Fest Aruanda anuncia 16° edição com inscrições abertas para longas e curta-metragens

Jaqueline Rodrigues
Moderna Parahyba
Published in
2 min readJun 19, 2021
Fotografia: Free-Photos por Pixabay

O setor audiovisual brasileiro enfrenta alguns percalços para se manter e poder obter investimentos para suas produções. Geralmente somos direcionados para as grandes produções brasileiras, deixando para escanteio a diversidade de produções que são realizadas pelo Brasil, como as regionais que não são tão divulgadas. Além disso, no governo atual a área cultural enfrenta grandes desafios pelo corte de verbas e incentivo para continuar a produzir, além da realidade de muitos artistas não terem uma boa remuneração.

Porém, apesar desse caos que a produção vem vivenciando, ainda é possível respirar e ver que há iniciativas que podem contribuir como meio de divulgação dessas produções que não são vistas nacionalmente. E uma dessas iniciativas é o Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que possui patrocínio do Grupo Energisa, Cagepa e Armazém Paraíba pela Lei de Incentivo Fiscal do Governo Federal, além do apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba e da produtora do evento, Bolandeir@rte&Films.

Nas últimas semanas, o Fest Aruanda anunciou a abertura de inscrições de longas e curtas para sua 16° edição, que terá inscrições gratuitas até o dia 20 de agosto. As inscrições podem ser realizadas de forma online no site oficial do festival (https://www.festaruanda.com.br/inscricao ).

As categorias a serem apresentadas são: Longas nacionais, Curtas nacionais e Sob o céu nordestino — curtas paraibanos e da região. Segundo informações do portal do Fest Aruanda, ainda há outras categorias para inscrição, sendo elas: TV Universitária nacional, nas categorias: documentário, programa de TV, interprograma e reportagem. Além disso, há também para Videoclipe, TCC (formato audiovisual) e Peça publicitária (restrita às produções paraibanas)

Segundo Amilton Pinheiro, curador e diretor artístico do festival, para o portal do evento a expectativa é superar o recorde de inscrições da edição passada, que bateu 666 inscritos, além de relatar sobre a diversidade recebida nos últimos anos, sempre destacando a qualidade e criatividade dos responsáveis pelas produções. O evento está para ser realizado no dia 09 a 15 de dezembro situado no Manaíra Shopping, em João Pessoa, na rede Cinépolis.

Vale ressaltar que oportunidades como essa para inscrever-se em um festival de tamanha qualidade, é reforçar a qualidade dos nossos produtos nacionais e nordestinos que devem ser vistos e conhecidos à toda população.

--

--

Jaqueline Rodrigues
Moderna Parahyba

Em constante evolução, amante de histórias e estudante de jornalismo.