SwiftUI: a nova ferramenta da Apple para construção de interface em apps

Andrew Castro
Mar 4 · 4 min read

Introdução

A Apple surpreendeu a todos na WWDC 2019 quando anunciou o SwiftUI, um novo framework que permite criar interfaces de usuário em todas as plataformas da Apple com o poder do Swift.

Sintaxe Declarativa

O SwiftUI usa uma sintaxe declarativa para que o desenvolvedor deixe mais claro o que a interface de usuário deverá fazer. Por exemplo, uma lista de itens que consiste em campos de texto, bem como o alinhamento, a fonte e a cor de cada campo. O código está bem mais simples e fácil de ler, poupando tempo e manutenção.

Pontos de atenção:

  • Some

O termo é Opaque Return Type, que é uma função ou método com um tipo de retorno oculto, não é preciso declarar qual é o tipo concreto que será retornado.

  • Implicit return

O primeiro componente que será retornado dentro do body é uma lista, mas sem o famoso return, já sendo utilizado em closures.

  • State

O @State cria um tipo de trigger, observando o valor para atualizar a View, sem ter que chamar algum método para fazer isso.

Prós

  • Fácil de se usar e entender. A sintaxe declarativa simplifica o entendimento da estrutura do que irá ser renderizado na tela;
  • Pode ser usado em todas as plataformas da Apple;
  • Fácil manutenção e prototipação. Caso o desenvolvedor queira reordenar alguns componentes, basta uma simples alteração no código em apenas alguns segundos;
  • Adeus Storyboard! O motivo de muito estresse entre os desenvolvedores será eliminado, os conflitos de pbx não irão mais acontecer, pois a Storyboard não irá ser utilizada para fazer o UI do aplicativo. Fora que o código ficou muito mais enxuto e simples de se desenvolver, tornando a construção da tela muito mais eficaz.

Contras

  • Pouca documentação;
  • Suporte para as versões mais novas (iOS 13+, tvOS 13+, watchOS 6+ e macOS 10.15+);
  • Preview do xCode ainda não está 100%. Muitas vezes o preview não renderiza o que está sendo codificado ou mostra algum erro inexistente.

Storyboard vs SwiftUI

As imagens abaixo mostram a diferença entre um código que implementa a seguinte funcionalidade: Um botão que controla a visibilidade de um campo de pesquisa.

Storyboard:

SwiftUI:

O código em SwiftUI é muito menos “verboso”, mais simples de se entender e de se escrever, enquanto o código da Storyboard é tem uma sintaxe mais complexa da se entender.

Levando em conta que sempre é recomendado a escrita simples e de fácil entendimento, o SwiftUI leva vantagem.

Conclusão

Sempre leve em consideração a viabilidade de aplicar SwiftUI no seu projeto. Hoje, alguns aplicativos têm uma base muito grande de usuários com iOS inferior ao 13, então vale a pena perdê-los?

A sua equipe está disposta a correr o risco de aprender uma tecnologia relativamente nova?

Levante os pontos de discussão para a aplicação do SwiftUI e preste atenção nos riscos! Na teoria, SwiftUI é maravilhoso, mas no momento da implementação nem tudo será um mar de rosas.


Meu nome é Andrew Castro, sou Desenvolvedor iOS e busco sempre aprender e compartilhar conhecimento com todos. Sou da filosofia que você deve fazer tudo por paixão e diversão.

Caso tenha alguma dúvida, é só comentar comentários ou entrar em contato por . Abraço!


A Mobicare combina os Melhores Talentos, Tecnologias de Ponta, Práticas Agile e DevOps com Capacidades Operacionais avançadas para ajudar Operadoras Telecom e grandes empresas a gerarem novas receitas e a melhorarem a experiência dos seus próprios clientes.

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito!

😉

mobicareofficial

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito! Vem trabalhar com a gente 😉 bit.ly/mobicarreiras

Andrew Castro

Written by

iOS Developer For Fun

mobicareofficial

Se você gosta de inovar, trabalhar com tecnologia de ponta e está sempre buscando conhecimento, somos um match perfeito! Vem trabalhar com a gente 😉 bit.ly/mobicarreiras

More From Medium

Also tagged Swiftui

Also tagged Swiftui

Introducing Spin

25

Also tagged Swiftui

Also tagged Swiftui

SwiftUI: Rotation Effect

Related reads

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade