Desafios da Liderança Tech | Entrevista com Alice Tomaz

Gabriel Lopes
mobicareofficial
Published in
4 min readJan 3, 2022

Tech Leads são responsáveis por liderar equipes de desenvolvimento de software. Sendo assim, devem possuir uma visão técnica do que está sendo desenvolvido para que seu time execute com máxima eficiência. Mas é preciso mais do que conhecimentos técnicos. Aspectos de liderança relacionados à gestão de pessoas são fundamentais: como comunicação verbal, capacidade de planejamento, solução de conflitos, entre outros.

Espera-se que estes(as) profissionais fortaleçam a área de tecnologia nas organizações em que atuam, apresentando novidades tecnológicas e mantenham a equipe engajada com as atividades para entregar os melhores resultados. Por isso, Tech Leads com um perfil versátil, ou seja, prontos para assumir funções diferentes conforme o cenário, costumam ter destaque.

E como a parte técnica é muito importante, geralmente estas lideranças são formadas a partir do papel de desenvolvedor(a) mais sênior. Na Mobicare não poderia ser diferente. Por isso, convidamos uma das referências nessa trajetória, Alice Tomaz, Líder Técnica da equipe de Data Solutions, para contar um pouco para a gente quais os caminhos e desafios do dia a dia da liderança.

1. Alice, conte um pouco para a gente sobre a sua trajetória. Como você se tornou tech lead na Mobicare?

Sou graduada em Ciência da Computação e minha primeira experiência em em TI foi com Qualidade de Software.

Fiquei aproximadamente 3 anos em QA (saiba mais sobre área de qualidade neste artigo), no qual fui ganhando mais responsabilidade e até mesmo um time pra me ajudar nas atividades.

Logo em seguida fui contratada como Analista de Requisitos, mas um ano depois, a empresa fechou. Apesar de ter sido uma experiência boa, sabia que meu coração estava no Desenvolvimento, e a partir deste momento foi quando migrei para a área que estou até hoje.

2. Como sua experiência em QA influenciou em sua carreira como desenvolvedora hoje?

A grande vantagem de ter iniciado a carreira como QA é que me abriu os olhos no cuidado ao desenvolver novos sistemas.

Qual o impacto se eu colocar esse if?
Quais os sistemas serão integrados ao meu?
Meu código está com uma boa cobertura de testes?
Qual o impacto ao refatorar este método?

Essas e outras perguntas sempre me questiono ao desenvolver novos sistemas.

3. Qual projeto você destacaria na sua carreira até aqui?

Com certeza seria o projeto no qual trabalho há alguns anos, na área de Data Solutions, que é o Artemis: uma Data Ads Platform muito robusta, voltada para a entrega de publicidade, que registra +155MM de envios de campanhas por mês, com +700 parceiros integrados. Com essa plataforma tive vários aprendizados que influenciaram na profissional que sou hoje.

4. Quais os desafios que você encontra no seu dia a dia?

Além dos desafios técnicos que sempre estão conosco, um dos principais seria a gestão de pessoas. Sei que existem perfis que possuem um dom neste quesito. Não seria naturalmente o meu caso, risos. Mas vamos aprendendo no dia a dia.

O caminho da liderança é algo que surge normalmente na evolução da própria área. E quando você é referência para ajudar a equipe para um bom andamento das tarefas há pouco espaço para aquela rotina clássica do papel de desenvolvedora “vou colocar uma música e codificar aqui até o código sair do outro lado”. É preciso tirar dúvidas da equipe, acompanhar o acompanhamento do projeto, analisar PR’s, e por aí vai.

É uma mudança de paradigma que, para quem almeja a área de liderança técnica, terá que lidar.

5. No que você pretende evoluir na parte de gestão de pessoas?

Atualmente estou focada principalmente na evolução técnica. Na parte de gestão, procuro sempre conselhos do meu gestor direto, bem como ler sobre experiências na área.

6. O que te motiva na Mobicare?

Em abril de 2022 fará quatro anos que estarei na Mobi. É um tempo relativamente longo para a área de TI, onde a rotatividade costuma ser bastante alta. Contudo, o excelente ambiente de trabalho, ótimas pessoas, a mais recente priorização pelo modelo remoto (os colaboradores podem optar entre trabalho híbrido, com algumas idas ao escritório, ou totalmente remoto) e é claro, não podendo faltar, os desafios técnicos e gestão no qual me esbarro diariamente me fazem permanecer aqui.

Sobre o autor
Olá! Me chamo Gabriel Lopes, sou UX/UI Designer na Mobicare e Akross. Meu objetivo é desenvolver processos de design centrados no usuário, aplicando o conhecimento obtido de forma estratégica nos negócios.

A Mobicare e a Akross combinam os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

Faça parte do nosso time. 😉

--

--