10 FILMES E SÉRIES PROTAGONIZADOS POR MULHERES PARA ASSISTIR DURANTE A QUARENTENA

Adailson Paiva
Moderna Parahyba
Published in
5 min readMay 20, 2020
(Foto: Divulgação)

Juntando o útil ao (nada) agradável, aproveitei o ócio da quarentena para apresentar ou relembrar a você alguns filmes e séries com personagens femininas excepcionais. A lista reflete um pouco do meu gosto pessoal e, sinceramente, não sei nem se a maior parte dela passaria no teste de Bechdel, mas tenho apreço por cada uma das mulheres que protagonizam essas obras e gostaria que outras pessoas também as conhecessem ou as revisitassem.

Sem mais delongas. A lista não está organizada em nenhuma ordem específica e nela vocês encontrarão minha humilde descrição das indicações, acompanhada dos meios oficiais de encontrá-las (INCENTIVE A PRODUÇÃO NACIONAL) em serviços de streaming na internet.

EU, TONYA

O filme nos mostra a vida de Tonya Harding, uma patinadora artística olímpica conhecida por realizar com maestria o salto triplo axel e por, junto com o marido, estar envolvida no ataque a uma rival de competição. Essa história nos é contada de maneira muito bem-humorada, focando na trágica e cômica relação de Tonya com sua mãe e seu marido. Os destaques vão para Margot Robbie, no papel da protagonista; Sebastian Stan, como Jeff Gillooly, o marido de Tonya; e Allison Janney na sua brilhante atuação como LaVona Golden, a mãe de Harding. Disponível no Telecine Play.

BARBARELLA

Lançada no fim dos anos 60, sendo um dos filmes que consagrou Jane Fonda na indústria cinematográfica, a obra narra as aventuras de Barbarella, uma patrulheira espacial enviada a um planeta remoto para capturar um criminoso que ameaça a duradoura paz que reina na galáxia. Barbarella é tido por alguns como apenas uma desculpa para mostrar o corpo nu de Fonda em tela, mas acaba discutindo de maneira muito perspicaz a descoberta do próprio corpo e da sexualidade pela protagonista. Disponível no Amazon Prime Video.

(Foto: Divulgação)

AS BOAS MANEIRAS

De produção franco-brasileira, essa fábula moderna conta como a vida de Clara (Isabél Zuaa) muda após começar a trabalhar para Ana (Marjorie Estiano), uma mulher de classe média-alta que começa a desenvolver hábitos noturnos estranhos durante a gravidez. Vale destacar a qualidade da computação gráfica auxiliando no clima de terror, que não é tão comum em filmes brasileiros, e também o teor quase teatral do roteiro, que traz uma história nada usual com total naturalidade. Disponível no Telecine Play.

SUSPIRIA

Fazendo em 1977 o que hoje chamariam de pós-horror, Suspiria apresenta a história da bailarina americana Suzy Bannion após chegar na Alemanha para estudar em uma renomada academia de balé, que esconde mais coisas do que ela imaginava. O terror recentemente ganhou uma nova versão com grandes nomes como Dakota Johnson e Tilda Swinton, os dois filmes estão disponíveis no Amazon Prime Video.

AQUARIUS

Protagonizado pela ilustríssima Sônia Braga, o segundo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho — codiretor de Bacurau — mostra a luta de Clara, uma crítica de música aposentada que mora em Recife, contra a demolição do Ed. Aquarius, cujo ela é a última moradora, e as consequências disso na vida dela. O filme tem uma trilha sonora impecável, equilibrando a variedade de estilos musicais com artistas como Reginaldo Rossi, Queen, Maria Bethânia e Aviões do Forró. Disponível no Netflix.

(Foto: Divulgação / BBC)

DOCTOR WHO

Apesar de se tratar de uma série onde a personagem principal já mudou de corpo 13 ou mais vezes, Doctor Who só teve sua primeira protagonista mulher recentemente, após Peter Capaldi passar o papel para Jodie Whittaker, que entrega uma versão carismática e positiva mas, ao mesmo tempo, misteriosa e caótica da personagem. A série mostra as aventuras de um alienígena que viaja pelo tempo e espaço salvando vários planetas universo afora, sempre em companhia de um ou alguns amigos humanos. Todas as temporadas da série estão disponíveis no Globoplay.

WESTWORLD

Com um enredo digno das melhores temporadas de Lost, a grande produção da HBO traz um futuro onde a parcela privilegiada da sociedade paga para se “divertir” em parques ultrarrealistas onde se pode até mesmo matar robôs idênticos a humanos sem o menor problema. Westworld mostra o que acontece quando estas máquinas começam a desenvolver consciência e as consequências disso para a raça humana. Thandie Newton e Evan Rachel Wood se destacam brilhantemente mesmo em meio a atores já consagrados como Ed Harris e Anthony Hopkins, entregando duas das personagens mais fascinantes da televisão na atualidade. Todas as temporadas da série estão disponíveis no HBO GO.

DERRY GIRLS

Situada na pequena cidade que compõe o nome da série, Derry Girls mostra a vida de cinco jovens que vivem na Irlanda do Norte dos anos 90. A produção tem um humor bastante equilibrado entre o leve e o ácido muito característico das sitcoms britânicas, com todos os protagonistas muito à vontade em seus papéis, destacando-se Saoirse-Monica Jackson e Jamie-Lee O’Donell com algumas das cenas mais engraçadas. Todas as temporadas da série estão disponíveis no Netflix.

(Foto: Divulgação / Amazon)

FLEABAG

Produto da genialidade de Phoebe Waller-Bridge, Fleabag é uma das melhores séries já produzidas pela BBC. Enquanto a protagonista obcecada por sexo conversa com a câmera, acompanhamos as desventuras de sua vida e suas desastrosas interações familiares e emocionais surpreendentemente bem-humoradas. A série está disponível no Amazon Prime Video.

WATCHMEN

Totalmente receptiva a um novo público mas sem desrespeitar o material original dos quadrinhos, Watchmen se passa num presente alternativo situado após os Estados Unidos vencerem a guerra contra o Vietnã. Na série, vemos a policial Angela Abar investigando um culto supremacista branco chamado Sétima Kavalaria, o qual foi responsável por uma chacina que obrigou toda a polícia de Tulsa, Oklahoma, a trabalhar como vigilantes mascarados. Todo o elenco é muito bem-composto, com grande destaque para Regina King e Jeremy Irons. A série está disponível no HBO GO.

Revisão: Rayssa Oliveira

--

--

Adailson Paiva
Moderna Parahyba

Supostamente jornalista. Gosto de alienígenas em caixas azuis e falo de filmes às vezes.