Estágio em comunicação: de uma estudante para outra(o)

Para você que, assim como eu, teve dificuldade no início da carreira

Aneliza Pinheiro
mobicareofficial
6 min readFeb 4, 2021

--

A área de comunicação é enorme e muitas vezes pode nos levar para caminhos diferentes do que imaginamos ao iniciar na faculdade. Acontece com a maioria das pessoas, e aconteceu comigo e muitas amigas do curso de Jornalismo.

Cada um entra na faculdade com seu objetivo definido (tudo bem se não foi seu caso), o meu era fazer parte da redação de um grande jornal impresso ou telejornal. E onde eu acabei parando? No Marketing!!!

É muito difícil entrar na pequena bolha do ramo jornalístico. Lembro que no primeiro dia de aula, a professora disse “o jornalismo não é fácil, principalmente para quem não conhece ninguém influente”, obviamente eu estava tão animada há três anos que pensei que conseguiria me destacar dos demais alunos, mas não foi o caso. Caí como um patinho no mar dos processos seletivos e me afoguei.

Não sei porque não passei em nenhum desses processos, talvez realmente não fosse pra mim. Não vou dizer que não gostaria de tentar um dia, porque o jornalismo continua sendo uma paixão e ainda tenho vontade de explorar esse mundo, mas não é a única.

Para você que faz Cinema, Publicidade e Jornalismo, vou dizer o que ninguém me disse: enxergue o Marketing! Você pode até não gostar depois, mas com certeza vale tentar! Pelo que observo, o setor de Marketing tem crescido muito nas empresas e pra onde eu olho tem vaga de estágio de social media (btw, é o que eu faço e amo) e em outros setores.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn sobre os empregos em alta em 2021, profissionais de comunicação (profissionais autônomos de conteúdo digital e Especialistas em marketing digital, aparecem em 6º e 7º lugares respectivamente) são considerados cada vez mais importantes para as empresas com o aumento do consumo de conteúdo on-line. Então não é coisa da minha cabeça, viu?!

Óbvio que até descobrir que podia fazer isso, me desprender um pouco do jornalismo e explorar novas áreas, demorou um tempinho. Consegui meu primeiro estágio apenas no 4º período da faculdade, enquanto conheço pessoas que se aventuraram desde o 1°.

O meu primeiro estágio foi em uma agência de marketing digital e pude aprender MUITO! O tempo que passei lá me ajudou a entender que eu gosto mesmo disso e quero focar meus estudos nessa área por enquanto.

“Ane, mas eu mando currículo para todos os lugares e nunca me chamam!!!”

Olha, eu não sou profissional de RH, mas pela experiência nas mil entrevistas que fiz antes de conseguir a primeira oportunidade, acho que posso te ajudar pelo menos um pouquinho.

Antes da entrevista

Personalize o currículo de acordo com a vaga

Eu era dessas que mandava o mesmo currículo para todas as vagas. De jornalismo a marketing, era tudo igual. Quando mudei este ponto, pude notar mais oportunidades surgindo, mais convites para participar de processos seletivos.

Colocava as funções relevantes que eu já tive e que agregariam para determinada vaga, destacava as habilidades que acreditava serem mais importantes e por fim, colocava os cursos pertinentes às tarefas que eu teria que realizar.

Tenha um portfólio

A área de comunicação é MUUUUUUITO concorrida, então você precisa se destacar. Monte o portfólio de acordo com a área que você quer atuar. Ah, você é designer gráfico? Monta um site com as suas artes! Quer escrever? Faz um blog! Quando estava focada em conseguir estágio em jornalismo, pedi para ser voluntária de um jornal de bairro da Zona Sul do Rio e comecei a escrever matérias para lá.

O meu perfil no Medium também contribuiu bastante para conquistar a vaga na empresa anterior e na atual. Acredito que qualquer oportunidade em comunicação preza por uma boa escrita, então é bom para praticar.

Se for mandar o currículo por e-mail, se apresente

Não vai anexar o currículo e enviar, né? Escreva um textinho introdutório contando a sua experiência e o porquê acha que se encaixa na vaga. Não é redação para o ENEM, então… Menos é mais!

Faça cursos

Por mais que você não tenha experiência, os cursos vão te ajudar a direcionar as habilidades e, às vezes, até te dar uma prévia se você vai gostar ou não do assunto.

Tem muitas plataformas, comece pelos gratuitos da Rock University e FGV, e depois invista em cursos pagos, como a Udemy. Há outros de escolas especializadas que são um pouco mais caros, neste caso, aconselho para quem já está certo do que quer.

Durante a entrevista

Fale do seu portfólio

Aqui é a famosa hora de vender seu peixe. É aquilo: “a gente que lute” hahaha. Na maioria das vezes, o recrutador já viu no seu currículo e quer conversar sobre ele, é apenas manter a conversa, mostrando que você sabe o que está falando.

Não diga que sabe sem saber

Já vi casos de pessoas que mentiram sobre conhecimento em excel (😮) e foram demitidas algumas semanas depois. Ninguém é obrigado a saber tudo e o recrutador sabe disso. Principalmente em estágio, as empresas devem estar dispostas a ensinar você.

E hoje em dia, a maioria delas tem testes para evitar o que eu disse acima, então não fica bonito você dizer que sabe e na hora de executar ficar uó.

Conte as experiências em ordem cronológica, mas não precisa ser desde que nasceu

Diga o que fazia nos empregos anteriores, quais ferramentas utilizava e o que te destacava no cargo. Claro, somente experiências que tenham a ver com o cargo em questão. Nada de dizer que foi contadora se a vaga é de jornalismo.

Se não tiver experiência profissional, fale dos seus projetos pessoais, trabalhos voluntários.

Depois da entrevista

Peça feedback

Caso a resposta seja negativa e/ou automática, peça um feedback. É muito importante entendermos onde erramos para não errarmos novamente, ou até entender a falta de qual ferramenta fez diferença para a não contratação.

Acho que é isso. Espero ter ajudado de alguma forma a não se desesperar como eu e sair atirando para todos os lados, ou desanimar de vez. Sabemos que a área de comunicação é muito competitiva, tem muita gente para pouca vaga, mas esses passos já são um começo para se destacar. Pelo menos me ajudaram a chegar até aqui.

Nem sempre a primeira experiência é fácil de conseguir, mas depois dela, eu tenho pra mim que é só sucesso. Basta insistir um pouquinho, ter em mente seus objetivos e desenvolver constantemente suas habilidades.

Hoje sou estagiária de marketing em uma empresa de tecnologia e gosto muito do que faço. E o jornalismo, por enquanto, adormece no cantinho do coração.

Se quiser conversar, trocar experiências ou compartilhar alguma prática para se sair melhor na procura pelo primeiro estágio, pode falar comigo!

Oi! Eu sou a Aneliza Pinheiro, Estagiária de Marketing nas empresas Mobicare e Akross. Apaixonada pelo universo da comunicação e por proporcionar diferentes experiências através dele, estou me descobrindo no mundo #tech e aproveitando cada momento.

A Mobicare e a Akross combinam os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

Faça parte do nosso time. 😉

--

--

Aneliza Pinheiro
mobicareofficial

Journalist and UX Writer at Gympass. In love with people and building experiences :)