Soft skills para desenvolvedores: entrevista com Maurício Santos

Nastacha de Avila
Dec 19, 2019 · 7 min read

Habilidades não-técnicas, também chamadas de interpessoais, que auxiliam no crescimento da carreira e são um grande diferencial buscado por recrutadores.

Trabalhar com Desenvolvimento de Software, sem dúvida, exige conhecimento e atualização. A área evolui muito rapidamente: ao mesmo tempo em que são lançadas novas ferramentas com uma grande frequência, as existentes permanecem evoluindo. A demanda de aprendizado constante é inerente à área técnica. Para isso, não faltam tutoriais, cursos, eventos, reviews, artigos no Medium (hehe).

O que pouco se fala, no entanto, diz respeito às habilidades não-técnicas que são imensamente valorizadas no mercado em relação aos profissionais de tecnologia. Antes de detalhar melhor as chamadas Soft Skills, é bom contextualizar: a nomenclatura não está restrita à área de tecnologia, aplica-se a qualquer profissional. Vamos aos termos:

Hard Skills vs Soft Skills

Hard Skills são todas aquelas habilidades práticas que um profissional precisa ter para desenvolver o seu trabalho. Por exemplo: um jornalista precisa dominar as técnicas de entrevista e escrita para desenvolver um texto; um desenvolvedor precisa compreender a lógica e a linguagem de programação para dar vida a um projeto.

Soft Skills são aquelas habilidades que podemos chamar de subjetivas de acordo com o contexto e as necessidades. Elas estão relacionadas ao comportamento, personalidade, inteligência emocional e experiência. Em que momentos elas podem ser exercidas? Na comunicação, liderança, organização, trabalho em equipe, ética, entre tantas outras.

Conforme o livro Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos, tais habilidades interpessoais são desenvolvidas ao longo do tempo, pois estão relacionadas ao comportamento, personalidade, inteligência emocional e experiência de vida.

Dentro do ambiente profissional, as Soft Skills podem ser demonstradas na forma como a pessoa se comunica, na liderança e gestão, organização do tempo e das funções, no trabalho em equipe, na ética do dia a dia com os colegas e clientes, entre outros.

Entrevista com Maurício Santos

Para trazer exemplos práticos sobre Soft Skills, convidei o Maurício Santos, Senior Software Engineer na Mobicare. Ele foi o primeiro aqui na empresa a me contextualizar sobre o assunto. Em determinado momento nos seus oito anos de carreira, a carga de trabalho era tamanha, inúmeros projetos simultâneos, além de desafios pessoais, tudo parecia culminar para o burn out (Síndrome do Esgotamento Profissional, distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e estresse). Maurício encontrou na meditação e em outras ferramentas o caminho para uma vida mais equilibrada.

  • Quem trabalha como desenvolvedor, sabe que é comum o cliente mudar de ideia com frequência, gerando um retrabalho. Como lidar com essa situação?

Exercendo a resiliência. Você precisa entender que as mudanças acontecem diariamente e que é preciso saber aceitá-las. Além disso, nem tudo acontece conforme queremos. Encarar as mudanças como algo natural torna o trabalho mais fácil. Um profissional não resiliente vive reclamando, apontando defeitos e não tendo a compreensão necessária de eventuais erros em equipe. Você não quer ser um profissional assim, quer?

Já cogitou aplicativos de meditação guiada para exercitar a calma e a resiliência? Eles podem fazer uma grande diferença! Indico alguns:

Sattva

Indicado para iniciantes. O aplicativo tem timer, monitoramento de frequência cardíaca e permite que você registre o seu humor antes e depois da sessão de meditação.

Medite.se

Totalmente em português, oferece diversas meditações guiadas por professores experiências e permite que você faça o download dos áudios para ouvir offline.

Relax Medidation: Sleep Sounds

Imensa quantidade de sons disponíveis para meditação, como chuva, pássaros, simulação de florestas asiáticas. O aplicativo também oferece aulas de respiração.

Smiling Mind

O seu diferencial em relação aos outros é que ele é focado no mindfulness. O aplicativo avalia o seu perfil e o seu estilo de vida para montar a técnica ideal na hora da meditação.

  • Por que a flexibilidade é uma soft skill?

A resiliência anda de mãos dadas com a flexibilidade. Sendo flexível, você tem maior poder de adaptação para as mais diversas situações, como mudança de equipe, de projetos, cliente, rotina, costumes, etc. É uma forma de não permitir o engessamento do seu trabalho. Além disso, permite que você respeite com naturalidade as bagagens do colega ao lado, que sem dúvida são diferentes da sua.

  • Por falar em mudança, ela está sempre muito presente na área da tecnologia. De que maneira o profissional deve encarar isso?

Sendo autodidata e se atualizando, pois a matemática é simples: o profissional que não se atualizar, vai acabar trabalhando com tecnologias ultrapassadas e tornando a sua mão de obra um tanto defasada. Em um mercado tão dinâmico como o de tecnologia, fica muito difícil para um profissional se realocar se estiver com seus conhecimentos ultrapassados.

É possível fazer isso buscando materiais de estudo e auxílio em livros, internet, fóruns, artigos, etc. Nós inclusive já fizemos uma lista de livros que todo programador deveria ler para entrar de cabeça na área.

  • A programação costuma tomar muito tempo do dia. Como estudar para se manter atualizado?

Organização é a palavra-chave. Saiba como utilizar melhor o seu tempo, mantenha o foco e cumpra os prazos exigidos pelas tarefas do dia. Otimizando o tempo, sem dúvida será possível encontrar uma janela livre para os estudos.

A sugestão para quem precisa de uma ajudinha para se organizar são os aplicativos para celular. Acredite, existem muitas, muitas opções. Alguns exemplos para você:

Wunderlist

Ele permite fazer listas com tarefas, anotações, prazos e horários com alarmes de alerta.

Evernote

Um dos mais famosos para organização. O Evernote permite anotações diárias, capturas de telas, gravação de áudio e fotos. É possível criar notas e compartilhar com colegas de trabalho.

AnyDo

Gerenciador para quem prefere concentrar todas as demandas no mesmo lugar. Esse aplicativo sincroniza mesmo como celular offline, permite compartilhamento com colegas de trabalho, anotações e também vídeos e documentos PDF.

Pocket

Gostou de um artigo, mas não teve tempo de ler na hora? Não tem problema. Esse aplicativo salva o texto para você ler depois. Também é possível fazer o download do texto para uso offline.

Google Agenda

Um dos melhores serviços que o Android oferece para quem precisa se organizar. Anote todos os seus compromissos e receba notificações avisando.

  • Qual o segredo para trabalhar em equipe?

Exercitando um sentimento de colaboração. Equipes são formadas por pessoas diferentes, com bagagens e percepções diferentes. Para trabalhar em um ambiente assim, é preciso saber ouvir opiniões, respeitar as diferenças, lembrar que os demais precisam do seu esforço tanto quanto você precisa do deles. Enfim, para trabalhar em equipe, seja colaborativo.

  • Como desenvolver as soft skills?

Aquele que compreender que essas habilidades são importantes não somente no ambiente de trabalho, mas também em diversos aspectos da vida, já possui um diferencial competitivo. Estamos em constante mudança, assim é o ser humano. Por isso, é correto afirmar que as habilidades interpessoais vêm com o tempo e devem ser desenvolvidas gradativamente. Saber absorver os aprendizados do dia a dia, inspirar-se em líderes e colegas e estar sempre aberto a novas experiências é um belo começo.

O autoconhecimento é uma questão importante para desenvolver as soft skills. É conhecendo a si mesmo que você vai descobrir o que e como melhorar. Pergunte-se com frequência se você está tendo a postura correta diante dos desafios e dos colegas de trabalho, se você se adaptou à realidade da equipe, se você está buscando se atualizar, se o que resultado que você está entregando é o melhor possível, etc.

Outro fator que pode ajudar no desenvolvimento das soft skills é o feedback. Procure ouvir o que seus colegas e superiores têm a dizer de maneira geral, buscando conselhos para melhorar onde for preciso. Saber receber uma crítica e trabalhá-la de forma positiva para crescer é uma habilidade incrível, acredite.

O oposto também é muito importante, ou seja, saber dar seu feedback as outros. Se saber receber uma crítica não é fácil, saber a melhor maneira de tecer uma crítica construtiva e positiva é tão difícil quanto. Dominar esse terreno sem dúvida vai ajudar você a desenvolver suas soft skills.

  • O que as Soft Skills têm a nos ensinar?

Que para desenvolver um bom trabalho e entregar resultados práticos positivos para a empresa, você obviamente precisa dominar a área técnica e estar sempre atualizado. No entanto, para ir além e crescer como profissional, você vai precisar das soft skills, pois elas estão ligadas à inteligência emocional e ajudam você a ser um profissional colaborativo que a empresa vai fazer questão de manter na equipe.

E aí, o que achou das Soft Skills? Você tem sugestões de mais habilidades interpessoais importantes ou experiências que tenha vivido nesse aspecto? Compartilhe conosco!

Hey! Meu nome é Nastacha de Avila, sou responsável pela área de Marketing nas empresas Mobicare e Akross, com foco em Branding Awareness para recrutamento de talentos em TI. O que mais amo em trabalhar no mercado de tecnologia é poder estar sempre próxima à inovação.

A Mobicare combina os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

Faça parte do nosso time. 😉

mobicareofficial

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito! Vem trabalhar com a gente 😉 bit.ly/mobicarreiras

Nastacha de Avila

Written by

Responsável pela área de Marketing nas empresas Mobicare e Akross, com foco em Branding Awareness para recrutamento de talentos em TI. 😉

mobicareofficial

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito! Vem trabalhar com a gente 😉 bit.ly/mobicarreiras

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade