Mobilidade Urbana

Neste artigo iremos falar um pouco sobre mobilidade urbana, segundo definições da web mobilidade urbana “é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”.

De acordo com a pesquisa feita pelo IBGE e divulgada no site DATALABE , os moradores das grandes cidades demoram em média duas horas para ir de casa para o trabalho e vice-versa. Mesmo sendo tão necessário, o sistema rodoviário não supre as necessidades das maiorias dos moradores e nem é tão confortável para quem precisa passar duas horas (ou até mais) usando o serviço público.

Na cidade do Estado do Rio de Janeiro foi feito um estudo, sobre as concessionárias que venceram as licitações de transporte da cidade, e em acordo com a prefeitura dividiram a cidade em quatro consórcios que dominam as quatro regiões como demostrado abaixo:

São muitas as empresas que circulam pelo Rio de Janeiro e dominam o território da cidade. E cada uma e comandada por empresários que interligam e dividem o poder de uma empresa para outra. Seja como diretor ou sócio, e desta forma o controle de transporte rodoviário do Rio passa sempre pelas mesmas mãos em maior ou menor grau. Na relação abaixo podemos visualizar a ligação das empresas entre si, através de seus donos e como elas se dividem entre os consórcios da cidade.

Vamos ver o que o repórter Edimilson Avila falou em entrevista exclusiva no link abaixo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.