Entrevista com Marianna Piacesi, organizadora do “VagasUX”

Vinicius Sousa
mobicareofficial
Published in
8 min readFeb 2, 2022

Atualmente, clientes buscam por serviços e produtos que atendam suas reais necessidades (tanto práticas, quanto emocionais), enquanto também encantam e engajam. Além disso, com a crescente onda de digitalização das empresas e o grande protagonismo do e-commerce, oferecer aos usuários uma experiência digital otimizada tornou-se imprescindível.

Daí a importância da área de UX, abreviação para User Experience, que foca, justamente, no que seu nome sugere: a experiência do usuário.

Ao implementar estratégias de UX, é possível melhorar efetivamente a forma como uma empresa se envolve com seus clientes e interage por meio de qualquer dispositivo ou aplicativo. Seja um site, app ou ferramenta B2B, as companhias com presença digital podem se beneficiar do processo de experiência do usuário, que fornece insights valiosos para tomada de decisões.

Nesse cenário, profissionais de UX estão sendo cada vez mais valorizados. O surgimento de novos entusiastas pela área cresce significativamente, acompanhados das mais diversas dúvidas, seja sobre o mercado, as ferramentas, vagas, cursos, etc. Assim, influenciadores e perfis relevantes com foco em ajudar estas pessoas ganham destaque nos resultados de busca, como é o caso do VagasUX, hub de iniciativas acessíveis para quem está começando na área de design, promovendo uma curadoria de vagas e conteúdos em UX para todos os níveis. E é justamente sua organizadora, Marianna Piacesi, nossa convidada para um papo mais aprofundado sobre a comunidade, a relevância da metodologia UX para empresas nos dias de hoje e mais! Confira:

Como surgiu a iniciativa VagasUX?

No começo da pandemia em 2020 acabei tendo mais tempo em casa e aproveitei para organizar meus favoritos e materiais de referência que já tinha o hábito de guardar desde sempre. Da mesma forma também me envolvi com mentorias gratuitas e vi a necessidade em promover mais essa troca na área. Com isso, veio a ideia de tornar esse material público e disponibilizado para todos, onde comecei a compilar um guia na ferramenta Notion e dei o nome do projeto de Guia do Product Designer. Cheguei a fazer um artigo divulgando o projeto e logo depois surgiram muitos interessados e novas iniciativas que mais tarde foram unificadas no hub VagasUX. A mais popular, sem dúvida, é a iniciativa Vagas Para Iniciantes, onde divulgamos vagas exclusivas em design para níveis júnior, estágio e trainee que costumam ser mais escassas no mercado. Hoje somos uma comunidade que promove a curadoria de conteúdos e vagas voltadas para pessoas iniciantes e temos muitos projetos vindo por aí e voluntários super engajados.

Que legal esse Guia do Product Designer! Poderia contar para a gente um pouco mais sobre ele?

É um projeto que se tornou uma espécie de guia definitivo com conteúdos e dicas para quem está começando na área de UI/UX. Nele é possível encontrar um passo a passo de como começar; o que esperar da área; indicação de materiais em diversos formatos como livros, podcasts, vídeos, artigos, recursos; links úteis de ferramentas e metodologias a seguir; cursos e eventos relevantes da área; além de perfis a seguir de pessoas, empresas e comunidades para ficar de olho.

O Guia está em constante atualização, pois sempre surgem novos conteúdos a serem compartilhados e novas indicações para a comunidade que acompanha. Temos ainda uma FAQ com um apanhado das principais dúvidas de quem está em processo de migração e quer saber um pouco mais sobre o que a área exige, boas práticas de currículo e portfólio e por aí vai!

Quem faz atualmente a iniciativa VagasUX?

Começou com uma “EUquipe” em que cuidava de praticamente tudo e aos poucos a própria comunidade foi se engajando e entrando em contato comigo com interesse em apoiar como voluntário. Hoje somos 10 pessoas voluntárias que se apoiam diariamente sobre diversas áreas dentro da iniciativa como social media, busca por vagas, sorteios, lives, entre outros. Agora estamos em uma fase de revisão dos nossos projetos e construção de um onboarding para que novas pessoas que cheguem possam ter conhecimento de cada iniciativa que existe e quem está por trás de cada uma delas. Também estamos planejando liberar novas inscrições de voluntários com pelo menos uma lista de espera devido a quantidade de pessoas interessadas que sabemos que querem apoiar a iniciativa.

Qual o perfil de público da comunidade?

Em sua maioria profissionais iniciantes e/ou em migração de carreira para a área de design/UX. Temos pessoas de todas as idades e gêneros, é isso que faz a comunidade ainda mais completa e verdadeira. Estamos sempre propondo debates e lives sobre temas reais e já chegamos a fazer uma roda de conversa trazendo profissionais iniciantes que migraram depois dos 30 anos e como esse fator de idade impactou ou não nesse processo. Esses assuntos costumam ser muito relevantes nos canais da comunidade, estamos sempre em busca de promover assuntos assim que tragam visibilidade e reforcem as pessoas por trás da comunidade como um todo.

Quais as principais dores desse público?

Uma das maiores dores, sem dúvida, é a dificuldade em conseguir uma vaga na área. Como iniciante, é muito frustrante passar por inúmeras etapas de aprendizado, criar um portfólio, acompanhar lives e diversos conteúdos sobre o tema que dizem ser uma transição “rápida e fácil” e quando chegam na hora H para se aplicarem nas vagas veem que não é bem assim. Primeiro por conta da escassez de vagas quando comparado com a quantidade enorme de profissionais em busca por recolocação e uma oportunidade na área. Depois de muitos chegarem e se sentirem perdidos de como começar e mostrar que estão prontos. E a mais frustrante talvez: a dor de quem já se aplicou em diversas vagas e não recebe um retorno / feedback sobre o porquê não passou e o que pode fazer para melhorar / ser considerado. Por isso buscamos sempre fornecer informação, dicas e indicar mentorias gratuitas dentro da comunidade para promover essa troca real e promover a capacitação comunitária.

E teve alguém que deu retorno que conseguiu emprego?

Temos mais de 30 relatos oficiais recebidos e chegamos até a disponibilizar uma área na iniciativa para exibir essas grandes conquistas da comunidade que servem de inspiração para todos, chamamos de Hall dos Contratados. Da mesma forma, também sempre que recebemos um novo relato compartilhamos nas nossas redes parabenizando a pessoa e também reforçando nosso propósito que cada vez mais vem sendo atingido e nosso posicionamento como iniciativa social.

Qual o impacto que a área de UX/UI gera nas empresas?

Se as coisas estão funcionando bem em um produto e/ou serviço sem maiores preocupações, provavelmente é porque existe um bom time de UX e tecnologia envolvido por trás e bem alinhados entre si. Como profissionais focados na experiência do usuário, cada detalhe precisa ser analisado, mensurado e validado. A área de UI/UX busca constantemente alcançar essa qualidade dentro do ecossistema do produto, bem como garantir uma boa experiência de maneira que isso seja refletido no retorno de investimento da empresa, pesquisas de satisfação entre outros. Por isso a área cresceu muito nos últimos anos e cada vez mais pessoas estão descobrindo a especialização e se interessando em migrar e saber mais como funciona cada uma de suas grandes áreas como UI, Research, UX Writing, Service, entre outras. E por isso estamos aqui também para reforçar tudo isso e lembrando de dar oportunidade também para quem chegou agora.

Quais comunidades vocês indicariam?

Indico a comunidade Todas as Letras, voltada ao público LGBTQIA+ na área de tecnologia; a comunidade PretUX com apoio e direcionamento para profissionais pretos de UX; e também a comunidade Jovens UX & UI que também é voltada para iniciantes onde divulgam bastante conteúdo acessível e inclusive estamos fazendo juntos uma parceria com a iniciativa VagasUX com o projeto Apoie Uma ONG que está em andamento e visa engajar os designers inscritos a estruturarem um portfólio com um case real e ainda conseguirem ajudar uma instituição que precisa de apoio. Comunidade e iniciativas não vão faltar!

E cursos? Quais vocês indicam?

O hype da área é real, com isso temos uma infinidade de cursos disponíveis hoje no mercado. Sabendo disso, trouxe uma iniciativa para o projeto que envolve um feedback coletivo dos principais cursos existentes hoje no mercado de UX a fim de termos um compilado imparcial de relatos de quem já fez um desses cursos com base em suas percepções reais. Sempre indicamos na comunidade para apoiar quem está na dúvida de um curso novo e sempre reforçamos para quem já teve a oportunidade de concluir um deles, contribuir também deixando seu relato e mantendo a base atualizada.

Quais os planos e expectativas para 2022?

Após o primeiro ano da iniciativa, o projeto começou a ganhar mais peso e relevância no mercado e com isso conseguimos parceiros de grandes escolas e eventos de design que nos apoiam mensalmente com bolsas, eventos e descontos para a comunidade e fazem nosso propósito ser algo possível. Nossas expectativas são de continuar proporcionando esses conteúdos acessíveis e oportunidades que façam a diferença na vida de um profissional iniciante em UX apostando forte em mais conteúdos dedicados com temas sobre a área e apoiando sempre com as bolsas para quem precisa de capacitação qualificada. Como voluntários, nos reunimos mensalmente para pensar e trazer novas iniciativas para o projeto e temos muitas expectativas de que em 2022 teremos ótimas novidades ainda por vir! Acompanhe a gente nas nossas redes sociais @VagasUX, no site oficial acompanhando as vagas e updates do projeto e caso tenha se identificado com a proposta não deixe de apoiar a iniciativa com a nossa lojinha e contribuições disponíveis para ver ainda mais projetos como esse surgindo por aqui!

Sobre a entrevistada

Marianna Piacesi é bacharel em Comunicação Social e atua como Design System Ops na Talkdesk. Sempre envolvida em comunidades, hoje é organizadora da iniciativa VagasUX que busca promover uma curadoria de vagas e conteúdos para pessoas no começo da carreira, com projetos como o Guia do Product Designer e as Vagas Para Iniciantes. É mentora em alguns projetos, além de apoiar ativamente a comunidade com dicas e orientações gerais sobre o mercado de UX. Ilustradora nas horas vagas e viciada em videogames.

Olá! Me chamo Vinicius Sousa e sou Estagiário de Marketing nas empresas Mobicare e Akross. Sou apaixonado pela área que escolhi, por gatos e receptivo por qualquer experiência que me proporcione grandes lições profissionais e sociais.

A Mobicare combina os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

Faça parte do nosso time. 😉

--

--

Vinicius Sousa
mobicareofficial

Estagiário de Marketing nas empresas Mobicare e Akross. Apaixonado por comunicação, gatos e novas descobertas gastronômicas.