A luta de Britney Spears por sua liberdade

Carol Sales
Moderna Parahyba
Published in
3 min readJun 25, 2021

Liberdade: independência; direito de fazer escolhas; capacidade de agir por si própria.

Há 13 anos, Britney Spears não tem mais a liberdade para tomar as rédeas da sua vida, desde que seu pai, Jamie Spears, se tornou seu tutor.

A ‘princesinha do pop’ passou por momentos delicados no fim de 2006 e em 2007. Ela enfrentou um turbilhão de coisas como a morte de sua tia, seu divórcio do dançarino Kevin Federline e a luta pela guarda de seus dois filhos. Somando isso a uma pressão enorme por conta da fama e sexualização excessiva, o resultado foi o declínio na saúde mental da artista.

Vale lembrar também que veio a público uma foto dela com o cabelo raspado por si mesma. Além disso, outro incidente marcante foi o ataque a paparazzi com um guarda-chuva. As coisas chegaram a um ponto que seu pai, Jamie Spears, entrou na justiça a fim de ser seu tutor legal. A justificativa usada foi que, segundo Jamie — Britney não tinha condições de administrar a sua vida.

No entanto, essa tutela começou a se estender por muito tempo. ‘Brit’ ficou sem poder para suas escolhas, como sair com pessoas e não ter controle sobre suas finanças e redes sociais. Por isso, os fãs começaram a suspeitar que Jamie Spears estava se aproveitando do dinheiro e da fama de sua filha e a forçando a continuar nos holofotes com uma exposição excessiva, a fim de lucrar o máximo possível.

Uma suspeita disso foi levantada recentemente. O ex-jurado do The X-Factor, Louis Walsh, disse ao jornal The Independent que Britney estava sob forte medicação quando participou do programa em 2012. Ele substituiu o jurado e produtor musical Simon Cowell por um tempo, enquanto Spears era do time fixo. Walsh relatou na época em questão que “eles literalmente tinham que parar o show e levá-la para fora porque ela estava tomando muitos medicamentos e outras coisas”.

“Aqui estava ela, a maior popstar do planeta, e ela estava apenas sentada ali fisicamente, mas ela não estava ali mentalmente. Ela tinha muitos problemas.” — Louis Walsh

Demi Lovato, L.A. Reid, Britney Spears e Louis Walsh: o time de jurados do The X-Factor em 2012. Foto: reprodução.

Nesta última quarta-feira, 23 de junho, sua voz pôde ser ouvida. Em uma audiência judicial, ela fez várias revelações. Uma delas é a do uso forçado de remédios há oito anos. “Eles tiraram os remédios que eu tomava por cinco anos e me colocaram no lítio, que é um remédio bem forte. É como se eu estivesse sempre bêbada”.

Na audiência, também descobrimos que ela não consegue ter direito nem sobre seu próprio corpo. Britney contou que gostaria de se casar e ter um filho, mas é obrigada a usar DIU como método contraceptivo.

Ter liberdade para se expressar é primordial, e isso teve ainda mais força para Spears. Ela conseguiu voltar a ter um certo controle de seu Instagram há um tempo, e citou quão importante a rede social foi e está sendo uma “válvula de escape” nessa tutela em que a própria se referiu como “abusiva”.

“Sinto como se o Instagram tivesse me ajudado a ter uma saída legal para compartilhar minha presença, existência, e a simplesmente sentir como se eu importasse, apesar do que estava passando.”

Foi tirada de Britney a sua liberdade para se manifestar artisticamente, e isso permanece até hoje, mesmo 13 anos depois do início da tutela. No entanto, o movimento para conseguir a liberdade parece estar avançando, mesmo que a passos lentos. Essa audiência foi importante porque pudemos entender a situação pelo ponto de vista de sua protagonista, que se sente deprimida e “chora todos os dias” pela situação em que foi colocada, que a priva de sua liberdade plena como artista e como pessoa. Espera-se que finalmente consiga estar logo free, Britney.

O texto “A luta de Britney Spears por sua liberdade” foi escrito por Carol Sales e faz parte da série de publicações especiais sobre o tema “Direito à Cultura”, vinculado à disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, do curso de Jornalismo da UFPB.

Revisão: Carol Cassoli

--

--

Carol Sales
Moderna Parahyba

Apaixonada por esportes (especialmente automoblismo), mundo miss e música pop e eletrônica. Gosto de coisas totalmente diferentes.