticas dentro do seu escopo de atuação, garantindo o alinhamento com as convenções e planos de arquiteturas já existentes.

Nossos squads também possuem a figura do team leader, liderado pelo Group Engineering Manager. Esses profissionais são responsáveis pela gestão técnica das pessoas da Engenharia, além de pensar em processos de desenvolvimento e também na gestão técnica das entregas.

E, para evoluir cada vez mais, temos também profissionais focados na construção do plano de carreira da Engenharia que está evoluindo juntamente com o crescimento de nosso time. Se sabemos onde queremos chegar como empresa de tecnologia, também queremos que nossos colaboradores e colaboradoras saibam — e planejem — igualmente.

Para pensar na arquitetura, também temos os Principal Engineers focados nas boas práticas de front e back-end. E, assim, ao lado do GEM, compõem a Tribo mLabs.

E, para fechar o ciclo, temos o Head de Engenharia e o CTO — no caso, eu — trabalhando ao lado do CPO e do Head de UX para fazer nossos produtos acontecerem.

Das linguagens que escrevemos — e falamos

Fonte: Unsplash

Para entrar no time de Engenharia da mLabs, buscamos pessoas desenvolvedoras em todos os graus de senioridade e que tenham afinidade com algumas tecnologias.

Quando falamos de back-end, nosso produto foi e é desenvolvido em Ruby, Node.js e Elixir. Já em front-end, Angular, Ember, React e React Native são encontrados nas features que desenvolvemos até hoje.

E, para complementar, trabalhamos com a arquitetura da AWS. Algumas ferramentas que utilizamos hoje em são: S3, CloudFront, EKS, Lambdas, API Gateway, entre outros. Sem esquecer do nosso banco de dados (MySQL, MongoDB, Redshift, Aurora) que é utilizado para potencializar os quase 10 Terabytes de dados de insights e os outros 15 Terabytes de imagens de posts.

Se você tem afinidade com alguma dessas linguagens, quem sabe um dia não nos encontramos em algum bate-papo nos nossos processos seletivos?

Grandes desafios pela frente com um diferencial

Fonte: Rawpixel

Quem entra no time de Engenharia neste momento da história da mLabs vai contribuir com um grande momento de crescimento e evolução técnica do nosso produto. Ao convidarmos para trabalhar em nosso time, essas pessoas desenvolvedoras vão nos ajudar a nutrir a grande quantidade de dados e informação que temos das redes sociais de nossos clientes.

O resultado desse trabalho de inteligência vai impactar diretamente nossos usuários que terão cada vez mais oportunidade de crescer em seus negócios por meio do marketing digital. E o melhor — tudo aqui é feito com muita autonomia e liberdade. Queremos ouvir e aprender com nossos colaboradores para promover cada vez mais resultados positivos por meio de linhas de código escritas.

Temos aquele sonho de ser a plataforma com o melhor custo-benefício do mercado e isso só será feito por meio de Inteligência Artificial e com o trabalho árduo do nosso time de tecnologia.

E tudo isso, sem esquecer, da grande missão da mLabs. Cada sprint, cada user story e cada linha de código é pensada na inclusão e sucesso de micro, pequenos e médios empreendedores.

E aí, quer fazer parte desses desafios e nos ajudar nessa missão? Então fique de olho nas nossas vagas.

--

--

mLabs
mLabs Team

O blog de quem constrói a mLabs — gestão de redes sociais para todos