O uso do VLT após as Olimpíadas
Durante as olimpíadas foi criado pela prefeitura do Rio de janeiro, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), sendo inaugurado no dia 5 de junho de 2016, permitindo então, a interligação da região portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont de uma forma mais rápida e segura. Alguns legados positivos foram deixados após as olimpíadas, um deles foi a inauguração do transporte VLT, que facilitou bastante a vida dos moradores da cidade, mas de que forma esse veículo está sendo visto pela população depois das olimpíadas?
De acordo com algumas pesquisas realizadas sobre o atual uso do VLT, logo após o grande evento que ocorreu na cidade no ano de 2016, as “Olimpíadas”, muitos passageiros ainda fazem menções negativas em relação ao transporte como por exemplo: a demora na espera pelo veículo, a maioria das máquinas de recarregar nas estações apresentam muitos defeitos diariamente e alguns funcionários não recepcionam muito bem os seus passageiros.
Depois de um longo tempo de sua inauguração, comprar e recarregar o bilhetes de passagem continua sendo uma das maiores dificuldades dos passageiros que utilizam o VLT, e ainda por cima, podemos relatar o fato de no caso da máquina de bilhete único não validar o seu cartão, é aplicado uma multa de até R$255,00 aos seus passageiros. A fiscalização é realizada por um funcionário da concessionária, utilizando um aparelho portátil de conferência analisando assim, se a validação foi efetuada. Caso ela não tenha sido efetuada, o guarda municipal solicita o CPF do infrator, fazendo a penalização e entregando o comprovante com a orientação sobre o pagamento da multa.passageiros que utilizam o VLT, e ainda por cima, podemos relatar o fato de no caso da máquina de bilhete único não validar o seu cartão, é aplicado uma multa de até R$255,00 aos seus passageiros. A fiscalização é realizada por um funcionário da concessionária, utilizando um aparelho portátil de conferência analisando assim, se a validação foi efetuada. Caso ela não tenha sido efetuada, o guarda municipal solicita o CPF do infrator, fazendo a penalização e entregando o comprovante com a orientação sobre o pagamento da multa.
A estudante de publicidade e propaganda, Alice Rodrigues afirma: “ um dos pontos positivos no VLT é a acessibilidade, por possuir vários trajetos para passear pela cidade, mas o transporte ainda demora muito para passar e muitas das vezes não possuem bilheterias perto do veículo para recarregar o bilhete único ou rio card.” “Acredito que depois da abertura de mais estações no trajeto do veículo e quando passou a ser pago ficou mais desorganizado.”
Em suma, é possível afirmar sim que a inauguração do VLT, foi um dos legados deixados pelas Olimpíadas de 2016, e que a princípio o projeto deu totalmente certo, mas depois do evento, o transporte começou a apresentar alguns pontos negativos, que a prefeitura poderia avaliar certas reclamações dos passageiros para uma melhoria em seus veículos, porque um projeto que era pra facilitar a vida da sociedade em si pela acessibilidade e rapidez, está entrando em desvantagem e não sendo prioridades para muitos planejarem algum trajeto com o VLT.