Conhecendo o Grafana

Luiz Mascarenhas
mobicareofficial
Published in
4 min readJul 3, 2020

Introdução

Hoje em dia as empresas e suas áreas precisam cada vez mais acompanhar indicadores e métricas, tanto indicadores de seus sistemas quanto de negócios.

Muitas dessas empresas possuem ferramentas específicas, com distintas bases de dados e formatos e sempre que é preciso consultar algum indicador é necessário acessar cada uma dessas ferramentas, o que acaba gerando um desafio grande de acompanhamento,

Conhecendo o Grafana

Com esse desafio, há alguns anos atrás conheci o Grafana e a sua abordagem democrática para apresentar essas métricas através de diferentes tipos de bases de dados(Data Sources) e com um formato de visualização bonito e elegante.

O Grafana suporta integração com os mais famosos data sources que seguem o formato de time-series e para cada um, existe seu formato de consulta específica. Inicialmente não vou entrar muito nas particularidades dos data source e sim das funcionalidades que o Grafana oferece para visualização.

A instalação do Grafana não é algo complexo de ser realizada e com a documentação oficial, em poucos passos você consegue ter uma instância rodando em sua máquina de forma simples. Particularmente como eu adoro o docker e com apenas um comando, já pude ver ele rodando na minha máquina. How-to de instalação.

O controle de acessos e permissões é bem simples e intuitivo. É possível segmentar os acessos por pelo conceito de Teams e por Organizations(A ideia do Grafana é remover esse conceito nas próximas versões, ficando apenas com a segmentação de Teams).

Dashboards e Visualizations

Ao criar um novo dashboard é possível adicionar painéis que serão os nossos indicadores(Visualization). Esses indicadores podem ter diversos tipos de estilo para uma melhor apresentação e também existe a possibilidades de inclusão de novos através de plugins criados pela comunidade. https://grafana.com/grafana/plugins

No site oficial do Grafana podemos encontrar uma vasta opção com exemplos de Dashboards e visualizations.

O Grafana possui outras features interessantes como a de alertas, fazer um mix de data sources em um único painel, annotations(adicionar aos gráficos anotações de eventos que ocorreram) entre outras disponíveis.

Conclusão

A ideia era dar uma visibilidade da simplicidade do Grafana e podemos ver que mesmo com essa simplicidade, ele possui uma grande flexibilidade de exibição das nossas métricas, tanto nas camadas de infraestrutura quanto na de negócios, mas…

“Em todos esses anos nessa indústria vital…”

… é muito importante conhecer o seu negócio/produto/sistema e quais informações ele recebe e processa. Sem esses dados, não será possível criar dashboards com indicadores que farão sentidos serem acompanhados, ou seja, converse com o seu time, levantem informações de como gerar métricas mais claras, avaliem seus ambientes de produção e com isso planejem em como armazenar essas informações e na sequência configurem seus dashboards.

Eu sou o Luiz Mascarenhas, Gerente projetos WiFi na Mobicare, entusiasta por tecnologia, sysadmin de carteirinha e defensor da cultura DevOps.

A Mobicare e a Akross combinam os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

Faça parte do nosso time. 😉

--

--